COMO AUMENTAR A IMUNIDADE?

Data: 21/06/2021

Como está sua imunidade? Você sabe como aumentar a imunidade do seu organismo? Por que uma boa imunidade oferece defesa e resistência para sua saúde no combate a doenças? Você sabia que a imunidade tem relação com a nutrição?

O sistema imunológico é o sistema de defesa do corpo humano, formado por uma complexa rede de células e moléculas espalhadas por todo o organismo, que funciona como uma barreira contra a ação de diferentes microorganismos (bactérias, fungos ou vírus).

Você sabia que nosso sistema imunológico atua através da imunidade inata ou imunidade adaptativa para eliminação do agente estranho?





Imunidade Inata


A resposta imune inata constitui a primeira linha de defesa contra infecções, que ocorre de forma rápida contra um número grande, mas limitado de estímulos através de barreiras físicas, químicas e biológicas, células especializadas e moléculas solúveis.





Imunidade Adaptativa


A resposta imune adaptativa ocorre via ativação de células especializadas, os linfócitos e de moléculas solúveis produzidas por eles, os anticorpos.

Este sistema é capaz de reconhecer e responder aos estímulos estranhos que o organismo recebe, provocando a destruição dessas estruturas. É assim que o corpo se mantém livre de infecções e outras doenças.

Diversos fatores, podem afetar o sistema imunológico impedindo de desempenhar a sua função e desencadeando alguns problemas de saúde como: a idade, os fatores genéticos, metabólicos, ambientais, anatômicos, fisiológicos, nutricionais e microbiológicos. A resposta imune é multifatorial e, também está relacionada com: estilo de vida, qualidade do sono e prática de atividades físicas.

 

Estudos mostram que um estilo de vida saudável, com a prática regular de atividade física e alimentação saudável, contribui para uma boa aptidão física do indivíduo e melhora marcadores imunológicos desta pessoa, evitando a degradação do sistema imune e o aparecimento de doenças.

A imunidade tem relação direta com a nutrição, pois a ingestão adequada de nutrientes diminui o estresse oxidativo e a ocorrência de processos infecciosos, evitando a perda de elementos imunitários pelo organismo.

Os nutrientes que têm papéis vitais no sistema imunológico e na manutenção da imunocompetência, independentes do estágio da vida, incluem: vitaminas A, C, D, E, B2, B6 e B12, e minerais, ácido fólico, betacaroteno, ferro, selênio e zinco.

Dessa forma, a imunocompetência depende do estado nutricional do indivíduo.

Os alimentos “in natura” possuem nutrientes e fitoquímicos com propriedades protetoras, antioxidantes e anti-inflamatórias, melhorando assim a nossa imunidade e podem ajudar na reposição do consumo diário.





Dentre estes nutrientes, vale destacar a:


Vitamina A e os carotenoides: presentes no fígado, ovos, vegetais folhosos verde escuros e hortaliças e frutas amarelo-alaranjadas (manga, mamão, goiaba vermelha, abóbora, cenoura, batata doce, espinafre e couve);


Vitamina C: presente na laranja, acerola, goiaba, caju, e em outras frutas cítricas e vegetais crus;


Zinco: presente em mariscos, ostras, carnes vermelhas, fígado, miúdos e ovos; Selênio, que tem na castanha do Brasil, em peixes (sardinha, salmão), fígado de boi, farelo de arroz, farinha de trigo integral;


Laticínios probióticos: leites fermentados, iogurtes, bebidas lácteas e os queijos.


 




VOCÊ SABE SE SUA IMUNIDADE ESTÁ BAIXA? CONFIRA ALGUNS SINTOMAS:


●     Cansaço físico excessivo e mental;

●     Doenças simples que ficam graves, como gripes que duram semanas;

●     Candidíase;

●     Febre e calafrios frequentes;

●     Náuseas, vômitos ou diarreia;

●     Herpes na região genital;

●     Estresse;

●     Unhas fracas;

●     Queda de cabelo;

●     Perda de peso ou ganho de peso;

●     Herpes labial, estomatite e amigdalite;

●     Deficiência de vitaminas;

●     Má qualidade da pele e predisposição a ferimentos, etc.

●     Infecções respiratórias persistentes e constantes;





 COMO PODEMOS FORTALECER NOSSO SISTEMA IMUNIDADE?


É importante procurar um profissional habilitado para saber qual o tratamento mais adequado para você. Mas, adotar medidas preventivas pode ajudar a fortalecer sua imunidade, são elas:

➔   Uma alimentação rica em micronutrientes (minerais e vitaminas)

➔   Atividade física regular

➔   Qualidade do sono

➔   Hidratação

➔   Qualidade de vida e lazer






QUAIS OS SUPLEMENTOS PARA FORTALECER A IMUNIDADE?



Existem suplementos vitamínicos concentrados em uma ou algumas vitaminas que auxiliam no fortalecimento da sua imunidade. O consumo diário ajuda a aumentar e garantir um sistema imunológico com funcionamento perfeito.

Suplementos para fortalecer sua imunidade devem conter em sua formulação: vitaminas, minerais, aminoácidos e ativos com benefícios para o fortalecimento do sistema imune.

Dentre estes temos: vitamina A, C, D e E, selênio, zinco, arginina, lisina e metionina são ótimas opções.


VITAMINA A

Essa vitamina desempenha ação antioxidante, combatendo os radicais livres – substâncias que, em excesso, causam o envelhecimento das células e trazem prejuízos ao organismo.

VITAMINA C

Esse nutriente é um potente antioxidante e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

VITAMINA D

Têm um papel importante devido sua relação com o cálcio, interferindo diretamente no metabolismo ósseo e, é capaz de oferecer resultados positivos para imunidade e infecções de vias respiratórias.

VITAMINA E

Devido a sua ação antioxidante, ajuda a combater a formação dos radicais livres e tem grande importância para o sistema imunológico.

SELÊNIO

Esse mineral auxilia na proteção contra doenças cardíacas e circulatórias, além da ação anti-inflamatória.

ZINCO

O zinco é conhecido por desempenhar um papel importante no sistema imunológico. 

ARGININA

A arginina é um aminoácido produzido pela hidrólise ou digestão de proteínas. O fornecimento adequado de arginina é necessário para o desenvolvimento de linfócitos – células do sistema imunológico – e os anticorpos também necessitam dela para se proliferarem.

LISINA

A lisina quando combinada com vitamina C, ajuda a aumentar a imunidade em processos virais da gripe.

METIONINA

Esse aminoácido essencial pode regular os processos metabólicos, o sistema imunológico inato e o funcionamento digestivo.






ONDE COMPRAR ESSES SUPLEMENTOS?


Acesse o site da BIOFASE e conheça os produtos - vitaminas, minerais, aminoácidos e ativos que ajudam a fortalecer sua imunidade, promovendo defesa a seu organismo e evitando doenças.  


Sandra Bonfanti

Farmacêutica