O cardo mariano ou silimarina, com o nome científico de Silybum marianum é comumente chamado de cardo borriquero ou cardo leiteiro em alguns países, é uma planta repleta de propriedades benéficas para o corpo. Confira aqui todos os benefícios deste produto!
Se você já observou cardo mariano, ficará surpreso ao descobrir que é uma espécie cheia de propriedades, pois sua aparência selvagem faz com que poucos realmente apreciem seus benefícios. Porém, essas plantas de cores vivas podem ser grandes aliadas para a nossa saúde, por isso vale a pena conhecer melhor suas qualidades.
Estas são as principais características da silimarina:
A principal propriedade desta planta que deve ser destacada é a sua ação como agente hepatoprotetor. Em outras palavras, o cardo mariano é ideal para proteger o fígado e ajudar a regenerá-lo.
Essa propriedade decorre principalmente de seu alto teor de silimarina, um flavonoide, o componente mais importante que é extraído de suas sementes, colhidas de seus frutos maduros assim que a planta começa a secar. Além disso, outros princípios ativos dessa planta são: taxifolina, que é outro flavonoide, ácido linoleico, oleico e palmítico, mucilagens, proteínas e tiramina.
Mas existem outras propriedades do cardo mariano que valem a pena mencionar:
Dada a sua longa lista de propriedades, o cardo de leite é usado como um remédio natural no tratamento de uma ampla gama de doenças. A seguir, falaremos com você em mais detalhes sobre os benefícios do cardo leiteiro ou cardo mariano:
É um tratamento eficaz para intoxicações, também é benéfico para aliviar as digestões pesadas e para o peso abdominal.
É útil para o tratamento da hepatite, bem como do fígado gorduroso.
Em casos de cirrose ou outros danos ao fígado decorrentes do consumo de grandes quantidades de álcool, o cardo mariano também pode ajudar a aliviar alguns sintomas e desconfortos.
Ele reduz os sintomas de alergias sazonais se for usado para dar suporte a algum outro anti-histamínico.
A silimarina também é usada em casa para reduzir os níveis de açúcar no sangue.
Devido às suas propriedades anti-inflamatórias e diuréticas, a silimarina também é muito benéfica para o tratamento da inflamação do trato urinário, por isso é uma boa ideia tomá-la antes dos sintomas de cistite ou prostatite.
Esta planta também é capaz de tornar mais suportáveis alguns sintomas da menopausa, falamos, por exemplo, de ondas de calor, enxaquecas intensas, suores noturnos, etc.
Também ajuda a aliviar os distúrbios ou dores menstruais, bem como o desconforto geral que o acompanha.
Em caso de problemas de circulação, o cardo mariano ajuda no entorpecimento das extremidades e pode até ser usado no tratamento de varizes e hemorroidas, pois tem propriedades estimulantes ideais para essas doenças e a capacidade de estimular a circulação venosa.
Se usado topicamente, a planta auxilia no tratamento de queimaduras, ou feridas, devido a suas propriedades adstringentes.
Sandra Bonfanti - Farmacêutica