Os benefícios à saúde dos suplementos de colágeno

Data: 13/05/2021 | Cabelo, Pele e Unhas Articulações Ossos Saúde da Pele Envelhecimento

Os pesquisadores investigaram os efeitos da suplementação de colágeno no envelhecimento da pele, densidade óssea, saúde das articulações e outros fatores. Embora os resultados sejam promissores, mais pesquisas são necessárias.

Os benefícios à saúde dos suplementos de colágeno

Como dito acima, mesmo com resultados promissores, mais pesquisas são necessárias para entender completamente se a suplementação é ou não eficaz.


O colágeno, presente no Colágeno Verisol, é uma proteína estrutural encontrada nos tecidos conjuntivos de todo o corpo, incluindo pele, ossos, tendões e ligamentos. Sua função principal é ajudar os tecidos a resistir ao alongamento. 


Conforme você envelhece, seu corpo produz menos colágeno. Algumas pessoas tentam restaurar o colágeno tomando suplementos de colágeno.




Benefícios para a saúde


Apesar das alegações de que os suplementos de colágeno podem firmar a pele, combater os danos relacionados à idade, melhorar a saúde óssea e fornecer outros benefícios, poucos estudos independentes e rigorosos testaram os efeitos desses suplementos.


Muitos estudos que investigam os benefícios dos suplementos de colágeno são pequenos ou de escopo limitado. Além disso, grande parte da pesquisa é financiada por fornecedores de colágeno - grandes corporações que podem servir para se beneficiar de resultados positivos.




Pele


O colágeno representa 75% do peso seco da pele. Conforme você envelhece, a camada interna da pele perde colágeno e se torna menos flexível e mais vulnerável a danos.


Em um estudo de 2015, os cientistas avaliaram se a suplementação poderia, ou não, melhorar a densidade de colágeno do tecido da pele em um ambiente de laboratório. Seus resultados sugeriram que os suplementos podem melhorar a hidratação da pele e a rede de colágeno dérmico, com o potencial de melhorar as características do envelhecimento da pele.


Outros estudos investigaram a elasticidade da pele, que começa a diminuir por volta dos 20 anos. Em um estudo de 2014 em Farmacologia e Fisiologia da Pele, por exemplo, mulheres com idades entre 35 e 55 anos tomaram um suplemento de colágeno específico ou um placebo uma vez por dia durante oito semanas. No final do estudo, aquelas que tomaram o colágeno melhoraram a elasticidade da pele em comparação com aquelas que tomaram o placebo.


Um estudo de 2018 publicado na Nutrition Research investigou o papel de uma marca específica de suplemento de colágeno oral que também continha outros ingredientes (sulfato de condroitina, glucosamina, L-carnitina, vitaminas e minerais). Os pesquisadores descobriram que o suplemento aumentou a elasticidade e a hidratação da pele.


Por último, uma revisão de 2019 de estudos que investigaram suplementos de colágeno oral avaliou seus efeitos na cicatrização de feridas e no envelhecimento da pele. Os autores do estudo concluíram que os suplementos são geralmente seguros e podem aumentar a elasticidade, hidratação e densidade da pele. Eles acrescentaram, no entanto, que mais estudos são necessários para determinar a dosagem adequada e investigar as aplicações médicas.




Saúde óssea


Não está claro se a suplementação de colágeno pode melhorar a saúde óssea.


Em um estudo de 2010 publicado na revista Maturitas, os pesquisadores descobriram que os suplementos de colágeno não melhoraram a saúde óssea em mulheres na pós-menopausa. 


Para o estudo, 71 mulheres com osteopenia foram designadas para tomar suplementos de colágeno hidrolisado ou um placebo todos os dias durante 24 semanas. Os resultados revelaram que os suplementos de colágeno não produziram nenhum efeito no metabolismo ósseo.


Mas um estudo de 2018 publicado na Nutrients concluiu que a ingestão de uma marca específica de peptídeo de colágeno aumentou a densidade mineral óssea em mulheres na pós-menopausa. Além disso, a suplementação foi associada a uma mudança favorável nos marcadores ósseos, indicando aumento da formação óssea e redução da degradação óssea.




Composição do corpo


Algumas pessoas podem tomar colágeno para preservar a massa muscular ou diminuir a massa gorda. Os estudos sobre isso são limitados e forneceram resultados mistos.


Um estudo de 2019 publicado na revista Nutrients investigou se a suplementação de colágeno combinada com treinamento de resistência pode afetar a composição corporal em homens ativos. Cinquenta e sete homens participaram de um programa de 12 semanas que combinou o treinamento de resistência com o consumo de um suplemento de colágeno ou o consumo de um placebo. 


Os pesquisadores descobriram que ambos os grupos aumentaram os músculos na mesma medida. No entanto, aqueles que tomaram um suplemento de colágeno mostraram um ligeiro aumento na massa livre de gordura, provavelmente relacionado a melhorias no tecido conjuntivo.


Outro pequeno ensaio comparou suplementos de proteína de colágeno hidrolisado a suplementos de proteína de soro de leite em mulheres mais velhas. O estudo de 2009 publicado no Journal of the American Dietetic Association descobriu que tomar suplementos de colágeno hidrolisado pode ajudar a preservar a massa corporal magra.