COENZIMA Q10: O QUE É, PARA QUEM É INDICADO E ONDE COMPRAR?

Data: 21/01/2021 | Imunidade Saúde Cardiovascular Antioxidantes

Na época atual, fala-se muito em antioxidantes e na sua importância. Muitas pessoas vêm incluindo antioxidantes na dieta através de uma alimentação saudável buscando longevidade, qualidade de vida e saúde.

Na época atual, fala-se muito em antioxidantes e na sua importância. Muitas pessoas vêm incluindo antioxidantes na dieta através de uma alimentação saudável buscando longevidade, qualidade de vida e saúde.


O que são Antioxidantes? Antioxidantes, são substâncias presentes no organismo que, mesmo em pequenas concentrações, têm a responsabilidade de inativar a formação dos radicais livres, diminuir seus efeitos e reparar o dano celular por eles provocado.


Para diminuir as agressões provocadas pelos radicais livres, o organismo vale-se de defesas antioxidantes endógenas. Porém, em alguns casos demanda a utilização de antioxidantes exógenos, ou seja, provenientes da dieta alimentar e de suplementos alimentares.


Aqui neste artigo, vamos apresentar uma alternativa de suplementação utilizada, chamado de Coenzima Q10 (CoQ10). 


A Coenzima Q10 é encontrada em todas as células e membranas do corpo humano e é essencial para a vida, mas pode acontecer redução dos níveis plasmáticos e teciduais de CoQ10 relacionada a aumento do stress oxidativo, associado ao envelhecimento e diversas patologias relacionadas a idade. E, por isso, a suplementação de Coenzima Q10 é uma alternativa procurada pelas pessoas.


O que é a Coenzima Q10?

A Coenzima Q10, conhecida como CoQ10 ou Ubiquinona, é uma provitamina lipossolúvel, que na forma Ubiquinol (forma totalmente reduzida) é um potente antioxidante. 


Está presente em maiores quantidades a nível mitocondrial em órgãos que necessitam de muita energia, como o coração, cérebro e músculos esqueléticos. 

No Brasil, a CoQ10 é comercializada como suplemento alimentar e está presente também em diversas formulações cosméticas. 


Quais as fontes alimentares da Coenzima Q10?

Algumas fontes da coenzima Q10:  carne vermelha, peixe e de aves são fontes ricas em CoQ10, e, pequenas quantidades são encontradas em ovos, cereais, produtos lácteos, frutos secos como nozes e nos vegetais (principalmente espinafre e brócolis). 


Benefícios da Coenzima Q10

Atua como um potencializador da formação e manutenção da energia mitocondrial e também como antioxidante, podendo assim promover melhorias dos sintomas existentes.


Para que serve o Coenzima Q10?

As doenças degenerativas, disfunção endotelial (aterosclerose e doenças cardiovasculares) e o envelhecimento podem estar relacionados com a capacidade diminuída de manter os níveis de Coenzima Q10 e principalmente a sua atividade antioxidante nas membranas celulares. 

Os efeitos da suplementação de Coenzima Q10, devido às suas propriedades antioxidante e antiinflamatória,  nas doenças relacionadas com a idade já foram provados. 


Quais as contraindicação e efeitos adversos?

A administração oral de CoQ10 geralmente é bem tolerada, sem efeitos adversos graves detectados no uso de longo prazo. Raramente alguns indivíduos podem apresentar efeitos gastrointestinais como dor abdominal, vômitos, náuseas, diarreia e anorexia e este sintoma não está relacionado à dose. Não há efeitos colaterais tóxicos conhecidos ou relatos de superdosagem. 


Onde posso comprar o Coenzima Q10?

Você pode encontrar Coenzima Q10 na Biofase que é uma das mais conceituadas Farmácias de Manipulação no Estado de Santa Catarina, e, também na loja virtual. Se você tiver qualquer dúvida, estaremos à disposição para atendê-lo.


Referências


SILVA, ETIENE DANTAS DA. Suplementação da coenzima q10 na Síndrome metabólica: um artigo de Revisão (2017).  Disponível em: https://monografias.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/5387/1/Suplementa%c3%a7%c3%a3ocoenzimaq10_2017_Trabalho%20de%20Conclus%c3%a3o%20de%20Curso. 

COSTA, CELSON; ARAUJO, FLAVIO. A associação de creatina e coenzima q10 e seu possível potencial ergogênico no endurance (2018). Disponível em: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/bitstream/123456789/11973/1/CelsonCostaTCCGraduacao2018.pdf.

JACOBS, Mônica Amadio Piazza; ACCURSIO, Wilmar. Coenzima Q10: Aplicações clínicas (2020). Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/129-Texto%20do%20artigo-423-1-10-20201130.pdf. 


Sandra Bonfanti

Farmacêutica