O que são a Valeriana e a Passiflora? Para que servem? Quais benefícios?

Data: 08/04/2021 - Antidepressivos - Ansiedade

Como você está se sentindo nos últimos tempos? Percebe ansiedade, angústia, dificuldade para dormir, estresse diariamente? Temos uma solução natural e eficaz para ajudar com estes sintomas. Estamos falando da Valeriana e Passiflora. Continue lendo o conteúdo até o final e você saberá para que servem e quais seus benefícios à saúde.

O que são a Valeriana e a Passiflora? Para que servem? Quais benefícios?

A fitoterapia tem mostrado resultados positivos em casos de ansiedade, insônia, irritação, nervosismo com a vantagem de produzirem menores efeitos colaterais.


Uma opção bastante conhecida e utilizada são os fitoterápicos Valeriana + Passiflora. Um produto natural de origem vegetal, muitas vezes prescrito pelo médico como um tratamento alternativo.



Vamos conhecer estes dois Fitoterápicos e seus benefícios?

A Valeriana officinalis é uma planta herbácea muito utilizada sedativo leve, provocando diminuição do tempo para induzir o sono, menos movimentações ao dormir e é eficaz contra ansiedade e não tem contraindicações. Os efeitos adversos relatados foram: reações alérgicas, tontura, indisposição gastrintestinal, dor de cabeça.


A Passiflora incarnata vulgarmente conhecida como flor-da-paixão, maracujá, etc.,é muito utilizada no tratamento da ansiedade, por ter ação ansiolítica e agir como um depressor inespecífico do sistema nervoso central. Em seus constituintes é possível encontrar alcalóides, flavonóides, glicosídeos cianogênicos, fração de esteróides e saponinas. 


A partir do extrato seco da planta, geralmente suas folhas e partes áreas, pode-se ser aplicado como tintura e infusão.


A associação entre Valeriana + Passiflora é utilizada como alternativa para pessoas que buscam tranquilidade e bem-estar, pois o produto possui atividades de auxílio calmante, sedativa, ansiolítica e relaxante.



Para que serve a Valeriana + Passiflora?

A Valeriana auxilia no tratamento de insônia, taquicardia, fadiga e cefaléia de origem nervosa. Espasmos gastrintestinais, cólicas, dermatoses, eczemas, estresses.


A Passiflora incarnata atua como calmante, é recomendado para equilibrar a insônia e a ansiedade, reduzindo a atividade cerebral, ajudando a relaxar e a dormir melhor.



Quais as indicações terapêuticas da Valeriana + Passiflora?


Este produto é indicado no tratamento da ansiedade, insônia, irritabilidade e fadiga.







Quais as formas manipuladas da Valeriana + Passiflora?

Você encontra este fitoterápico no formato cápsulas.



Quais os efeitos adversos?

A valeriana apresenta potenciais interações com fármacos que também atuam no sistema nervoso central, pois podem causar potencialização ou redução dos efeitos sedativos destes fármacos.


A Passiflora incarnata com interação a outros medicamentos promovem ações depressoras inespecíficas do sistema nervoso central contribuindo, assim, para a ação sedativa e tranquilizante podendo interagir com drogas sedativas-hipnóticas e ansiolíticas aumentando a intensidade dos seus efeitos.



Contraindicações Valeriana + Passiflora

Não deverá ser utilizado junto a bebidas alcoólicas, devido potencializar seus efeitos. É contraindicado para pessoas com alergia aos componentes da fórmula e não deve ser consumido outros medicamentos calmantes, com efeito sedativo ou anti-histamínico. Este produto não deve ser utilizado por mulheres grávidas.



Onde comprar a Valeriana Passiflora?

Você pode comprar a Valeriana + Passiflora na Biofase, tanto na loja física como na loja virtual. A Biofase manipula com perfeição a dose certa da Valeriana e Passiflora, exclusivamente para você.



Referência

SANTANA, Gabriela S., SILVA, Alexsandro M. O uso de plantas medicinais no tratamento da ansiedade (2015). Disponível em: http://www.saocamilo-sp.br/novo/eventos-noticias/saf/2015/SAF009_15.pdf Acesso em: 21 mar. 2021.

ALMEIDA, Marlana Gomes de. Análise do tratamento farmacológico em pacientes com Ansiedade e distúrbios do sono com medicamentos ansiolíticos: Uma revisão de literatura Disponível em: http://131.0.244.66:8082/jspui/bitstream/123456789/587/1/TCC%20CD.pdf. Acesso em: 21 mar. 2021.


Sandra Bonfanti

Farmacêutica