REMOVEDOR DE CRAVOS FEITO EM CASA

Data: 04/01/2022

Você gostaria de saber formas naturais e caseiras de remover cravos do rosto? Você deseja ficar com a pele mais bonita, saudável e sem cravos? Deseja conquistar esta pele com alguns minutos e cuidados caseiros e fáceis que você pode encontrar em casa ou em qualquer mercado próximo de você? Então, continue lendo, aqui você terá dicas e informações interessantes para remover cravos com soluções caseiras.

Você tem hábito de cuidados com a pele? Faz sua limpeza e hidratação diária? A pele exige cuidados diários e produtos adequados para seu tipo de pele. Mas, alguns cuidados caseiros podem ajudar a alcançar uma pele bonita e bem tratada e devem ser feitas 2 a 3 vezes por mês, para evitar irritação excessiva das camadas de pele.


É importante tomar cuidado e sempre consultar seu médico especialista na hora de fazer qualquer procedimento.







POR QUE OS CRAVOS APARECEM? 


Os cravos aparecem devido ao acúmulo excessivo de sebo ou oleosidade nos poros, deixando-os entupidos e levando ao desenvolvimento de pontos negros, cravos ou espinhas. A oleosidade também absorve mais poluição e metais pesados, presentes no ar.


Os cravos começam a aparecer na adolescência por conta do excesso de hormônios e do funcionamento acelerado das glândulas sebáceas, que altera a oleosidade da pele. Este acúmulo de oleosidade acaba atraindo bactérias que a decompõem, irritando ainda mais a pele e deixando-a inflamada.


No entanto, podem aparecer cravos e espinhas depois dos 30 anos, na fase adulta, devido a fatores genéticos. 








O QUE SÃO OS CRAVOS? 


Os cravos são lesões sebáceas que podem aparecer em várias regiões da pele, principalmente na chamada zona T do rosto - nariz, queixo e testa. Muitas pessoas acabam extraindo manualmente, provocando lesões na pele. Esta é a forma mais seguro de extrair em casa?








COMO FAZER A EXTRAÇÃO SEGURA DO CRAVO EM CASA?


Fazendo uma limpeza de pele é o procedimento mais indicado O procedimento de limpeza de pele, feita através da dilatação dos poros com calor, aplicação de máscaras caseiras que favorecem a abertura dos poros e o amolecimento dessa secreção sebácea, facilitando a extração. 


O cuidado com a pele para evitar o cravos e espinhas exige controle da oleosidade da pele através da limpeza da pele diariamente, além de hidratar e proteger do sol com filtro solar livre de óleo na composição. 








Aqui vai algumas etapas para remover os cravos em casa: 






Limpar a pele adequadamente 

Antes de qualquer manipulação que deseja fazer é preciso lavar o rosto com água morna e sabonete líquido. Além disso, pode-se passar na pele um disco de algodão embebido em água micelar, para remover completamente toda sujeira e o excesso de oleosidade da pele.






Esfoliação da pele

Em seguida pode fazer a esfoliação da pele preparando um excelente esfoliante caseiro, totalmente natural com açúcar e óleo de amêndoa (basta fazer uma mistura homogênea e depois aplicar no nariz e nas bochechas com movimentos circulares durante 5 minutos). Após isso deve-se enxaguar e lavar o rosto. Pode ser aplicado de duas a três vezes por semana a fim de remover os cravos superficiais. O ideal também é fazer esse procedimento no banho, em que os poros estão mais dilatados.






Esfoliante de açúcar e óleo de amêndoas:

com a mistura de 3 colheres de óleo de amêndoa e 1 copo de açúcar branco, cristal ou mascavo, formando uma pasta aplicado no rosto limpo e seco, massageando com movimentos leves e circulares, você remove as células mortas da pele e previne a formação de novos cravos. Deixe agir por 10 a 15 minutos. Lavar o rosto com água morna e sabonete neutro.






Fazer a vaporização da pele

A vaporização também ajuda na remoção dos cravos. Ela deve ser feita seguida pelo uso de um esfoliante e pode ser feita durante o banho, com o calor do chuveiro, ou com água quente em uma bacia, aproximando o rosto por alguns minutos em contato apenas com o vapor. Depois disso, a esfoliação pode ser vantajosa para a remoção dos cravos.






Máscaras faciais

Depois, deve-se aplicar uma máscara removedora de cravos. Uma opção caseira e fácil consiste em aplicar clara de ovo no rosto. Depois de completamente seca, o que pode demorar aproximadamente 20 minutos, deve-se remover a máscara do nariz puxando pelas bordas. É esperado que os cravos saem na máscara deixando a pele limpa e sedosa.






Máscara de clara de ovo:

O ovo contém nutrientes que ajudam a manter a pele hidratada e limpa, ao mesmo tempo que fecha os poros, evitando o desenvolvimento de novos cravos. Para máscara, você separa a clara da gema e bata as claras em neve. Espalhe em toda a pele do rosto, deixe secar e repita o processo 3 a 5 vezes até obter uma camada espessa da máscara com clara de ovo. Deixar a máscara por 15 a 20 minutos. Para finalizar, retire a máscara e em seguida lave o rosto com água morna e sabonete neutro. 





Extração dos cravos

Para remover os cravos mais profundos na pele é preciso espremer com os dedos ou com um pequeno instrumento próprio para remover cravos da pele (extrator encontrados em farmácias e lojas de produtos de beleza). Mas, para que a pele não fique inflamada deve-se ter o cuidado ao espremer.





Hidratante natural

Uma pele limpa e bem hidratada evita a formação de cravos. Para hidratar sua pele de forma natural, você pode passar uma fina camada de mel no rosto e deixar agir por 5 a 10 minutos e depois lave o rosto com água e sabonete neutro. O mel além de hidratar, tem propriedades antibacterianas.



E, aí? Gostou das dicas para remover os cravos? Não tem segredo e nem desculpas. São soluções caseiras que não causam irritação ou efeitos indesejados. E, muita atenção! Depois de todo este processo de cuidados com a pele, você deve evitar exposição ao sol porque a pele pode ficar manchada.


Para mais informações sobre produtos para redução de cravos, espinhas e oleosidade, navegue pela categoria de produtos para acne e oleosidade.



Sandra Bonfanti

Farmacêutica