O QUE É VALERIANA, PARA QUEM É INDICADO E ONDE COMPRAR?

Data: 21/01/2021 - Ansiedade - Antidepressivos - Sono - Digestão

A ansiedade e o sono são problemas comuns da população mundial e constituem motivo frequente de impacto na funcionalidade dos indivíduos. Leia mais!

O QUE É VALERIANA, PARA QUEM É INDICADO E ONDE COMPRAR?

Apesar da ansiedade ter o propósito de nos proteger dos perigos que ameaçam a nossa existência, é útil para a sobrevivência e desenvolvimento, desde que mantida em níveis suportáveis, quando atua como um estímulo à consciência, à vigilância e à ação. O grande problema quando passa a ser patológico.

 

O mesmo acontece com problemas com o sono, causando insônia frequente, comprometendo o bem-estar e qualidade nas atividades do cotidiano, deixando você com irritabilidade, cansaço e falta de concentração para realizar tarefas rotineiras.

 

Como uma forma de reduzir o consumo de medicamentos sintéticos que acarretam efeitos colaterais como dependência, tolerância, perda da memória em longo prazo, entre outros, os profissionais da saúde e a população procuram terapias alternativas ou complementares para tratamento da ansiedade e insônia. 


Entre estes, o uso de plantas medicinais através dos medicamentos fitoterápicos, como a Valeriana, os quais vêm ganhando espaço para uso.




Valeriana, o que é?

 

A Valeriana é uma planta herbácea pertencente à família Valerianaceae, é uma opção de medicamento fitoterápico utilizada como indicação na atividade ansiolítica e sedativa, atuando na indução do sono e redução da tensão nervosa.

 

A Valeriana é nativa da Europa e do norte da Ásia, porém amplamente distribuída pelo planeta, portanto encontrada também nas Américas.

 

Vamos conhecer para que serve, benefícios e efeitos adversos da Valeriana?




Para que serve a Valeriana?

O tratamento com a Valeriana promove melhora nos níveis de ansiedade, ação indutora do sono, tensão, irritabilidade, como também em distúrbios gastrintestinais.