REPOSIÇÃO HORMONAL NATURAL

Data: 21/06/2021 - Climatério - Metabolismo

Quando iniciar a reposição hormonal? Toda mulher precisa? Qual a diferença da terapia de reposição hormonal e reposição hormonal natural? Perguntas como estas fazem parte do universo feminino quando estão iniciando a fase da menopausa.

REPOSIÇÃO HORMONAL NATURAL


A menopausa é a fase que corresponde ao último ciclo menstrual, sendo reconhecida somente após um ano de amenorreia, ou seja, é a interrupção permanente da menstruação.


Mesmo que seja uma fase natural da vida para as mulheres, a menopausa (fase em que o corpo para de produzir os hormônios estrogênio e progesterona), levando à interrupção da menstruação, acarreta sintomas desagradáveis, como ondas de calor, secura vaginal e depressão.

O estrógeno e a progesterona são hormônios femininos que desempenham importantes funções no corpo das mulheres, a queda desses hormônios durante a menopausa pode desempenhar uma série de sintomas físicos e emocionais.


A terapia de reposição hormonal (TRH) é um tipo de tratamento na qual utiliza os hormônios bioidênticos, substâncias de origem sintética com estrutura molecular exatamente igual à dos hormônios humanos, tratamento que permite aliviar os sintomas típicos da menopausa.

Porém, muitas mulheres têm receio ou não podem receber este tipo de tratamento é empregada para aliviar os sintomas vasomotores, como ondas de calor e sudorese noturna e urogenitais, como dispareunia e ressecamento vaginal.

No entanto, a aderência deste método é baixa, apenas 20% das mulheres continuam com o tratamento, sendo que as demais abandonam devido aos efeitos colaterais (sangramento irregular, mastalgia, náusea, cefaléia) e receio de desenvolver câncer.

Devido ao risco aumentado de desenvolver câncer, os clínicos recomendam que os pacientes interrompam a terapia após três a cinco anos. Sendo assim tratamentos alternativos que podem promover benefícios aos sintomas climatéricos, que não provoquem efeitos colaterais e sem contraindicações, são cada vez mais visados.





O QUE SÃO FITOESTRÓGENOS?


Os fitoestrógenos são substâncias naturais que apresentam semelhanças com os estrógenos endógenos, com maior capacidade de interagir diretamente com os receptores beta estrogênicos, conferindo melhor relação risco-benefício no seu uso terapêutico, em comparação com a TRH sintética.

Os fitoestrógenos, encontram-se classificados em quatro grandes grupos: as isoflavonas, encontradas na soja e seus derivados; os lignanos, encontrados nos cereais integrais e oleaginosas; os flavonóides em algumas frutas e legumes; e os coumestranos, encontrado nos brotos de feijão e de alfafa.

As isoflavonas (também chamadas isoflavonóides), apesar de estarem presentes principalmente na soja, são encontradas também em outros grãos, tais como a ervilha verde, lentilha, feijão e em legumes




QUAIS ALIMENTOS AJUDAM NA REPOSIÇÃO HORMONAL?


As mulheres vêm optando por uma reposição hormonal natural através de alimentos fitoterápicos conhecidos como fitoestrógenos. Os fitohormônios são encontrados em diversas plantas (folhas, frutos, raízes e sementes), como: o alcaçuz, a linhaça, inhame, sementes de linhaça, mas a fonte mais conhecida é a soja.

Assim, nos últimos anos, vem crescendo a utilização dos fitoestrógenos, em especial a isoflavona, abundante na soja.

Desta forma, uma alternativa para fazer a reposição hormonal de forma natural na menopausa é consumir regularmente alimentos como soja, sementes de linhaça e o inhame.

A soja diminui o risco de osteoporose e de câncer de mama, a linhaça ajuda a diminuir os sintomas da TPM, já o inhame é ótimo para combater o inchaço e a retenção de líquidos, situações comuns nesta fase da vida.




O QUE É REPOSIÇÃO HORMONAL NATURAL?


A reposição hormonal natural é uma alternativa para aliviar os sintomas desta fase com os chamados fitoestrógenos, substâncias de origem vegetal com características semelhantes aos hormônios femininos, com capacidade de normalizar os níveis de estrógenos circulantes.

Estudos apontam a reposição hormonal através do consumo da isoflavona da soja, seja através de suplementos alimentos à base de concentrados isolados de soja ou através dos isolados de soja em cápsula, apresentam resultados positivos nos sintomas da menopausa: fogachos, redução do índice de câncer, tratamento da osteoporose, dentre outros sintomas e doenças comuns em mulheres na menopausa.

O ideal é procurar orientação médica, qual opção é a mais adequada no seu caso.




ONDE COMPRAR?


No site da BIOFASE você encontra produtos que aliviam nos sintomas da menopausa, elaborados especialmente para você.

Confira todos os nossos produtos e leve agora mesmo as soluções que melhor atendem às suas necessidades. Aproveite também para conhecer outros medicamentos na categoria de Saúde