OXIGENAÇÃO DO SANGUE AJUDA EM QUE?

Data: 14/09/2021 - saude - Saúde Cardiovascular

Neste último ano, vivendo intensamente a pandemia e mergulhados por todos os meios de comunicação que nos cercam: rádio, TV, redes sociais, internet começam a nos familiarizar com palavras como: oxigenação, saturação, oxímetro, entubado, entre outros. Palavras pouco conhecidas para muitos, apenas quem já faz algum tratamento para doença respiratória crônica já tinha certa intimidade. Certo?

OXIGENAÇÃO DO SANGUE AJUDA EM QUE?

Como nosso sistema respiratório é o lugar que se alojam vários microrganismos patogênicos e também o Coronavírus, prejudicando de forma importante nossa respiração e, consequentemente a oxigenação, muitas pessoas buscam saber como podem aumentar os níveis de oxigênio no sangue.


Por que esta preocupação em aumentar a oxigenação do sangue? No que ela interfere? Devo me preocupar? Qual a relação de respiração e oxigenação? A oxigenação do sangue ajuda em que? 


A respiração é uma função vital para o ser humano e envolve componentes neurais, químicos e musculares, tendo como sua função primordial as trocas gasosas efetuadas entre os alvéolos e o sangue, fornecendo o oxigênio necessário para o metabolismo tecidual e removendo gás carbônico do sangue.


A oxigenação do sangue ajuda seu corpo a ter mais energia, vitalidade e disposição ao longo do dia. E, o que acontece quando seus níveis de oxigênio ficam muito baixos?


Quando a oxigenação do sangue fica abaixo de um determinado nível, você pode sentir sintomas como dores de cabeça, tonturas, falta de ar, confusão mental ou ansiedade.


Neste post vamos responder a todas as dúvidas que você pode ter e dar algumas dicas que podem auxiliar na melhora da oxigenação. 


QUAL A RELAÇÃO DA RESPIRAÇÃO COM A OXIGENAÇÃO?


A respiração é o processo fisiológico de oxigenação do organismo, essencial para o funcionamento de cada uma das células que compõem o corpo humano. A respiração é uma função automática realizada milhares de vezes ao dia.


A respiração correta melhora a capacidade pulmonar, pois os pulmões ficam mais elásticos e suportam um volume de ar cada vez maior, ficando mais fortes e resistentes. 


A respiração beneficia a saúde cardiovascular, pois não sobrecarga do coração, relaxa os músculos cardíacos e reduz a pressão arterial, além de favorecer o metabolismo celular. 


Uma Respiração correta durante o dia favorece um sono mais revigorante e reduz a incidência de insônia, uma vez que o corpo já se encontra mais relaxado e oxigenado na hora de dormir. 


Você sabia que a movimentação do diafragma durante a respiração profunda estimula os movimentos peristálticos do intestino, melhora a digestão e reduz a ocorrência de constipação. 


A respiração lenta, profunda e consciente é uma ferramenta eficaz para amenizar sensações de estresse e ansiedade, devido sua potente capacidade de relaxamento. Ao contrário, uma respiração rápida, curta e inconsciente leva a uma oxigenação reduzida do cérebro deixa o raciocínio confuso e sem foco, favorecendo reações impulsivas e mal deliberadas. O nosso cérebro exige oxigenação adequada para funcionar de maneira plena realizando todas suas funções cognitivas de maneira efetiva: atenção, concentração, memória, raciocínio lógico e compreensão. 


COMO REALIZAR A RESPIRAÇÃO CORRETA?