UNHAS QUEBRADIÇAS, O QUE FAZER?

Data: 21/06/2021

Hoje em dia o fazer as unhas é uma maneira de embelezar seu corpo e são cercadas de trabalho, pois com as variadas opções, as unhas exigem tempo, cuidado e investimento. Mas, quando as unhas estão fracas, quebradiças e "moles" são um alerta para a saúde das unhas. Se este conteúdo te interessa, continue lendo e saiba tudo o que você pode fazer para melhorar a saúde de suas unhas!

Nos últimos tempos as unhas ganharam notoriedade entre as mulheres. O hábito de embelezar as unhas é um procedimento cada vez mais comum entre as mulheres de todo o mundo.


Agora as unhas pintadas estão em todos os lugares, não precisando aguardar uma ocasião social e contempla qualquer faixa etária e condição financeira. O fazer as unhas é uma maneira de embelezar seu corpo e são cercadas de trabalho, pois com as variadas opções, as unhas exigem tempo, cuidado e investimento.


Mas, quando as unhas estão fracas, quebradiças e "moles" são um alerta para a saúde das unhas. Muitas mulheres enfrentam em alguma fase da vida este tipo de problema e ficam preocupadas, recorrendo a alternativas como alongamentos (unhas compridas, postiças, de gel, porcelana, acrigel, vidro).


As mulheres estão cada vez mais ousadas e mostram toda sua extravagância através das unhas pintadas, decoradas e compridas. Mas, é fundamental procurar uma avaliação de um especialista.




Você sabe o que é síndrome da unha quebradiça?


A síndrome da unha quebradiça é um distúrbio que atinge 20% da população, sendo mais prevalente entre as mulheres. É caracterizada pela fragilidade da placa ungueal, aspereza da superfície, esfarrapamento e fraqueza, deixando as unhas macias, secas e facilmente quebráveis.




Você sabia também que, cerca de 60% das unhas fracas e com descamação, se deve muito ao hábito de se estar sempre com as unhas pintadas, sem fazer descanso, para a unha respirar?


Ter as unhas mostrando fragilidades não é normal, é podem indicar que existem fatores internos ou externos que estão comprometendo a estrutura das unhas. Pode ser falta de vitaminas e o uso de produtos que agridem a saúde da unha, como detergentes, acetonas e esmaltes de má qualidade, os principais responsáveis.


Assim como, a falta de hidratação, sensibilidade da unha e deficiência de alguns nutrientes são fatores que deixam as unhas fracas e quebradiças.


Se este conteúdo te interessa, continue lendo e saiba tudo o que você pode fazer para melhorar a saúde de suas unhas.

Deixe sua dúvida ou comentário, e teremos o prazer em responder.





POR QUE AS UNHAS FICAM FRACAS?



Você já parou para pensar que o problema com unhas quebradiças, fracas e moles podem ser causados por diversos fatores?

As unhas podem ficar fracas e quebradiças devido a fatores exógenas (externa) e endógena (interna).


Os fatores endógenos podem estar relacionados à má alimentação, anemia, problemas com absorção de vitaminas, ocasionando a queda na quantidade de proteínas sanguíneas [hipoproteinemia] e fatores circulatórios.


Os fatores exógenos podem estar relacionados ao frio, lavagens repetidas das mãos e contato com produtos químicos como aqueles utilizados na limpeza doméstica.




O QUE FAZER PARA CUIDAR DAS UNHAS?


➔  Passe creme hidratante para mãos e unhas: favorece a hidratação e auxilia no tratamento das unhas fracas e quebradiças.

➔ Use óleos e bases fortalecedores de unhas: são substâncias que contém vitamina B5, cálcio e minerais em suas formulações. Ajudam a proteger, fortificar as unhas, nutrir a região, e, podem ser usados diariamente sobre as unhas limpas e sem esmalte

➔   Utilize removedor de esmalte sem acetona: a acetona é um produto químico agressivo para a unha que já está fragilizada.

➔   Utilize luvas para proteger mãos e unhas: para realizar tarefas domésticas no dia a dia, utilize luvas para evitar o contato direto com os produtos químicos utilizados.

➔   Alimentação saudável: alimentos ricos em vitaminas A, B5 cálcio, ferro e proteínas essenciais (leite, ovos, couve, espinafre, brócolis, gérmen de trigo, fígado, abacate, batata-doce, gelatina, entre outros), a fim fortalecer o organismo e, proporcionar maior resistência para as unhas.

➔   Uso de suplementos vitamínicos: suplementos para compensar a carência nutricional






QUAIS OS SUPLEMENTOS VITAMÍNICOS PARA UNHAS?


Para saber qual o suplemento vitamínico ideal para sua unha, você deve buscar uma avaliação com um profissional habilitado para ele fazer um levantamento detalhado dos hábitos alimentares e orientar a inclusão de fontes naturais de vitaminas e minerais e suplementos quando a demanda atingir os níveis adequados rapidamente.


Um grupo com risco aumentado para carências vitamínicas são os vegetarianos e veganos, principalmente para o consumo alimentar dos nutrientes de forma suficiente (Ferro, zinco, vitamina B12, aminoácidos essenciais, vitamina A e outros nutrientes). 


A suplementação de vitaminas do complexo B (Biotina ou vitamina B7 ou H) oferece melhora das condições das unhas, indicado para o tratamento e fortalecimento geral das unhas até à síndrome das unhas frágeis.


A biotina é um estimulante da queratinização, o que justificaria seu uso na reestruturação da saúde e da força das unhas, além de beneficiar também a saúde dos cabelos.


Suplementação de peptídeos de colágeno VERISOL®, onde estudo realizado mostrou melhora clínica considerável no crescimento da unha e uma diminuição na frequência de quebra por 88% dos participantes (HEXSEL, 2017).


Silício combinado a vitamina C atua na matriz extracelular dos tecidos conjuntivos, promovendo a síntese de colágeno endocelular, demonstrando benefícios na qualidade de cabelos e unhas (OLIVEIRA, 2013; BATTISTI, 2014).




ONDE COMPRAR ESSES SUPLEMENTOS PARA UNHAS?


No site da BIOFASE você encontra suplementos vitamínicos que ajudam na saúde de suas unhas, elaborados especialmente para você.


Confira todos os nossos produtos e leve agora mesmo, as soluções que melhor atendem às suas necessidades.

Aproveite também para conhecer outros medicamentos na categoria de Saúde na loja virtual.


Sandra Bonfanti - Farmacêutica