O QUE SÃO VASODILATADORES E COMO FUNCIONAM?

Data: 21/06/2021

A busca por uma condição física mais saudável que ofereça disposição, resistência, energia e saúde para seu dia-a-dia tem sido um desejo presente nos dias de hoje. Mas, o que procuram mesmo com treinos pesados, musculação e alimentação balanceada, é um corpo definido, músculos visíveis e volumosos.

Se você procura esses resultados, além de treinos diários, uma dieta equilibrada consumindo alimentos com propriedades vasodilatadoras pode ajudá-lo, como: beterraba, chocolate amargo, alho, espinafre, guaraná, melancia, soja, aspargo, nozes, salsão, pimenta vermelha.

Mesmo assim, os resultados estão demorando para chegar, e, você deseja acelerar o processo, uma alternativa coadjuvante são os suplementos vasodilatadores que podem ajudá-lo a potencializar seus resultados.


O interesse pelo uso de suplementações mais saudáveis e naturais por praticantes de atividades físicas vem crescendo. Assim, entram em cena os suplementos vasodilatadores que são excelentes aliados para quem busca um corpo definido, músculos aparentes e treina pesado para isso.

Os suplementos vasodilatadores ajudam a melhorar o desempenho e aceleram os resultados esperados, aumentando a força e ganho de massa muscular.


Se desejar esta condição física, continue lendo para saber mais sobre estes suplementos, seus benefícios e como escolher o melhor vasodilatador de acordo com seu perfil.





O QUE SÃO VASODILATADORES?


Vasodilatadores são compostos de aminoácidos que provocam a produção de óxido nítrico pelo organismo - substância que tem a função de dilatar os vasos sanguíneos.

Os vasodilatadores relaxam os músculos lisos que revestem as paredes dos vasos sanguíneos, fazendo com que os vasos aumentem de diâmetro e permitam que o sangue flua mais facilmente.

Assim, com a dilatação dos vasos sanguíneos, aumenta o transporte de oxigênio, glicose, aminoácidos e diversos outros nutrientes pela circulação para o corpo.

Com um maior volume de sangue chegando aos músculos, há uma redução da fadiga, melhorando seu desempenho nos treinos, intensificando os exercícios, além de acelerar a recuperação pós-treino, favorecendo o ganho de massa muscular.





QUAIS SÃO OS COMPONENTES DOS VASODILATADORES?


Os Vasodilatadores apresentam alguns aminoácidos em suas composições, como a arginina e alanina. Estes aminoácidos possuem ação vasodilatadora, que aumentam o fluxo sanguíneo para a musculatura, melhorando o transporte de nutrientes e a contração muscular.





QUAIS OS BENEFÍCIOS DOS VASODILATADORES?


Para alcançar sua eficácia, o suplemento vasodilatador deve ser ingerido cerca de 30 minutos antes do treino. Desta forma, o vasodilatador é absorvido pelo organismo, aumenta os níveis de oxigênio e de nutrientes nos músculos, deixando-os mais nutridos, permitindo que treine por mais tempo antes de atingir a fadiga muscular.

Outro benefício oferecido pelo uso de vasodilatador é a redução do intervalo de descanso melhorando muito a performance física e potencializando os resultados.




Benefícios observados com o consumo de vasodilatadores como pré-treino são:


●     Maior vascularização (o tão desejado efeito de veias saltadas);

●     Mais resistência;

●     Aumento da força;

●     Efeito “pump”, isto é, a nutrição e oxigenação muscular continuam mesmo após o treino;

●     Aceleração da recuperação pós-treino;

●     Ganho rápido de massa muscular;

●     Hipertrofia muscular mais rápida.




QUAIS SÃO OS MELHORES VASODILATADORES?


Para obter os benefícios citados, o ideal é procurar por aqueles que potencializam a estimulação, síntese e manutenção do óxido nítrico no organismo.

Esses vasodilatadores são os mais utilizados por praticantes de treino pesado que buscam hipertrofia muscular e por fisiculturismo. Alguns exemplos de vasodilatadores extremamente eficazes são:

●      L-Arginina;

●      BCAA;

●      Tribulus terrestris;

●      TeaCrine




QUAIS SÃO OS EFEITOS COLATERAIS DOS VASODILATADORES?


Para evitar algum efeito colateral dos vasodilatadores, estes devem ser consumidos conforme recomendações do fabricante. Leia as orientações do rótulo e não exceda a dose.

O uso inadequado de vasodilatadores pode ocasionar a queda da pressão arterial, dores de cabeça, tontura, náuseas, erupções cutâneas, arritmia e retenção de líquido. Por isso, para consumi-lo, procure orientação do seu médico ou nutricionista. A dose ideal e o consumo vão depender da sua frequência e tipo de treino, sua alimentação e dos objetivos a serem alcançados.



Na BIOFASE você pode encontrar vasodilatadores e outros suplementos para melhorar sua performance na academia.

Visite nossa loja virtual e conheça nosso catálogo de produtos!


Sandra Bonfanti - Farmacêutica