O intestino preso, ou prisão de ventre caracteriza-se pela dificuldade persistente para evacuar. Frequentemente, as causas mais comuns para esse mal são a dieta pobre em fibras, consumo excessivo de proteína animal, sedentarismo e pouca ingestão de líquidos.
A evacuação considerada normal ocorre em uma frequência de 3 a 12 vezes por semana, sendo considerado um caso de intestino preso quando estas ocorrem duas vezes ou menos em 7 dias.
A obstipação intestinal ou prisão de ventre é mais comum em mulheres, especialmente durante a gravidez, nas crianças e nos idosos.
Os sintomas do intestino preso podem variar entre indivíduos, e normalmente são:
Consulte um médico especialista para a realização de alguns exames clínicos. Os exames são muito importantes para um diagnóstico assertivo.
Normalmente a prisão de ventre é um dos sintomas de alguma doença e não a doença em si, por isso o tratamento pode ter como objetivo eliminar a causa raiz da prisão de ventre. Assim você pode se beneficiar com mudanças na alimentação e rotina, mas, no entanto, tomar um remédio intestinal pode ser necessário.
Alguns medicamentos podem trazer prejuízo aos intestinos se usados incorretamente e de forma indiscriminada, por isso, é importante salientar que a medicação deve ser prescrita por um médico,