OXIGENAÇÃO DO SANGUE AJUDA EM QUE?
Nestes últimos anos, vivendo intensamente a pandemia e mergulhados por todos os meios de comunicação que nos cercam: rádio, TV, redes sociais, internet começam a nos familiarizar com palavras como: oxigenação, saturação, oxímetro, entubado, entre outros.
Como nosso sistema respiratório é o lugar que se alojam vários microrganismos patogênicos e também o Coronavírus, prejudicando de forma importante nossa respiração e, consequentemente a oxigenação, muitas pessoas buscam saber como podem aumentar os níveis de oxigênio no sangue.
Por que esta preocupação em aumentar a oxigenação do sangue? No que ela interfere? Devo me preocupar? Qual a relação de respiração e oxigenação? A oxigenação do sangue ajuda em que?
A respiração é uma função vital para o ser humano e envolve componentes neurais, químicos e musculares, tendo como sua função primordial as trocas gasosas efetuadas entre os alvéolos e o sangue, fornecendo o oxigênio necessário para o metabolismo tecidual e removendo gás carbônico do sangue.
A oxigenação do sangue ajuda seu corpo a ter mais energia, vitalidade e disposição ao longo do dia. E, o que acontece quando seus níveis de oxigênio ficam muito baixos?
Quando a oxigenação do sangue fica abaixo de um determinado nível, você pode sentir sintomas como dores de cabeça, tonturas, falta de ar, confusão mental ou ansiedade.
Neste post vamos responder a todas as dúvidas que você pode ter e dar algumas dicas que podem auxiliar na melhora da oxigenação.
QUAL A RELAÇÃO DA RESPIRAÇÃO COM A OXIGENAÇÃO?
A respiração é o processo fisiológico de oxigenação do organismo, essencial para o funcionamento de cada uma das células que compõem o corpo humano. A respiração é uma função automática realizada milhares de vezes ao dia.
A respiração correta melhora a capacidade pulmonar, pois os pulmões ficam mais elásticos e suportam um volume de ar cada vez maior, ficando mais fortes e resistentes.
A respiração beneficia a saúde cardiovascular, pois não sobrecarga do coração, relaxa os músculos cardíacos e reduz a pressão arterial, além de favorecer o metabolismo celular.
Uma Respiração correta durante o dia favorece um sono mais revigorante e reduz a incidência de insônia, uma vez que o corpo já se encontra mais relaxado e oxigenado na hora de dormir.
Você sabia que a movimentação do diafragma durante a respiração profunda estimula os movimentos peristálticos do intestino, melhora a digestão e reduz a ocorrência de constipação.
A respiração lenta, profunda e consciente é uma ferramenta eficaz para amenizar sensações de estresse e ansiedade, devido sua potente capacidade de relaxamento. Ao contrário, uma respiração rápida, curta e inconsciente leva a uma oxigenação reduzida do cérebro deixa o raciocínio confuso e sem foco, favorecendo reações impulsivas e mal deliberadas. O nosso cérebro exige oxigenação adequada para funcionar de maneira plena realizando todas suas funções cognitivas de maneira efetiva: atenção, concentração, memória, raciocínio lógico e compreensão.
COMO REALIZAR A RESPIRAÇÃO CORRETA?
A inspiração deve ser feita pelas narinas e a expiração pela boca, sempre em movimentos longos para encher e esvaziar os pulmões completamente. A região do abdômen (na altura do diafragma) deve inflar durante a inspiração, evitando que o ar se concentre na região superior do peito. A entrada e saída do ar deve acontecer sem que os ombros sejam tensionados ou movimentados para cima e para baixo.
QUAIS OS VALORES NORMAIS DE SATURAÇÃO DE OXIGÊNIO?
A medição da saturação é feita com o aparelho chamado de oxímetro de dedo colocado no dedo indicador. A saturação de O2 (oxigênio) normal deve indicar a oxigenação em 95% ou mais. Abaixo desses valores, a pessoa precisa passar por uma avaliação médica e exames. Mas, é comum em casos de gripes ou resfriados, a saturação ficar entre os 90 e os 95%, sem ser motivo de preocupação.
