Silimarina (Cardo mariano): propriedades, para que serve e contraindicações

Data: 10/05/2021 |

O cardo mariano ou silimarina, com o nome científico de Silybum marianum é comumente chamado de cardo borriquero ou cardo leiteiro em alguns países, é uma planta repleta de propriedades benéficas para o corpo. Confira aqui todos os benefícios deste produto!

Silimarina (Cardo mariano): propriedades, para que serve e contraindicações

Se você já observou cardo mariano, ficará surpreso ao descobrir que é uma espécie cheia de propriedades, pois sua aparência selvagem faz com que poucos realmente apreciem seus benefícios. Porém, essas plantas de cores vivas podem ser grandes aliadas para a nossa saúde, por isso vale a pena conhecer melhor suas qualidades. 



Como é a Silimarina?

Estas são as principais características da silimarina:

  • Esta espécie tem sua origem no Mediterrâneo e na Ásia Menor, embora atualmente seja mais difundida.
  • A planta Silybum marianum é uma planta herbácea anual ou bienal que pode atingir alturas superiores a 3 metros, embora a sua altura habitual na natureza seja de 1,5 metros.
  • Suas folhas, de até 40 cm de comprimento, são brilhantes e cobertas de espinhos nas margens, o que lhe confere aquele aspecto rugoso.
  • O caule da planta é forte e grosso, geralmente muito pouco ramificado e culmina em uma flor grande, geralmente de tonalidade rosada e protegida por um grande número de brácteas em forma de espinhos.
  • Sua flor aparece nos meses quentes, com a chegada da primavera e até meados do verão. Além disso, vale ressaltar que é comum encontrar essa planta à margem de estradas rurais ou em campos abertos, podendo mesmo em algumas ocasiões formar uma espécie de barreira natural.





Propriedades do cardo mariano