PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE CAUSAM INSÔNIA E COMO RESOLVÊ-LOS?

Data: 18/05/2021

Você já parou para pensar o que perturba a qualidade do seu sono? Está preocupada demais com algum problema? Iniciou o uso de alguma medicação que pode alterar o ciclo do seu sono? Vem trabalhando demais? Mudou o turno de trabalho? Percebe que está mais ansiosa nos últimos tempos? Como é seu estilo de vida? Pratica atividade física, tem momentos de lazer e descanso? Esta leitura rápida irá te ajudar!

Como você pode perceber, várias situações podem influenciar na qualidade do sono. E, ainda, acarretar problemas mais sérios se não buscar uma avaliação médica para investigar o que está acontecendo e, qual seria o melhor tratamento para você.

Então, o que perturba a qualidade do sono? Vamos entender melhor quais as influências que temos na qualidade do sono. 

Alguns ciclos rítmicos exercem influência importante na forma da qualidade do sono do indivíduo, entre eles, destacam-se o ciclo vigília-sono, ciclo gastrointestinal (horários que são realizados as refeições e o tipo de alimento que é consumido. É esperado que o ciclo gastrointestinal ocorra predominantemente no período diurno). Ainda temos a influência do ciclo social (horário de trabalho, atividades de lazer, interações sociais, horários das refeições) e o ciclo de trabalho (período da atividade laboral).

Outras condições podem perturbar a qualidade do sono: doenças crônicas e dor, ansiedade e estresse, medicamentos, estilo de vida, sonambulismo, ronco e apneia.





VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS PROBLEMAS DE SONO MAIS COMUNS?

As principais queixas são insônia, sonolência excessiva, constantes despertares durante um período de sono que influenciam negativamente no funcionamento orgânico e numa piora na qualidade de vida. 

Essas queixas acarretam acumulação de sono atrasado e sono de rápido despertar ou irregular.

Os problemas de sono podem ainda ocasionar distúrbios no humor, na memória, na capacidade de registros sensoriais, no raciocínio, na cognição e na vida social do indivíduo.





E, COMO DORMIR COM QUALIDADE?

Dormir com qualidade compreende aspectos quantitativos do sono, tais como, duração do sono e latência do sono (número de despertares), além de aspectos puramente subjetivos como, por exemplo, a profundidade ou tranquilidade do sono (BERTOLAZI (2008) apud Pereira (2014)).





DICAS DE ESTRATÉGIAS PARA TER QUALIDADE DO SONO

Para obter qualidade de sono existem estratégias com finalidade de mudanças de hábitos e rotina para atenuar fatores tanto ambientais como comportamentais que interferem na qualidade do sono.

Algumas dicas importantes melhoram a qualidade do sono como:

  • Realização de exercícios físicos durante a manhã ou nas primeiras horas da tarde;
  • Comer uma refeição leve acompanhada de ingestão de água limitada durante o jantar;
  • Evitar a nicotina, o álcool e as bebidas que contenham cafeína (café, infusão de erva-mate, bebidas “cola” e inclusive o guaraná);
  • Ambiente de dormir (livre de distrações (barulhos, luz), tendo o máximo de conforto possível, especialmente para a nossa coluna vertebral)
  • Regularizar a hora de deitar e levantar; utilizar o quarto somente para dormir.
  •  Evitar o uso de internet e televisão antes de dormir.
  • Procure uma avaliação médica se o problema com o sono persistir.
  • Suplementos que podem ser uma alternativa e pode comprar formulações preparadas pelas farmácias de manipulação, desde que com receita médica.





QUAIS AS ALTERNATIVAS DE SUPLEMENTOS PARA MELHORAR A QUALIDADE DO SONO E ONDE COMPRÁ-LOS? 

Na BIOFASE você encontra alguns manipulados que podem ajudar a melhorar a qualidade do seu sono. Se precisar de ajuda extra para dormir e ter qualidade de sono, experimente os seguintes manipulados.


Melatonina: a melatonina é um hormônio produzido naturalmente à noite, que sinaliza ao cérebro o momento para dormir. A suplementação de melatonina pode ajudá-lo a dormir melhor.

Valeriana: uma erva nativa da Ásia e da Europa, comumente usada para tratar sintomas de ansiedade, depressão e menopausa, mas também é útil para o sono.

Magnésio: mineral que pode ajudar a acalmar a mente e o corpo, tornando mais fácil adormecer. Segundo os cientistas, o efeito relaxante do magnésio se deve à sua capacidade de regular a produção de melatonina, que controla o ciclo vigília-sono.

Magnólia: reduz as manifestações de ansiedade, o que promove uma melhor qualidade do sono.

L-teanina: é um aminoácido encontrado nas folhas de chá verde, que age ajudando a relaxar e reduzir os níveis de estresse, bem como melhorar a qualidade do sono.

5-HTP: o 5-hidroxitriptofano promove a produção de serotonina, que por sua vez é necessária para a produção de melatonina. Ajuda a adormecer mais rápido e a dormir melhor, tem um bom efeito no humor e no apetite.


Encontre o manipulado para dormir que melhor atende às suas necessidades e tenha uma noite tranquila de sono! 





Referência


OLIVEIRA, Jessie Thais Cruvinel de. Uso da internet, qualidade do sono e sonolência diurna em acadêmicos de fisioterapia em diferentes momentos da graduação (2020).


PEREIRA, Dante Luís. Qualidade do sono e qualidade de vida no trabalho em trabalhadores industriais de turnos fixos (2014).

 

Sandra Bonfanti

Farmacêutica