COMO ESTÁ SUA ANSIEDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID- 19?

Data: 05/07/2020 | Ansiedade Antidepressivos

Toda a situação vivenciada nos últimos meses com mudanças nas rotinas, isolamento social e a invisibilidade de um novo vírus vem contribuindo negativamente a saúde emocional gerando quadros de ansiedade, depressão, medo, crise de pânico em outros transtornos.

COMO ESTÁ SUA ANSIEDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID- 19?

A disseminação da Covid-19 associada às notícias divulgadas nos meios de comunicação, especulações em torno da letalidade da doença, tem gerado ansiedade e medo em muita gente, considerando que mesmo antes da pandemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) num relatório publicado em março de 2019, sinaliza que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros, ou seja, 9,3% da população.



A ANSIEDADE de acordo com o DSM-5 (Manual de Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais) incluem transtornos que compartilham características de medo e ansiedade excessivos e perturbações comportamentais relacionados. Medo é a resposta emocional a ameaça iminente real ou percebida, enquanto ansiedade é a antecipação de ameaça futura.

Este turbilhão de sentimentos e pensamentos que nos invadem, geram condições físicas, emocionais, comportamentais, cognitivas, resultando em medo, estresse e ansiedade.

Vale mencionar que os sinais de ansiedade podem se manifestar psicologicamente e fisicamente atrapalhando a dinâmica diária. Isto é, a resposta de ansiedade é imediata, pois ao processar situações potencialmente ameaçadoras, atribuímos um significado de perigo ou ameaça.




OS SINAIS COMUNS DE ANSIEDADE SÃO:


FÍSICOS: falta de ar (na ausência de um resfriado ou outro problema respiratório); dor de cabeça; dores musculares; aumento dos batimentos cardíacos; alterações drásticas do apetite e do sono (falta ou excesso), entre outros.

SINAIS EMOCIONAIS: emoções excessivas e persistentes de tristeza, raiva, culpa, medo ou preocupação; humor deprimido; desânimo; irritação ou sentir que está com “os nervos à flor da pele”, etc.

SINAIS COMPORTAMENTAIS: discussões e perda de paciência com as pessoas; evitar expressar e compartilhar sentimentos; aumento ou abuso de substâncias (remédios, álcool, cigarro e drogas); agitação; violência.

SINAIS COGNITIVOS: dificuldade de lembrar informações e ter “brancos” de memória; dificuldade de concentração nas tarefas; dificuldade de tomar decisões; confusão; pensamentos repetitivos e intrusivos (que “invadem a mente”) sobre temas desagradáveis.



COMO CONTROLAR A ANSIEDADE?


A ansiedade pode ser controlada compreendendo os gatilhos que a desencadeiam e evitar exposição, para que comportamentos e sintomas possam ser tratados, como alteração do sono, tensão muscular, preocupação em excesso, mudanças de humor, irritabilidade, inquietação, sintomas físicos, problemas digestivos, enxaqueca, nervosismo, compulsão alimentar, entre outros.



ALGUMAS ESTRATÉGIAS PARA CONTROLAR A ANSIEDADE PODEM MELHORAR OS SINTOMAS, COMO:


  •  Filtre as suas redes sociais, evite o excesso de informação sobre o coronavírus;
  • Sessões de Psicoterapia à distância;
  •  Prática de atividade física em casa;
  •  Meditação;
  •  Alimentação saudável;
  •  Manipulados de diferentes compostos e de origem natural para estresse e ansiedade.


Na Biofase, você encontra manipulado para estresse e ansiedade!


Saffrin®88,25mg - indicações e benefícios: ativo de origem natural, extraído do estigma da flor de Crocus sativus L., diminui a ansiedade e os sintomas do estresse; age no gerenciamento do peso reduzindo a compulsão alimentar; Controla a saciedade pela inibição da recaptação de Serotonina; Diminui a vontade de ingerir doces; Ações secundárias: Efeito cardioprotetor pela ação antioxidante; Melhora os sintomas da TPM Ação antioxidante por conter crocina, um carotenoide.

Modo de usar: Tomar 02 cápsulas ao dia, 15 minutos antes do almoço e do jantar.


5-HTP (Hidroxitriptofano) é o precursor da serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar. É um produto com ação antidepressiva, ansiolítica, supressora do apetite e auxiliar no sono. Esse produto reduz a compulsão alimentar relacionada a ansiedade e reduz a vontade de comer doces e gorduras.

Modo de usar 5-HTP: Tomar 1 cápsula 2x ao dia, sendo 1 pela manhã e 1 cápsula à noite.


Valeriana 50mg + Passiflora 300mg: atuam como agente calmante nas situações estressantes ocorridas durante o dia a dia, sendo utilizadas para o tratamento de distúrbios da ansiedade, para tratamento da insônia e de outras doenças que pioram com o estresse.

Modo de usar: Tomar 1 cápsula, 2X ao dia. Sendo 01 cápsula de manhã e 01 cápsula à noite.


Serenzo™ 250mg + Saffrin 88mg: Auxilia na diminuição dos fatores negativos induzidos pelo estresse; reduz fatores inflamatórios gerados pelo estresse; auxilia na diminuição da resposta à dor; ajuda a reduzir desordens gástricas; ajuda a melhorar o sono, dores musculares, ansiedade, irritabilidade e mudanças de humor.

Modo de usar: Tomar 01 cápsula ao dia.

 

Confira aqui na loja virtual todos os produtos para Ansiedade e Estresse


Sandra Bonfanti

Farmacêutica