PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE CAUSAM INSÔNIA E COMO RESOLVÊ-LOS?

Data: 18/05/2021 - Sono - Antidepressivos

Você já parou para pensar o que perturba a qualidade do seu sono? Está preocupada demais com algum problema? Iniciou o uso de alguma medicação que pode alterar o ciclo do seu sono? Vem trabalhando demais? Mudou o turno de trabalho? Percebe que está mais ansiosa nos últimos tempos? Como é seu estilo de vida? Pratica atividade física, tem momentos de lazer e descanso? Esta leitura rápida irá te ajudar!

PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE CAUSAM INSÔNIA E COMO RESOLVÊ-LOS?

Como você pode perceber, várias situações podem influenciar na qualidade do sono. E, ainda, acarretar problemas mais sérios se não buscar uma avaliação médica para investigar o que está acontecendo e, qual seria o melhor tratamento para você.

Então, o que perturba a qualidade do sono? Vamos entender melhor quais as influências que temos na qualidade do sono. 

Alguns ciclos rítmicos exercem influência importante na forma da qualidade do sono do indivíduo, entre eles, destacam-se o ciclo vigília-sono, ciclo gastrointestinal (horários que são realizados as refeições e o tipo de alimento que é consumido. É esperado que o ciclo gastrointestinal ocorra predominantemente no período diurno). Ainda temos a influência do ciclo social (horário de trabalho, atividades de lazer, interações sociais, horários das refeições) e o ciclo de trabalho (período da atividade laboral).

Outras condições podem perturbar a qualidade do sono: doenças crônicas e dor, ansiedade e estresse, medicamentos, estilo de vida, sonambulismo, ronco e apneia.



VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS PROBLEMAS DE SONO MAIS COMUNS?

As principais queixas são insônia, sonolência excessiva, constantes despertares durante um período de sono que influenciam negativamente no funcionamento orgânico e numa piora na qualidade de vida. 

Essas queixas acarretam acumulação de sono atrasado e sono de rápido despertar ou irregular.

Os problemas de sono podem ainda ocasionar distúrbios no humor, na memória, na capacidade de registros sensoriais, no raciocínio, na cognição e na vida social do indivíduo.