VOCÊ SABE O QUE É BIOFASE?

Data: 12/11/2019 |

Biofase, além de ser o nome da nossa farmácia, tem um significado muito especial no ramo médico e farmacêutico. Quer saber qual é este significado, clique e continue lendo...

VOCÊ SABE O QUE É BIOFASE?

SIGNIFICADO: O que é Biofase?


Entende-se por biofase o local do organismo em que um medicamento exerce sua ação. É o momento em que o medicamento está exercendo seu mecanismo de ação produzindo os efeitos esperados.


O medicamento atua em determinado local denominado biofase, desde que aí chegue em concentrações adequadas, para o que concorrem processos de absorção e distribuição.


Quando um medicamento, em seu andamento por meio dos diversos compartimentos orgânicos, alcança a biofase e interage com os sítios com os quais mantém afinidade, resulta uma cadeia de eventos que determina, em última análise, o seu efeito.


O primeiro caminho do medicamento é a via de administração, podendo ser: Intravenosa, Intramuscular, Subcutânea, Oral, Retal.


Independente da via de administração empregada a maioria dos medicamentos tem como destino final a corrente sanguínea. Ao chegar ao sangue tem inicio a distribuição do medicamento na corrente sanguínea para os órgãos e tecidos.


Existem também fatores ligados ao organismo que podem influenciar na distribuição como exemplos: idade do paciente, genética, alterações nos níveis proteícos, estados fisiológicos especiais (gravidez), patologias (acidose, alcalose), alterações no fluxo sanguíneo, quantidade total de água e fatores que possam alterar o metabolismo.


Todos esses fatores devem ser levados em conta no momento de tratar da manipulação do medicamento.


Sandra Bonfanti

Farmacêutica