Remédio natural para Ansiedade: Funciona?

Data: 19/12/2020 - Ansiedade - Antidepressivos

Vamos entender sobre Ansiedade. Nos dias atuais quem não se sente ansioso? A ansiedade é uma característica natural do ser humano, indispensável para autopreservação. Mas, quando esta traz prejuízos psicossociais e sofrimento para o indivíduo, é considerada patológica.


O transtorno de ansiedade é uma disfunção emocional que atinge a qualidade de vida das pessoas e vem se tornando um dos principais problemas da atualidade.

A ansiedade tem se intensificado pelo isolamento social, limitação do convívio social com familiares e amigos, pressões sociais e econômicas.

Alguns sintomas como: medo, inquietação, irritabilidade, taquicardia, falta de ar e aumento da pressão, que aparecem sem motivo e com frequência.

Como você pode ter observado, a Ansiedade é um transtorno sério e que deve ser tratado de forma adequada, para não gerar complicações na vida das pessoas.



Remédio natural para ansiedade funciona?


O remédio natural para Ansiedade é uma alternativa segura e eficaz para o controle da ansiedade, em casos leves.


Existe algumas plantas medicinais que apresentam efeito ansiolítico que podem ser prescritos para o controle da ansiedade.


O tratamento mais efetivo para controle da Ansiedade, envolve a combinação do remédio natural com mudança no estilo de vida: organização da jornada de trabalho, alimentação saudável, prática de atividades físicas diárias e momentos de lazer.



Quais são os remédios naturais para ansiedade?

Os ingredientes ativos da Passiflora edulis, Passiflora alata e a Erythrina mulungu já são usadas para a ansiedade.



Quando tomar?


A orientação de um médico é fundamental. O médico irá avaliar os sintomas presentes e indicar a forma de administração e dosagem correta para cada caso.



Efeitos colaterais e Contraindicação


As plantas medicinais têm constituintes químicos que possuem efeitos adversos, por isso seu uso deve acontecer somente com prescrição médica.


O uso das plantas é contraindicado para gestantes, mães que estão amamentando e crianças menores de três anos.


Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário.



Referência

BENTO SOUZA, Maraísa Fernanda. Plantas medicinais com potencial terapêutico ansiolítico no Brasil: Uma Revisão integrativa (2019). Disponível em:https://bdm.ufmt.br/bitstream/1/1251/1/TCC-2018-MARA%C3%8DSA%20FERNANDA%20BENTO%20SOUZA.pdf. Acesso em: 13 dez. 2020.


Sandra Bonfanti

Farmacêutica