O que você precisa saber sobre a Ioimbina

Data: 17/05/2021 - Metabolismo - Massa Muscular - Vasodilatadores - Energia

Existem muitos ingredientes encontrados em suplementos pré-treino que são, digamos, de proveniência duvidosa. Ioimbina definitivamente não é um deles. Tudo o que você precisa saber sobre Ioimbina - desde como funciona até a ciência que apoia seu uso - é explicado aqui.

É útil ter um suplemento pré-treino disponível que também pode combater a queima de gordura. Se você está procurando um pré-treino, mulheres e homens podem usar essa substância, você deve procurar um produto com Ioimbina.

Nunca ouviu falar de ioimbina antes? Pode não ser tão comum quanto alguns outros compostos encontrados em suplementos pré-treino, mas isso não significa que não tenha mérito.



O que é Ioimbina?

Ioimbina vem da planta Pausinystalia johimbe, que é uma planta encontrada na África central e ocidental. Ela contém uma substância conhecida como ioimbina. 

A ioimbina é um alcaloide de sabor amargo e pode contribuir para uma ampla gama de reações químicas no corpo.

Muitos suplementos de musculação e perda de peso contém ioimbina em uma de duas formas: extrato de casca de ioimbina ou HCl de ioimbina.

O extrato da casca é uma forma concentrada em pó da casca da planta. A ioimbina HCL, por outro lado, é uma versão isolada da molécula de ioimbina, extraída da casca da dita planta. Ambas as fontes de ioimbina podem ter um impacto poderoso no corpo.



Como funciona?

Ioimbina atua estimulando o sistema nervoso simpático. O sistema nervoso simpático é parte do sistema nervoso autônomo do corpo (o sistema responsável por controlar os processos inconscientes, como frequência cardíaca, frequência respiratória, resposta pupilar e digestão).

Quando o sistema nervoso simpático é estimulado, a resposta de “luta ou fuga” do corpo é ativada. Isso, por sua vez, desencadeia a liberação de neurotransmissores conhecidos como catecolaminas. As duas catecolaminas que desempenham um papel significativo na resposta de luta ou fuga são adrenalina (ou epinefrina) e noradrenalina (ou norepinefrina).

Quando essas catecolaminas são liberadas na corrente sanguínea, você fica mais alerta e a temperatura corporal e a pressão arterial aumentam. Essencialmente, seu corpo entra em ação e fica preparado para enfrentar quaisquer obstáculos que possam estar em seu caminho.

No entanto, desencadear a resposta de luta ou fuga e a liberação de catecolaminas não se trata apenas de repelir ameaças em potencial. As catecolaminas que seu corpo libera em resposta à estimulação do sistema nervoso simpático também se ligam a receptores especiais nas células de gordura (conhecidos como receptores alfa-2 adrenérgicos). Quando isso acontece, podem ocorrer efeitos de queima de gordura.



Benefícios da Ioimbina

O consumo de suplementos que contenham ioimbina traz muitos benefícios. A seguir estão algumas das principais razões pelas quais este é o ingrediente pré-treinoque os fisiculturistas e atletas confiam:



Circulação melhorada

Por causa do efeito no sistema nervoso simpático, ioimbina ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo e a circulação por todo o corpo (é por isso que algumas pessoas também o usam para ajudar a tratar a disfunção erétil).

A ioimbina pode atuar como vasodilatador (o que significa que faz com que as células sanguíneas se expandam). Isso permite que o sangue flua mais livremente pelo corpo, fornecendo às células e órgãos sangue rico em oxigênio e nutrientes.



Perda de peso mais rápida

A perda de peso acelerada é outro bônus, especialmente para mulheres que estão lutando contra a gordura corporal teimosa. Um pré-treino para mulheres com ioimbina pode ser muito benéfico quando se trata de perder peso e se inclinar para um show que está por vir.

Quando se trata das últimas semanas antes de pisar no palco, quando tudo o mais sobre sua dieta e regime de treinamento está definido, a adição de um suplemento feito com ioimbina pode fazer toda a diferença.

A ioimbina é especialmente útil porque tem a capacidade de promover uma perda de gordura mais direcionada. Isso ocorre porque as áreas que contêm maiores quantidades de gordura corporal teimosa tendem a também ter níveis mais elevados de receptores alfa-2 adrenérgicos.

