TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ÓLEO DE CÁRTAMO E SEUS BENEFÍCIOS ATIVOS

Data: 07/11/2021

A preocupação com o excesso de peso vem sendo considerado um importante problema de saúde pública. É de conhecimento de todos que o excesso de peso e a obesidade podem levar a doenças importantes como diabetes, hipertensão, colesterol alto, gordura no fígado, entre outros.

Assim, na tentativa de mudar este cenário vários tipos de tratamento são oferecidos, como dietas milagrosas, medicamentos para inibição do apetite e até cirurgia bariátrica.


Mas, existem tratamentos menos invasivos e que são complementares a uma dieta equilibrada e atividade física, quando se busca o controle e perda de peso de maneira saudável e gradativa.


A busca por um estilo de vida mais saudável é um processo gradativo e que exige determinação e comprometimento, por isso é fundamental buscar orientação de um profissional habilitado para começar esta mudança de hábitos de vida para um corpo saudável e a estética corporal desejada.


Você já ouviu falar do óleo de cártamo? Conhece seus benefícios ativos? Aqui você saberá informações interessantes sobre o óleo de cártamo e suas propriedades terapêuticas. Continue lendo até o final.


O óleo de cártamo (Carthamus tinctorius) vem sendo utilizado na prevenção e tratamento para perda de peso e obesidade. A redução de gordura corporal é o principal objetivo dentre os consumidores deste produto, além da busca por prevenção ou tratamento de doenças e melhoria da estética corporal.






DE ONDE É EXTRAÍDO O ÓLEO DE CÁRTAMO? 


O óleo de cártamo é extraído das sementes do açafrão, uma planta da família Asteraceae, e contém alto teor de ácidos graxos poli-insaturados (75% ácido linoleico) e monoinsaturados e possui alto valor nutricional. Originário da Ásia, sabe-se que o cártamo é cultivado há mais de 2 mil anos e é um parente do girassol.


O óleo de cártamo possui coloração amarelo dourado e sabor oleaginoso semelhante à noz. É constituído principalmente por ácido linoléico (70-85%), um ácido graxo poliinsaturado ω-6, porém também apresenta ácido oleico (16-20%), ácido palmítico (6-8%) e ácido esteárico (2-3%) na sua composição.


O óleo de cártamo pode ser usado em diversas receitas, por ser considerado um complemento saudável para uma dieta equilibrada por conter gorduras boas para o organismo. Além de ser possível aquecê-lo em altas temperaturas sem perder suas propriedades.







QUAIS OS BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE CÁRTAMO? 


É um suplemento em cápsulas, e devido sua composição (principalmente ácido linoléico (ω-6), além do ácido oléico (ω-9)) a suplementação dietética com óleo de cártamo tem um efeito positivo no perfil lipídico e desempenha um papel antiaterogênico, modificando o balanço entre a lipogênese e a oxidação lipídica e, reduzindo os efeitos negativos ocasionados pela adiposidade abdominal. 


O uso do óleo de cártamo aumenta a termogênese, reduzindo a gordura corporal e aumentando a tonicidade muscular em humanos. 


O óleo de cártamo, tem efeito na saciedade, aumento da taxa metabólica basal e redução do peso corporal. Proporciona ainda efeitos benéficos na prevenção e no tratamento de diversas comorbidades, como hipertensão arterial, aterosclerose e dislipidemias.


A suplementação do óleo de cártamo associado ao exercício físico e uma dieta adequada é capaz de reduzir o apetite, interferir no peso corporal e diminuir o percentual de gordura corporal.





ONDE COMPRAR ÓLEO DE CÁRTAMO? 


Encontre Óleo de Cártamo na BIOFASE, uma das farmácias de manipulação mais conceituadas de Santa Catarina. Este produto é manipulado com os mais altos controles de qualidade nos modernos laboratórios da Biofase.


Todos os produtos possuem estudos de comprovação dos seus resultados realizados pelo fabricante do insumo. No entanto, fatores como a resposta de cada organismo ao produto, a correta utilização do produto, alimentação, prática de atividade física e até mesmo fatores genéticos, podem influenciar nos resultados. Sendo assim, os resultados podem não ser iguais a todas as pessoas. 



Referência

SANTANA, Lidiani Figueiredo Santana; DUTRA, Thaisa da Silva; SOUZA, Marcos Alexandre de; FREITAS, Karine de Cássia; OESTERREICH, Silvia Aparecida; KASSUYA, Cândida Aparecida Leite; SOARES, Fabíola Lacerda Pires. Óleo de Cártamo (Carthamus tinctorius) Aumenta os Níveis de Colesterol Total e LDL‑Colesterol em Modelo Experimental de Síndrome Metabólica (2017).


Sandra Bonfanti - Farmacêutica