Queda de cabelo? Não se esqueça deste nome: Minoxidil

Data: 09/05/2021 - Cabelo, Pele e Unhas

Minoxidil não é algo novo, mas existem algumas perguntas sobre este medicamento. Por isso quis esclarecer todas as que me parecem mais frequentes.

O que é?

É um medicamento originalmente usado apenas por via oral para o tratamento da hipertensão, pois sua função é vasodilatadora.

Durante os estudos clínicos com essa droga, observou-se que ela tinha um efeito colateral, que é o aumento dos pelos corporais, o que levou ao seu uso para o crescimento do cabelo na alopecia.

Por volta da década de 80, os laboratórios Upjohn (EUA) começaram a produzir uma solução hidroalcoólica de minoxidil 2%, com indicações para seu uso na alopecia androgenética. Seu nome comercial era Rogaine.

Atualmente, diferentes loções ou fórmulas tópicas são formuladas com concentrações de minoxidil 2% a minoxidil 5%, independente se são para homens ou mulheres. O método de ação é realmente conhecido e eficaz.



Para que serve?

Minoxidil tópico é usado para estimular o crescimento do cabelo e interromper a queda de cabelo. Na verdade, o efeito vasodilatador dos vasos sanguíneos do couro cabeludo que estão no folículo melhora a oxigenação e a resistência do cabelo.

Quando falamos em alopecia, geralmente nos referimos à queda de cabelo prematura, pode ser devido a fatores hereditários, hormonais, deficiências nutricionais ou mesmo períodos de estresse ou excesso de gordura.

Também devido aos andrógenos (os hormônios masculinos são uma das maiores causas responsáveis). A alopecia androgenética é o que o homem sofre, começando pelas entradas na testa e na coroa, e progride progressivamente. É normal perder entre 50 e 80 fios por dia, mas com renovação. Cada fio dura de 2 a 6 anos.


Minoxidil:

  • Estimula o crescimento do cabelo
  • Pára a queda
  • Aumenta o tempo que o cabelo está na fase de crescimento

No entanto, deve-se ter em mente que o minoxidil é eficaz quando o cabelo foi perdido a pouco tempo, especialmente abaixo dos 40 anos de idade. Se os recessos do cabelo forem antigos e importantes, será difícil recuperá-los.



Como se usa?

  • Deve ser aplicado no couro cabeludo seco. Os laboratórios recomendam aplicá-lo duas vezes ao dia, geralmente 1 ml de cada vez.
  • Deve-se utilizar a quantidade indicada pelo laboratório fabricante, não necessariamente aplicando mais quantidade será mais eficaz. Pelo contrário, pode causar irritação no couro cabeludo.
  • Dependendo do produto, podemos encontrá-lo em frasco conta gotas, em roll-on ou em spray.
  • Uma vez aplicada a quantidade indicada, deve-se espalhar com a ponta dos dedos e tentando não ir a áreas onde não queremos que o cabelo cresça.
  • O cabelo não deve ser lavado pelo menos 4 horas após a aplicação.
  • Lave as mãos após a aplicação.
  • Não use secador de cabelo após a aplicação da solução, pois pode perder eficácia.
  • Deve-se levar em consideração que às vezes pode manchar os lençóis ou roupas se não estiverem completamente secos.
  • Se o produto que adquirimos for em espuma, também pode ser aplicado com a ponta dos dedos para massajar o couro cabeludo.



Perguntas frequentes



Criar um hábito?

Na alopecia masculina significativa, o minoxidil deve ser aplicado todos os dias. Nas mulheres ou na alopecia leve ou como preventivo, pode ser colocado em dias alternados.

Ele não cria nenhuma dependência, entretanto, quando você pára de aplicá-lo, ele pára de fazer aquele efeito.


Por quanto tempo

Deve ser aplicado por pelo menos 4 meses, embora o efeito mais importante seja visto após um ano.


Qual a dose

Dependendo da pessoa, as doses podem ser muito variáveis, por isso é melhor seguir as instruções do médico. Mas, em geral, costumam ser prescritos para homens o minoxidil 5%, dependendo da importância do problema, uma ou duas vezes ao dia. Nas mulheres, geralmente são recomendadas doses de 2 a 5%, uma ou duas vezes ao dia.


Se esquecermos de colocá-lo um dia

Tenta-se aplicá-lo o mais rápido possível, entretanto se estiver próximo da hora de aplicar novamente, é melhor deixar, e não em dose dupla.


Todo o cabelo cai quando deixa de ser usado?

Essa é a grande dúvida e muitos homens não querem iniciar o Minoxidil por medo de que os cabelos caiam depois ou que o tratamento não tenha ajudado, porém isso não é verdade.

Se for usado regularmente o efeito é alcançado, se pararmos o tratamento por algumas semanas não é problemático, mas se for deixado por mais meses, o efeito cessará e o ciclo do cabelo continuará com o seu processo, por isso o problema da alopecia irá voltar, desde que não seja uma alopecia específica ou por motivos outros que não os androgenéticos.

É preferível não deixar o tratamento completamente, com isso poderemos parar ou retardar a queda de cabelo, aplicando mesmo uma ou duas vezes por semana.


