Queda de cabelo? Não se esqueça deste nome: Minoxidil

Data: 09/05/2021 | Cabelo, Pele e Unhas

Minoxidil não é algo novo, mas existem algumas perguntas sobre este medicamento. Por isso quis esclarecer todas as que me parecem mais frequentes.

Queda de cabelo? Não se esqueça deste nome: Minoxidil

O que é?

É um medicamento originalmente usado apenas por via oral para o tratamento da hipertensão, pois sua função é vasodilatadora.

Durante os estudos clínicos com essa droga, observou-se que ela tinha um efeito colateral, que é o aumento dos pelos corporais, o que levou ao seu uso para o crescimento do cabelo na alopecia.

Por volta da década de 80, os laboratórios Upjohn (EUA) começaram a produzir uma solução hidroalcoólica de minoxidil 2%, com indicações para seu uso na alopecia androgenética. Seu nome comercial era Rogaine.

Atualmente, diferentes loções ou fórmulas tópicas são formuladas com concentrações de minoxidil 2% a minoxidil 5%, independente se são para homens ou mulheres. O método de ação é realmente conhecido e eficaz.




Para que serve?

Minoxidil tópico é usado para estimular o crescimento do cabelo e interromper a queda de cabelo. Na verdade, o efeito vasodilatador dos vasos sanguíneos do couro cabeludo que estão no folículo melhora a oxigenação e a resistência do cabelo.

Quando falamos em alopecia, geralmente nos referimos à queda de cabelo prematura, pode ser devido a fatores hereditários, hormonais, deficiências nutricionais ou mesmo períodos de estresse ou excesso de gordura.

Também devido aos andrógenos (os hormônios masculinos são uma das maiores causas responsáveis). A alopecia androgenética é o que o homem sofre, começando pelas entradas na testa e na coroa, e progride progressivamente. É normal perder entre 50 e 80 fios por dia, mas com renovação. Cada fio dura de 2 a 6 anos.


Minoxidil:

  • Estimula o crescimento do cabelo
  • Pára a queda
  • Aumenta o tempo que o cabelo está na fase de crescimento

No entanto, deve-se ter em mente que o minoxidil é eficaz quando o cabelo foi perdido a pouco tempo, especialmente abaixo dos 40 anos de idade. Se os recessos do cabelo forem antigos e importantes, será difícil recuperá-los.