Essa alta concentração de receptores alfa-2 torna a gordura mais resistente à mobilização. A ioimbina, porém, tem alta afinidade por esses receptores. Liga-se a eles mais facilmente e bloqueia os receptores das catecolaminas. Quando as catecolaminas não conseguem se ligar a esses receptores, fica mais fácil perder a última gordurinha indesejável.



Performance melhorada

Muitas pessoas notam uma melhora em seu desempenho no treinamento quando consomem produtos que contêm ioimbina. Isso não é surpreendente, considerando seus efeitos de aumento de energia e efeitos no sistema circulatório.

O aumento dos níveis de energia pode ajudá-lo a se esforçar mais durante os exercícios (especialmente quando a ioimbina é combinada com outros estimulantes como a cafeína). Isso, por sua vez, permitirá que você veja melhores resultadoscom um físico mais preparado.



O que a pesquisa diz

Muitos atletas e fisiculturistas dizem que têm visto ótimos resultados quando usam suplementos feitos com ioimbina. Existe alguma evidência científica apoiando isso?

A seguir estão resumos de alguns estudos sobre Ioimbina para homens e mulheres que mostraram resultados promissores:



Ioimbina e a perda de peso em mulheres

Pesquisas com mulheres mostram que a ioimbina pode ser uma ferramenta muito benéfica quando se trata de eliminar a gordura.

Um estudo com 20 mulheres obesas, que foi publicado no Israel Journal of Medical Science, por exemplo, mostrou que o consumo de ioimbina - quando combinado com uma dieta restrita em calorias - tinha a capacidade de aumentar a perda de peso. No mesmo período (três semanas), as mulheres que consumiram ioimbina perderam quase um quilo a mais do que as mulheres que consumiram um placebo.



Ioimbina e a composição corporal

A ioimbina não ajuda apenas na perda de peso. Pesquisas mostram que ele também é eficaz quando se trata de ajudar as pessoas a reter músculos e, ao mesmo tempo, eliminar a gordura corporal.

Se você está se preparando para competir em fisiculturismo, definitivamente não quer sacrificar sua massa muscular antes de subir no palco. Mas você ainda precisa parecer o mais enxuto e definido possível.

Um estudo com 20 jogadores de futebol do sexo masculino publicado na Research in Sports Medicine mostrou que aqueles que consumiram ioimbina foram capazes de perder gordura corporal (em uma média de 1,8 pontos percentuais) sem perder músculos. Em comparação, o grupo do placebo não viu nenhum tipo de resultado significativo.

Nenhum dos grupos experimentou quaisquer efeitos colaterais negativos ao consumir ioimbina.



Ioimbina e o desempenho aprimorado

O consumo de suplementos que contenham ioimbina também pode ajudar a melhorar seu desempenho no treinamento.

Um estudo publicado no American Journal of Physiology com 20 ciclistas saudáveis ​​do sexo masculino mostrou que a ioimbina levou a melhorias em todos os aspectos de seu desempenho.

Esses parâmetros incluíam esforço, calorias queimadas, distância percorrida, velocidade e tempo de exercício. As melhorias no desempenho ocorreram após apenas uma dose oral de 5 miligramas.

Se você precisar de ajuda para fazer seu exercício diário, um suplemento pré-treino com ioimbina pode ser exatamente o que você precisa.



Como usar Ioimbina

Se você estiver interessado em um pré-treino que mulheres e homens possam usar que contenha ioimbina, é importante certificar-se de que você está usando um produto seguro e de alta qualidade - um que foi testado quanto à segurança e eficácia.

Como é um suplemento pré-treino, é melhor consumir Ioimbina entre 15 e 30 minutos antes do exercício. A ioimbina também funciona melhor quando consumida com o estômago vazio, pois a ingestão de alimentos desencadeia um aumento na insulina. Isso, por sua vez, pode atenuar os efeitos da ioimbina.

Comece com uma cápsula de 5mg antes dos treinos. Começar com uma dose conservadora o ajudará a evitar sentir-se nervoso ou ansioso (o que às vezes pode acontecer quando você consome estimulantes em excesso).



Veja como a Ioimbina funciona hoje

Quando você ouviu falar sobre ioimbina, você deve ter se perguntado: o que um composto da casca de uma planta poderia a oferecer em termos de perda de energia e gordura?

 Definitivamente, há muito poder em compostos de plantas.

Como você já sabe, Ioimbina é um pré-treino eficaz que mulheres e homens podem usar para ajudá-los em seus esforços de musculação e esportes. Você está interessado em experimentar?