DICAS PARA CUIDAR DOS CABELOS

Data: 02/10/2021

Você adora uma dica de cuidados com o cabelo? Fica de olho nos últimos lançamentos de produtos capilares, máscaras, óleos reparadores, para deixar seus cabelos brilhosos e sedosos? Então, continue lendo até o final.

Como é a sua rotina de cuidados com o cabelo? Você quase não tem tempo para cuidar? É muito importante seguir algumas regras para manter o cabelo saudável. Você sabia que é fundamental para a saúde de seus cabelos saber como lavar os fios e até quantas vezes lavar? Como fazer hidratação capilar e como secar o cabelo? 


Muitas mulheres acreditam que sabem ou pensam saber cuidar adequadamente do cabelo. Mas, não entendem porque, muitas vezes, os fios ficam descontrolados ou arrepiados. O problema pode acontecer no processo de lavagem, hidratação e condicionamento dos fios. 


E, o problema não para por aí: você tem problemas como caspa, dermatite seborreica ou queda de cabelo? Antes de começar qualquer tratamento é fundamental buscar orientação de um profissional da área ou um dermatologista. 





COMO CUIDAR DOS CABELOS EM CASA? 


Lavagem dos cabelos 


➔ Na hora da lavagem dos cabelos, use um shampoo específico para o seu tipo de cabelo. O shampoo é colocado somente no couro cabeludo, onde será massageado. Evite esfregá-lo no comprimento, pois esta prática tende a causar quebras e enfraquecimento.

➔ O condicionador servirá para fechar as cutículas e dar hidratação. Passe ao longo dos cabelos, deixando uma distância de 4 dedos da raiz.

➔ Sempre remova todo o xampu e condicionador do cabelo ao terminar de lavá-lo e hidratá-lo.

➔ Evite lavar os cabelos todos os dias.

➔ Lave os cabelos com água na temperatura morna ou fria (nunca quente), pois ajuda a fechar as cutículas e evitar aquele aspecto horrível de cabelo descamado e arrepiado. 


Hidratação dos cabelos 


➔ Fazer hidratações a cada 15 dias para a saúde e o brilho dos fios, com os produtos adequados para seu tipo de cabelo. Pode optar por uma máscara caseira para hidratar os cabelos.

➔ Aplique a máscara apenas no comprimento do cabelo, massageie e espere 15 minutos. Retire totalmente o produto do cabelo e estará pronto para secar.

➔ Ao secar com a toalha, escolha uma de tecido macio. Além disso, assim como na lavagem, não esfregue o cabelo.


Penteie delicadamente 


➔ Tenha cuidado ao escovar ou pentear seus cabelos. Na hora de desembaraçar use um pente com cerdas largas e nunca uma escova. 


Secagem dos cabelos 


➔ Antes de secar o cabelo, aplique um produto termoativo para proteger seus fios dos danos causados pelo calor do secador e da chapinha. Evite secar o cabelo com o secador muito próximo à raiz, deixe-o sempre a 15cm de sua cabeça. 


Evitar o frizz 


➔ Para evitar o frizz, recomenda-se utilizar um desfrisante após a secagem. Desta forma, os fios arrepiados ficam controlados e o cabelo fica com uma aparência melhor.


Alimentação saudável 


➔ A alimentação influencia diretamente na saúde dos cabelos, por isso, consuma alimentos ricos em ferro, cobre, zinco, minerais, vitamina B12, biotina, proteínas e iodo. 


Beba água 


➔ A água é responsável pela hidratação de todo o corpo e também dos cabelos. Assim, seu cabelo adquire hidratação natural que vem do seu organismo ficando mais macios e brilhosos.


Corte o cabelo regularmente 


➔ É importante dar uma cortada nas pontas de vez em quando. Isso traz mais vitalidade e afasta pontas duplas, deixando a aparência mais saudável. 


Utilize produtos de qualidade 


➔ Além de bons nutrientes, é recomendado que você utilize cosméticos de qualidade. Eles devem ser escolhidos de acordo com o seu tipo de cabelo.


O que pode favorecer o aparecimento da dermatite seborreica no couro cabeludo (caspa)? 


A caspa é desenvolvida em quem tem propensão genética e pode surgir por diversos fatores. Entre eles estão a quantidade de fungos presentes no couro cabeludo, o estresse e hábitos que tornam os fios oleosos, como banhos muito quentes. 


Escovas alisadoras, são grandes causadores da caspa, pois aumentam a temperatura do couro cabeludo e provocam o aumento da oleosidade da região. Nos homens, o uso de bonés e chapéus, podem reter umidade e propiciar a exacerbação da descamação.


Como tratar a dermatite seborreica do couro cabeludo (caspa)? 


Lave os cabelos no mínimo três vezes por semana, de preferência com água fria ou morna. Você pode alternar o seu shampoo comum com um shampoo anticaspa, de acordo com a sua necessidade. 





ONDE COMPRAR PRODUTOS PARA OS CABELOS? 


Na BIOFASE você encontra vários produtos para manter a saúde de seus cabelos e também Shampoo Cetoconazol, indicado para o combate à caspa, dermatite seborreica (seborreia, oleosidade), pitiríase versicolor (pano branco). Sua fórmula respeita o couro cabeludo, sendo adequada tanto para os cabelos longos como para os curtos, de homens e mulheres


Sandra Bonfanti

Farmacêutica