ÓLEO DE ALHO. PARA QUE SERVE?

Data: 21/06/2021

Você sabia que o alho é considerado um alimento funcional, que melhora o metabolismo e previne problemas de saúde? Leia esse post agora e descubra todos as propriedades farmacológicas, antioxidantes e antibióticas do óleo de alho contra bactérias, fungos e vírus!

Já são de domínio e conhecimento popular os inúmeros benefícios comprovados que o consumo de alho traz à saúde.

O alho é um alimento utilizado tanto na culinária como na prevenção e tratamento de doenças, podendo ser usado de várias formas por possuir vários nutrientes, destacando-se os altos teores de zinco, selênio e alicina, óleo volátil sulfuroso que caracteriza seu forte odor.


Considerado um alimento funcional, o alho melhora o metabolismo e previne problemas de saúde. Seu principal composto, a alicina, é responsável pela maioria das propriedades farmacológicas, antioxidantes e antibióticas, contra bactérias, fungos e vírus.


O alho é considerado um ingrediente de grande importância na culinária, além disso ela é rica em compostos sulfurados e possui grande concentração de fitoquímicos terapêuticos localizados nos bulbos


E, o alho encontra-se disponível para consumo, não só no seu estado natural, mas também noutro tipo de formulações.

Entre essas formulações estão o óleo essencial em cápsulas que você pode adquirir na Farmácia de Manipulação BIOFASE.


A BIOFASE, preza pelos seus produtos, serviços e bem-estar dos consumidores e por isso, seus produtos como o Óleo de alho são rigorosamente analisados para garantir procedência, qualidade e segurança.





PARA QUE SERVE O ÓLEO DE ALHO?


O óleo essencial de alho vem sendo utilizado devido os componentes terapêuticos, dentre esses a alicina que é uma substância que confere o aroma e pela maioria das propriedades farmacológicas da planta.


Mas, o que é a alicina?

A alicina é um potente antibiótico natural, muito eficaz na eliminação de micróbios e bactérias que causam doenças respiratórias e digestivas.

Esse composto bioativo possui ações imunoestimulante, antioxidante, antifúngica, antibacteriana, anti-hipertensiva e anti-inflamatória.


Os compostos ativos do alho mostram-se eficazes quanto:

Prevenção de doenças cardiovasculares: aumentam os níveis séricos de HDL (colesterol “bom”), reduzem as taxas de triglicerídeos, inibem a agregação plaquetária, além de possuírem propriedades hipoglicemiantes.


Apresenta vários efeitos benéficos às doenças do aparelho circulatório, tais como diminuição dos níveis de colesterol, LDL-colesterol e da pressão arterial.


O alho também tem atividade antioxidante que inativa espécies reativas de oxigênio e aumenta enzimas celulares.

Serve para principalmente para reduzir o colesterol, mantendo um bom funcionamento do coração, mas também para fortalecer o sistema imune, devido à presença da alicina e enxofre, que são os principais compostos bioativos do alho.





QUAIS OS EFEITOS COLATERAIS DO ÓLEO DE ALHO?


O seu consumo excessivo pode provocar efeitos adversos tais como, transtorno gastrointestinal, flatulência e mudanças na flora intestinal.

Não há um consenso bem estabelecido quanto à ingestão diária recomendada, entretanto, a ingestão de um a dois dentes de alho cru por dia é considerada segura para adultos.




ONDE COMPRAR ÓLEO DE ALHO?


Através da loja física ou loja virtual da BIOFASE, você pode encontrar a dose certa do óleo de alho a 250mg, exclusivamente para você.

Se você tiver qualquer dúvida, estaremos à disposição para atendê-lo. ​


Você poderá consumir de 1 ou 2 cápsulas por dia e ficar de Óleo de Alho para aumentar sua resistência orgânica, proteger seu coração e artérias e melhorar seu sistema imunológico.


Sandra Bonfanti - Farmacêutica