O que são medicamentos manipulados?

Data: 20/10/2019 - Farmácia de Manipulação - Sobre a Biofase

Medicamentos manipulados são produzidos na farmácia de manipulação utilizando os mesmos principios ativos usados nos remédios industrializados. São medicamentos produzidos de forma personalizada para cada indivíduo.

O que são medicamentos manipulados?

O QUE VOCÊ SABE SOBRE MEDICAMENTOS MANIPULADOS?


Medicamentos manipulados também conhecidos como medicamentos magistrais, são preparados diretamente na farmácia, pelo profissional farmacêutico, a partir das fórmulas padronizadas e reconhecidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e estabelecem em detalhes sua composição, forma farmacêutica, posologia e modo de usar.



E você já se perguntou qual a diferença entre medicamentos manipulados e industrializados?


Ambos utilizam os mesmos princípios ativos, mas os medicamentos industrializados são feitos em alta escala e com dosagens padronizadas. Já os medicamentos manipulados atendem a uma prescrição personalizada e respeitando as particularidades do indivíduo.


Outro aspecto sobre os medicamentos manipulados é que seu prazo de validade é somente o do período de tratamento do paciente, pois é feito para atender aquelas necessidades específicas. A variação dos prazos de validade nas farmácias deve-se às técnicas utilizadas por cada uma.


Este tipo de medicamento é confiável e eficiente, ou seja, seus benefícios são os mesmos de um medicamento industrializado. Porém, como contém o princípio ativo em quantidades e formulações personalizadas para a pessoa que vai usar, atenua os indesejados efeitos colaterais e oferece mais assertividade no tratamento.


Os medicamentos manipulados pode ser feito sob diversas formas farmacêuticas: solução oral, envelope, cápsula, pó, chocolate, comprimido orodispersível, pastilha efervescente, bala de colágeno ou de qualquer forma de utilização, seja de uso interno ou externo. Por exemplo, um paciente que faz uso de várias cápsulas de uma vez, ele tomará apenas uma ou uma pessoa que tenha dificuldade para engolir, pode-se fazer na forma de xarope. O médico tem muita opção com a manipulação e com isso pode melhorar muito a adesão ao tratamento.



Quais as vantagens dos medicamentos manipulados?


As principais consistem em: medicamentos produzidos em doses adequadas, conforme as necessidades do paciente, como idade, peso, sexo e condição de saúde. Pode também ter formas farmacêuticas não disponíveis industrialmente, como xaropes sem açúcar para diabéticos ou formas líquidas específicas, além de medicamentos sem componentes prejudiciais a grupos especiais de usuários, como a lactose para pessoas com intolerância a esta substância, medicamentos sem corantes ou produtos sem fragrâncias para alérgicos.


E, mais, o medicamento manipulado por ser produzido na quantidade certa para o tratamento prescrito pelo seu médico, reduzindo desperdícios de medicamento, além de não poluir o ambiente com o descarte de medicamentos.

Mas, FIQUE ATENTO, ao buscar uma farmácia de manipulação, é necessário procurar uma farmácia que assim como a Biofase, que é de confiança e com profissionais farmacêuticos capacitados, além de ser associado a ANFARMAG.


Sandra Bonfanti - Farmacêutica


Fonte:

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução – RDC nº 67, de 8 de outubro de 2007. Regulamento Técnico que institui as Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para uso humano em farmácias. Diário Oficial da União, Brasília, nº 195.

FERREIRA, A. O.; Guia Prático da Farmácia Magistral. São Paulo: Pharmabooks Editora,

4ª ed, v.2, 673 p., 2011.