VITAMINA C EM CÁPSULAS: PARA QUE SERVE? ONDE COMPRAR?

Data: 07/03/2021 | Saúde da Pele Imunidade Cabelo, Pele e Unhas Saúde Cardiovascular Antioxidantes

Você já tomou vitamina C? Sabe para que serve, quais seus benefícios e onde encontrar? A Vitamina C, que tem o nome técnico ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, é solúvel em água e pode ser sintetizada pelos seres humanos, pela alimentação e suplementos. A vitamina C tem grande importância para o nosso organismo: nutre, previne doenças e tem ação antioxidante.

A ação antioxidante da Vitamina C, combate os radicais livres na parte aquosa dos tecidos através de cosmecêuticos (produtos cosméticos contendo ingredientes bioativos, com propriedades terapêuticas), evitando assim o envelhecimento precoce. Além disso, a Vitamina C, participa na formação do colágeno dando rigidez à pele e aumentando o nível de cicatrização dos tecidos.

 

O desequilíbrio entre moléculas oxidantes e antioxidantes, chamado de estresse oxidativo, provocam danos oxidativos nas células e tecidos e têm sido relacionados com a etiologia de várias doenças, incluindo as cardiopatias, aterosclerose e problemas pulmonares, envelhecimento, artrite, catarata, diabetes, disfunção cerebral, enfisema, esclerose múltipla, câncer, inflamações crônicas, doenças do sistema imune, infecção e em alguns casos, doenças de Alzheimer.

 

Convido você a conhecer um pouco mais sobre a Vitamina C. Continue lendo até o final.

 

Para que serve a Vitamina C?

Sua forma oral está associada a uma diminuição de risco para certos tipos de câncer, doenças cardiovasculares e cataratas, bem como na cicatrização de feridas e modulação imune.

 

A forma tópica é utilizada como antioxidante tópico para prevenir danos na pele causados pelo sol, para tratamento de melasma, estria e eritema pós-operatório em pacientes tratados com laser. Ajuda as células do organismo a crescerem e permanecerem sadias, principalmente as células dos ossos, dentes, gengivas e dos vasos sanguíneos.

 

A vitamina C é necessária para combater infecções, atuar na absorção do ferro, reduzir o nível de triglicerídeos e de colesterol, além de fortalecer o sistema imunológico (contra resfriados, por exemplo).

 

O que acontece quando tomo Vitamina C?

Após ingestão, a vitamina C passa rapidamente pelo sangue, sendo difundida em todos os tecidos. A vitamina C é absorvida em sua quase totalidade no intestino delgado. A capacidade máxima de absorção é por uma tomada oral única de 3g. Porém, a absorção pode ser aumentada pela fragmentação das doses.

 

Onde posso encontrar a vitamina C

 A melhor maneira de obtermos vitamina C é através da alimentação. Algumas das principais fontes são: frutas cítricas (limão, laranja), acerola, caju, goiaba, repolho, brócolis, couve-flor, groselhas pretas, pimentão doce, salsa, batatas, batatas doces, couves de Bruxelas, morangos, manga. Também é encontrada no fígado, bem como no leite e carne.

 

Outra forma de obter a Vitamina C é através de cápsulas, sachês e cremes.

 

Onde comprar a Vitamina C?

Na Biofase, você encontra ótimas opções de produtos manipulados para aumentar a imunidade, prevenir doenças e ainda cuidar da sua beleza e bem-estar.


A Biofase, oferece ótimas dentre as nossas soluções, você encontra os compostos Anti-Radicais Livres (com Vitamina C, Betacaroteno, Selênio e Vitamina E), Epicor™ para aumentar a imunidade e com ação antialérgica, e muito mais. 

 

Referência

CAVALARI, Tainah G. F; SANCHES, Rosely Alvim. OS EFEITOS DA VITAMINA C (2018). Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/09/086_Os_efeitos_da_vitamina_C.pdf. Acesso em: 26 fev.2021.

 

Sandra Bonfanti

Farmacêutica