TESTOSTERONA GEL MANIPULADO É BOM?

Data: 19/12/2020 - Libido - Massa Muscular

Você sabe o que é testosterona (TST)? Qual sua funcionalidade? Quando utilizar testosterona gel? TST gel manipulado é bom? A testosterona é um hormônio esteroide androgênico produzido pelas células de Leydig dos testículos. Você sabia que a partir dos 30 anos, este hormônio começa a baixar?

Em alguns casos, pode acontecer de maneira excessiva causando a chamada síndrome clínica conhecida como hipogonadismo, que causa a deficiência do TST, ecostuma se manifestar acima dos 40 anos.

As consequências incluem disfunção erétil, redução da energia, oscilação de humor, perda de desejo sexual, ondas de calor e irritabilidade, entre outros, que podem afetar a qualidade de vida.

Algumas condições de saúde podem levar à queda hormonal, entre elas: tabagismo, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, obesidade, etc.

Quando isso acontece, os médicos recomendam a terapia de reposição de testosterona.

Uma das formas de fazer a reposição hormonal é utilizando a testosterona em gel ou creme transdérmico. A terapia hormonal para homens melhora a fadiga, a força muscular e o humor.

A TST gel manipulado é bom! Este gel ou creme transdérmico só pode ser obtido nas farmácias mediante apresentação de receita médica e, por isso, o seu uso deve ser recomendado pelo médico.



PARA QUE SERVE

A testosterona gel é indicado pelo médico para aumentar a concentração de testosterona em homens, que sofram de hipogonadismo masculino.



QUANDO SEU USO É INDICADO?

Após consulta com um urologista e exames laboratórios solicitados para verificar o nível de testosterona.

A terapia de reposição hormonal é prescrita com dosagens adequadas para cada paciente.



COMO DEVE ACONTECER O TRATAMENTO

A terapia de reposição hormonal com TST deve estar associada à mudança no estilo de vida, como dieta balanceada, exercício físico e qualidade de sono para restabelecer os níveis fisiológicos de TST.



COMO USAR A TESTOSTERONA GEL?

A testosterona gel esta disponível em embalagens pump inteligentes que dispensam exatamente 1g a cada acionamento. Deve ser aplicado na pele não ferida e seca de regiões sem pêlos deixando o produto secar por 3 a 5 minutos antes de se vestir e deixar atuar.

A testosterona gel deve ser aplicado depois do banho, à noite, antes de dormir, para que não seja removido pelo suor do dia.



EFEITOS ADVERSOS

Pode ser observado reação no local da aplicação, acne, pele seca, dor de cabeça, doenças da próstata, crescimento e dor das mamas, tonturas, sensação de formigamento, hipertensão, queda de cabelo, entre outros.



CONTRAINDICAÇÃO

Não deve ser utilizado em mulheres, grávidas e lactantes, pessoas com hipersensibilidade aos componentes presentes na fórmula e pessoas com câncer de próstata ou da glândula mamária do homem.



QUAL A VANTAGEM DA TESTOSTERONA GEL?

O tratamento com testosterona gel consegue imitar o comportamento fisiológico da TST no homem, além de ser de fácil aplicação e indolor.



DESVANTAGEM DO PRODUTO

A absorção é variável de paciente para paciente, sendo necessário que os índices de TST sejam analisados durante o tratamento;

Cuidar para não acontecer a transferência do gel pelo contato para crianças e mulheres quando ainda está fresco na pele.



QUANTO TEMPO LEVA PARA A TESTOSTERONA GEL FAZER EFEITO? 

O efeito é rápido, podendo ser observados em poucos dias ou no máximo no primeiro mês, melhoras comportamentais, sexuais e físicos.



QUAIS EFEITOS DA TESTOSTERONA EM MULHERES?

Pode causar efeitos masculinizantes como: alopecia, acne e engrossamento da voz, assim como risco de complicações cardiovasculares, câncer de mama e endométrio.



Referências:

CUNHA, Izi Vieira Nunes. Uma revisão dos principais sistemas transdérmicos de Testosterona utilizados em terapias de reposição hormonal (2020). Disponível em:https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/209575/TCC%20Izi%20Vieira%20N.%20Cunha%20vers%C3%A3o%20final%20PDF%20A.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 17 dez. 2020.


Sandra Bonfanti

Farmacêutica