O QUE SÃO MEDICAMENTOS FLORAIS?

Data: 15/07/2021 - Florais e Homeopatia - Saúde

Atualmente as pessoas vêm buscando cada vez mais, formas simplificadas e não invasivas de tratamentos, através do consumo de medicamentos oriundos de produtos naturais, acreditando numa perspectiva naturalista de se fazer saúde.

O QUE SÃO MEDICAMENTOS FLORAIS?

No Brasil, as terapias complementares e integrativas como os medicamentos florais vêm se mostrado favoráveis como recursos terapêuticos efetivos, menos agressivos e economicamente mais acessíveis. E, ganham espaço dentro da medicina convencional através da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC), pela Portaria 97, em 03 de maio de 2006 e nº 1.600, de 17 de julho de 2006 do Ministério da Saúde. Você conhece medicamentos florais? Já usou algum medicamento floral? Vamos saber mais sobre os medicamentos florais e para que serve.



O QUE SÃO MEDICAMENTOS FLORAIS? 


As essências florais são remédios, na sua maioria, extraídos de flores silvestres, que foram especialmente selecionadas e que apresentam a propriedade de atuar sobre os estados emocional, espiritual, físico e mental das pessoas.


Esse conhecimento de preparo das essências florais foi sistematizado por um médico inglês chamado Dr.Edward Bach, e, que, estimulou a criação de outros sistemas florais, uma vez que se tornou possível fazer testes com flores de outros biomas para avaliação de seus efeitos.


O sistema de remédios florais de Bach é o mais conhecido e vendido no mundo, mas existem atualmente outras centenas, inclusive sistemas brasileiros. Outros sistemas florais que são bem conhecidos são os Californianos e os Florais Australiano.


O sistema de remédios florais de Bach é constituído por 38 essências mais um remédio emergencial, o Rescue Remedy, que é constituído por cinco dessas essências e serve para situações pontuais e de emergência. Cada uma dessas essências atua em estados emocionais e mentais específicos, sendo que 37 são extraídas de flores silvestres ou de árvores e apenas uma é extraída a partir de água de uma fonte natural que apresenta propriedades curativas.



COMO É O PREPARO DAS ESSÊNCIAS FLORAIS? 


As essências florais são basicamente extratos líquidos cuja preparação exige um controle cuidadoso. A preparação da maioria dos florais seguem a metodologia de Bach, que apresenta a água como veículo de extração das essências florais, na qual, lentamente, por meio da luz solar ou ebulição, são impressos os padrões energéticos sutis das flores correspondentes.


Existem dois métodos para a extração das essências das flores, o primeiro a partir da imersão das flores ou parte da planta selecionada em água e expostas ao sol por um período de quatro a cinco horas; o segundo recurso é pela ebulição por alguns minutos. Ao fim desse período, as flores são retiradas, após esses procedimentos, o resultado é a energia vital das flores concentradas no que o Bach denominou tintura mãe.


A preparação de frasco para estocagem da substância ocorrerá após a adição do brandy (conhaque), que servirá como conservante da solução ou vinagre de maçã para pessoas que não toleram o álcool ou possuam diabetes.


Os frascos diluídos contêm água mineral e brandy ou vinagre de maçã, caso a pessoa tenha intolerância ao vinagre de maçã, a glicerina também poderá ser utilizada. Os frascos deverão ser esterilizados, na cor âmbar com bulbo de látex e cânula de vidro


PARA QUE SERVE O MEDICAMENTOS FLORAIS? 


Os florais exercem o seu efeito tratando o indivíduo atuando diretamente no aspecto emocional e mental.

São remédios individualizados, e por mais que duas pessoas tenham o mesmo problema de saúde, como por exemplo, hipertensão, as essências florais indicadas não serão necessariamente as mesmas. O efeito dos florais não é a supressão dos aspectos mentais emocionais negativos, mas a sua transformação em aspectos positivos.


COMO AGEM OS MEDICAMENTOS FLORAIS? 


A ação das essências florais presentes no medicamento é de natureza bioenergética. Assim, as essências florais possuem uma conformação eletromagnética harmônica de suas partículas, característica das plantas, que ao entrar em contato com o campo eletromagnético desarmônico é capaz de harmonizá-lo, atuando através de ondas de energia sutil, equilibrando os fluxos de energia desses campos a que são designados.


Tal equilíbrio é obtido pelo fenômeno de ressonância vibracional, agindo provavelmente sobre o sistema límbico ou diretamente sobre o hipotálamo, causando a elevação da frequência energética, que quando lenta pode provocar alterações no sistema físico.


O medicamento floral não substitui os tratamentos médicos convencionais, mas atua como coadjuvante.


PARA QUEM É INDICADO O USO DE FLORAIS? 


Todo mundo pode se beneficiar dos florais, pois o medicamento floral atua sobre o estado emocional e o estado de espírito da pessoa, e não sobre a doença em si.


COMO O MODO DE USAR? 


A dosagem dos florais, assim como a duração do tratamento, varia de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Não é preciso receita médica, mas, para saber qual essência é indicada para você, consulte um terapeuta especializado De um modo geral, a recomendação é quatro gotas embaixo da língua, 4x ao dia.


ONDE COMPRAR OS MEDICAMENTOS FLORAIS? 

Na farmácia de manipulação BIOFASE (Loja física e virtual) você pode encontrar o medicamento floral que melhor atende suas necessidades. Acesse nosso catálogo de produtos.