COMO AUMENTAR OS NÍVEIS DE OXIGÊNIO NO SANGUE?
Aqui estão algumas práticas que ajudam a aumentar o oxigênio no sangue:
1. Pratique atividade física regular
A falta de atividade física, ou seja, uma vida sedentária, leva a uma capacidade pulmonar diminuída devido à falta de uso. Vamos entender: exercícios aeróbicos (caminhada, corrida, dançar, pedalar, pular corda, etc.) ajudam a absorver mais oxigênio quando respira e eliminar dióxido de carbono. Ainda, faz com que o coração bombeie mais oxigênio para os músculos e aumenta a circulação por todo o corpo. Quanto mais você se exercita, melhor será sua capacidade pulmonar e, mais alta sua oxigenação. Comece com pelo menos três vezes de 30 minutos de exercícios aeróbicos por semana. Lembre-se de conversar com seu médico ou profissional de educação física antes de iniciar ou alterar uma rotina de exercícios.
2. Alimentação saudável
Os alimentos crus contêm mais energia vital, o que aumenta os níveis de oxigênio no sangue. A hemoglobina, uma proteína das células vermelhas do sangue, ajuda a transportar oxigênio por todo o corpo. Alimentos ricos em minerais que aumentam a hemoglobina: fígado bovino, ostras, caranguejo, órgãos de peru, salmão, chocolate, batata, castanha de caju e sementes de gergelim. O ferro ajuda a promover a produção de hemoglobina no corpo, que transporta oxigênio para os pulmões e outros órgãos. O ferro ajuda a aumentar o oxigênio no sangue e vem em duas formas: heme (carne bovina, ostras, pato e cordeiro) e não-heme (enquanto frutas, vegetais e grãos).
3. Pratique exercícios de respiração
Os exercícios respiratórios ajudam a aumentar os níveis de oxigênio, reduzir o cortisol e diminuir a ansiedade. Você pode fazer este exercício: deve respirar profundamente com o diafragma (elevando a barriga) - pode fazer deitado e, expirar lentamente.
Inspire pelo nariz por pelo menos seis segundos, segure o ar por alguns segundos e solte por mais seis segundos. Em caso de desconforto, pode diminuir o tempo de inspiração, retenção e expiração. Pratique o exercício de forma consciente.
4. Evite fumar
Você deve evitar o hábito de fumar, pois diminui a capacidade pulmonar e pode causar doenças pulmonares, como a DPOC, hipertensão e doenças cardíacas. Fumar destrói pequenos sacos de ar nos pulmões que permitem a troca de oxigênio, levando seus órgãos a trabalhar mais para transportar oxigênio por todo o corpo.
5. Tome suplementos alimentares que aumentem os níveis de oxigênio.
Você pode tomar suplementos de beterraba que ajudam aumentar os níveis de oxigênio, pois contêm grandes quantidades de nitrato, que é convertido em óxido nítrico.
Referência
ZANOTO, Renan Vivas. Significado da prática da reaprendizagem respiratória para participantes de um programa orientado (2020).
Sandra Bonfanti - Farmacêutica Biofase
-
Melilotus Officinalis 100mg - 60 Cápsulas
Melilotus Officinalis é utilizado no tratamento dos sintomas relacionados as varizes, tais como: dor, peso nas pernas, câimbras, prurido e inchaço!
-
Ácido Málico 400mg | 90 Cápsulas
O ácido málico presente no organismo está envolvido diretamente na produção do ATP. Possui capacidade de aumentar a energia e tolerância ao exercício por ser um componente essencial no ciclo de Krebs, que é a forma como o corpo converte alimento em energia
-
Astaxantina 4Mg - 60 Cápsulas
Astaxantina é um pigmento carotenoide, encontrado no ambiente marinho que fornece a cor rosa-vermelho para lagostas, camarão, salmão sendo produzido por microalgas Haematococcus Pluvialis.
-
Castanha da Índia 300mg - 120 Cápsulas
A castanha da índia, também conhecida como castanheiro-da-índia, é um produto fitoterápico utilizado no tratamento da fragilidade capilar e problemas de insuficiência venosa.