A ansiedade e o sono são problemas comuns da população mundial e constituem motivo frequente de impacto na funcionalidade dos indivíduos. Leia mais!
Apesar da ansiedade ter o propósito de nos proteger dos perigos que ameaçam a nossa existência, é útil para a sobrevivência e desenvolvimento, desde que mantida em níveis suportáveis, quando atua como um estímulo à consciência, à vigilância e à ação. O grande problema quando passa a ser patológico.
O mesmo acontece com problemas com o sono, causando insônia frequente, comprometendo o bem-estar e qualidade nas atividades do cotidiano, deixando você com irritabilidade, cansaço e falta de concentração para realizar tarefas rotineiras.
Como uma forma de reduzir o consumo de medicamentos sintéticos que acarretam efeitos colaterais como dependência, tolerância, perda da memória em longo prazo, entre outros, os profissionais da saúde e a população procuram terapias alternativas ou complementares para tratamento da ansiedade e insônia.
Entre estes, o uso de plantas medicinais através dos medicamentos fitoterápicos, como a Valeriana, os quais vêm ganhando espaço para uso.
A Valeriana é uma planta herbácea pertencente à família Valerianaceae, é uma opção de medicamento fitoterápico utilizada como indicação na atividade ansiolítica e sedativa, atuando na indução do sono e redução da tensão nervosa.
A Valeriana é nativa da Europa e do norte da Ásia, porém amplamente distribuída pelo planeta, portanto encontrada também nas Américas.
Vamos conhecer para que serve, benefícios e efeitos adversos da Valeriana?
O tratamento com a Valeriana promove melhora nos níveis de ansiedade, ação indutora do sono, tensão, irritabilidade, como também em distúrbios gastrintestinais.
Valeriana pode interagir com diversos fármacos amplamente utilizados, tais como benzodiazepínicos, relaxantes musculares, hipoglicemiantes, anticoagulantes orais, havendo necessidade de acompanhamento clínico dos pacientes.
Este produto não deve ser utilizado por mulheres grávidas, pessoas que possuem alergias respiratórias e crianças menores de três anos. Este medicamento não deve ser utilizado sem orientação médica
Os extratos de Valeriana são considerados uma medicação segura, porque produzem pouco ou nenhum efeito colateral. As reações adversas relatadas pelo uso da Valeriana são ocasionais, sendo citada a queimação retroesternal, dispepsia, diarreia e reações alérgicas cutâneas.
Em pessoas suscetíveis, muito raramente, podem ocorrer efeitos similares aos da cafeína, como taquicardia e insônia, que desaparecem quando a medicação é interrompida.
Você pode encontrar Valeriana na Biofase que é uma das mais conceituadas Farmácias de Manipulação no Estado de Santa Catarina, e, também na loja virtual. Se você tiver qualquer dúvida, estaremos à disposição para atendê-lo.
BISSOLI, Jaqueline Ribeiro. Aspectos químicos e farmacológicos do medicamento fitoterápico Valeriana officinalis L. (2013). Disponível em: http://repositorio.faema.edu.br/bitstream/123456789/304/1/BISSOLI%2c%20J.%20R.%20-%20ASPECTOS%20QU%c3%8dMICOS%20E%20FARMACOL%c3%93GICOS%20DO%20MEDICAMENTO%20FITOTER%c3%81PICO%20Valeriana%20officinalis%20L..pdf.
SILVA, Michely Glenda Pereira da; SILVA, Micaely Monize Pereira da. Avaliação do uso de fitoterápicos em distúrbios psiquiátricos (2018). Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/4951/pdf.
Sandra Bonfanti
Farmacêutica