VOCÊ ACORDA MUITO DE MADRUGADA?

Data: 16/07/2020 - Ansiedade - Antidepressivos - Sono

Todos os dias você é confrontando por muitos questionamentos sobre sua qualidade de sono e como ter uma rotina saudável para que isto aconteça. Principalmente se teve aquela noite mal dormida. É fato que noite mal dormida acarreta problemas para a saúde. Analise... Quem nunca ficou sonolento durante o dia, irritado, baixa concentração, falta de raciocínio, mau humor, cansaço, improdutivo, dentre tantos outros sintomas. Está na hora de avaliar seus hábitos! Ah... dormir pouco para dar conta de todos os compromissos também é um grande erro. Sono é revitalizador!

VOCÊ ACORDA MUITO DE MADRUGADA?

Você acorda muito de madrugada?


Estudos sinalizam que acordar muitas vezes durante a noite é um indicativo de que você está tendo noites mal dormidas, fica acordado muito tempo durante a madrugada ou leva muito tempo para desligar-se e pegar no sono, reduzindo o tempo necessário para descansar.



Vamos entender como é o processo do sono?


O sono é conduzido por um relógio biológico programado num ciclo de 24 horas que faz dormir e acordar, além de ser coordenado pelo hormônio chamado melatonina (produzido na glândula pineal, localizado no meio do cérebro). Fisiologicamente, o sono aparece conforme começa escurecer e, o organismo libera mais melatonina fazendo com que você fique com sono e adormeça.


Recomendam-se de 7 a 9 horas de sono para adultos entre 18 e 64 anos que pode variar de acordo com a idade e com o estilo de vida e a saúde. Contudo, não é uma regra, pois cada pessoa tem seu ritmo.


Mas... atenção: Uma rotina saudável para o sono esta relacionado a fatores externos (colchões, travesseiros, iluminação), hábitos e vida social.


Para isso, algumas dicas podem contribuir para a qualidade de seu sono:


  •  Priorizar o sono, estabelecendo um horário para dormir e para acordar, favorecendo uma rotina.
  •  Desligar os eletrônicos, tornando o ambiente escuro e silencioso;
  •  Alimentação regrada e sem excessos (evitar estimulantes: café, chocolate, refrigerante);
  •  Fazer atividades físicas diariamente;
  •  Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros.
  • Estabelecer um ritual de relaxamento antes de deitar como: um banho quentinho e boa música podem ajudar a estimular o sono.


E, se mesmo com as mudanças de hábitos e estilo de vida ainda não tiver qualidade de sono, é possível buscar alternativas como medicamentos naturais que podem auxiliar na indução do sono. Confira:


Mulungu 200mg - Calmante Natural: ótimo sedativo sobre o sistema nervoso central e relaxante da musculatura lisa. Indicações: Calmante; Atua nos distúrbios neurovegetativos e tensão nervosa; Combate à insônia; Coadjuvante em dores de origem reumática ou nevrálgica. Modo de usar: Tomar 1 cápsula à noite.


5 HTP 100mg - Hidroxitriptofano manipulado: é precursor da serotonina (responsável pela sensação de bem estar), possui ação antidepressiva, ansiolítica, redutora de apetite e auxiliar no sono. Indicações: Proporciona saciedade; Auxilia em distúrbios no sono; Depressão; Enxaquecas; Fibromialgia; entre outros. Modo de usar: Tomar 1 cápsula 2x ao dia, sendo 1 pela manhã e 1 cápsula à noite.


Pinetonina ® 30% Solução Nasal 20ml: é um fitocomplexo natural, derivado de óleos essenciais, indicado para promover o bem-estar e diminuir sintomas do estresse como agitação, ansiedade e insônia. Indicações: Melhora do estado de humor e bem estar;  Distúrbios de ansiedade; Distúrbios do sono; Diminuição dos sintomas de estresse; Promove relaxamento do corpo e da mente; Melhora qualidade do sono, sem causar sonolência diurna ou sedação; Origem 100% natural; Modo de usar: Pulverizar 1 jato em cada narina, de 1 a 2x ao dia.


Relora 250mg: age no cérebro, restabelecendo o equilíbrio do eixo HPA, regulando os níveis hormonais do estresse, sono, fadiga, e ajuda na perda de peso, temperatura, peso e ciclos de sono. Indicações: Ação tranquilizante sem causar sono; Aumenta o vigor; Diminui a fadiga; Estimula o desempenho físico na realização das atividades diárias; Regulariza o sono. Modo de usar: Tomar 1 cápsula, 2 a 3 vezes ao dia.



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Sandra Bonfanti

Farmacêutica