As outras moléculas que são para queda de cabelo são iguais?

Quando vamos comprar loções para queda de cabelo em que a molécula tem uma nomenclatura semelhante, elas também têm um efeito semelhante, atuam melhorando a vasodilatação e maior irrigação do folículo piloso. Com isso quero dizer moléculas, como o aminexil, embora não sejam classificadas como drogas e, claro, sejam diferentes. Outros produtos simplesmente apresentam nomes semelhantes como um artifício de marketing.


São todos iguais?

As concentrações de Minoxidil em cada produto estão bem definidas nas fórmulas, portanto, se nos referirmos apenas a isso, devemos dizer que são as mesmas, porém a grande diferença está no excipiente que é utilizado.

O mais comum é a solução hidroalcóolica, que é geralmente constituído por água, álcool e propilenoglicol, embora este excipiente seja padronizado e as proporções são sempre as mesmas, se pedir uma fórmula magistral em farmácia pode haver certas variações , por exemplo, que o teor de álcool seja menor.

Outros laboratórios usam um excipiente hidroalcoólico que contém outros nutrientes ou remove o propilenoglicol.

O minoxidil também pode ser encontrado na forma de espuma, que elimina o álcool. Normalmente recomendamos isso quando o couro cabeludo é mais sensível ou o cabelo está mais seco.

Alguns médicos também prescrevem Minoxidil gel ou creme para tratar alopecia específica localizada, embora não seja tão comum e deva ser preparado por uma farmácia de manipulação.


É adequado para quedas ocasionais em mulheres?

A solução de minoxidil não é específica para homens e também pode ser usada por mulheres, mesmo que não sofram de alopecia androgênica.

Pode ser usado com perfeição e apresenta excelentes resultados em alopecias específicas por deficiência nutricional, um período de stress ou convalescença por doença ou mesmo depois da gravidez.

Se não for muito agudo, aconselho aplicar o Minoxidil 2% apenas uma vez ao dia ou em dias alternados, será igualmente eficaz. Por exemplo, se lavar o cabelo a cada dois dias, coloque-o na noite anterior à lavagem. Posteriormente, mantenha a aplicação uma vez por semana, por exemplo.


Minha cabeça coça, é normal?

É bem possível que você note uma certa ardência ou coceira no couro cabeludo ao aplicar o Minoxidil, principalmente se for em loção, já que o próprio álcool vai causar ressecamento e irritar o couro cabeludo.

Às vezes, se você também sofre de dermatite seborreica em que o couro cabeludo já é muito sensível, a própria vasodilatação dessa substância o irritará mais.


Depois de aplicar meu couro cabeludo fica vermelho, é normal?

Sim, é o efeito desse medicamento, ao vasodilatá-lo aumenta o fluxo sanguíneo, a pele do couro cabeludo costuma ser muito fina e se não houver cabelo a vermelhidão causada por esse produto torna-se muito mais visual. É especialmente perceptível na testa, se algo cair ou no couro cabeludo.


No início do tratamento o cabelo cai mais?

Outra das grandes dúvidas sobre o uso ou não do Minoxidil é a eliminação dos cabelos fracos. Isso quer dizer que muitas vezes logo no início do tratamento o cabelo cai mais do que a gente percebia antes de começar a aplicar essa loção, isso não costuma durar mais do que duas semanas.

Não tem que acontecer, mas é normal dependendo da fase em que o cabelo se encontra quando você começa a usar este produto. Não devemos nos preocupar, mas o cabelo pode saltar para trás. Isso ocorre quando os cabelos que estavam em telógena (são mais finas do que eram sobre a queda) são substituídos por aqueles na fase anágena (novos e estão crescendo mais forte). Esse problema geralmente ocorre durante os primeiros três ou quatro meses de tratamento.


Posso usar Minoxidil para minha barba ou sobrancelhas?

Da mesma forma que este medicamento pode ir bem para regenerar áreas menos favorecidas do cabelo, também pode ser eficaz para essas outras áreas , embora devamos levar em consideração o excipiente no qual deve ser usado, visto que o produto é um vasodilatador. Por exemplo, se usarmos na barba ou nas sobrancelhas, a concentração não deve ser superior a 5%, não deve conter álcool. Especialmente nas sobrancelhas, deve estar na forma de um gel ou creme para evitar que escorregue para os olhos.


Podem ser usados ​​outros tratamentos ao mesmo tempo?

Sim, e é recomendado. É sempre aconselhável combiná-lo com um produto de uso oral para prevenir a queda ou nutrir os cabelos. Por exemplo o Pill Food ou Pantobiofase.

Também pode ser combinado com algum outro produto tópico, como fator de crescimento, loções para caspa ou simplesmente para modelar. Para isso devemos levar em consideração que eles não interagem com o álcool por exemplo

Se usarmos uma pasta modeladora, por exemplo, meu conselho é aplicar primeiro a loção de Minoxidil e, depois de seco, pentear o cabelo com a pasta ou o que for necessário.


Se estou grávida ou amamentando, posso usar Minoxidil?

Não, não deve ser usado durante a gravidez ou amamentação.