O QUE É ALCACHOFRA E ONDE COMPRAR?

Data: 21/01/2021 - Metabolismo - Digestão - Emagrecimento

Com certeza você já ouviu falar da Alcachofra ou alguém próximo a você fez uso para aliviar sintomas de indigestão. A Alcachofra é uma das plantas medicinais com maior número de produtos farmacêuticos comercializados e seu uso acontece no Brasil e no mundo para fins medicinais e alimentícios.

O QUE É ALCACHOFRA E ONDE COMPRAR?

Como medicamento fitoterápico, a Alcachofra é obtida a partir de extratos derivados desta planta e utilizados para fins medicinais devido suas propriedades benéficas ao sistema gastrointestinal, hepático e cardíaco.


Para fins alimentícios, a Alcachofra tem como parte mais saborosa o miolo encontrado em sua flor, bastante usado na produção de conservas e para a preparação de vários pratos. Das pétalas, come-se a parte mais carnuda, e os talos também podem ser aproveitados.


A Alcachofra tem vários tipos de formulações farmacêuticas: comprimidos, solução oral, cápsulas, drágea e tintura, sendo a formulação mais utilizada em cápsulas.


Aqui, vamos conhecer um pouco sobre a Alcachofra, e sua utilização para o tratamento de problemas gastrointestinais, hipercolesterolemia (aumento da concentração de colesterol no sangue), e problemas do fígado, ressaltando-se a importância de consultar um profissional da área da saúde antes de adquirir este medicação.



 ALCACHOFRA, O QUE É?

Cynara scolymus, popularmente conhecida como alcachofra, pertence à família Astreaceae. É uma planta originária do norte da África, e que cresce no Brasil em regiões de clima subtropical, como nas regiões serranas.

Os principais componentes químicos da Cynara scolymus são: flavonóides (cinarosídeo e escolimosídeo), taninos, potássio, sódio, cálcio, ferro, magnésio, ácidos (salicílico, fosfórico, caféico), pectina, inulina, glicosídeos, esteróides e terpenos. 

Os compostos responsáveis pela ação colerética e antilipêmica da planta são o ácido caféico e os heterosídeos de ácidos fenólicos, o ácido clorogênico e a cinarina.



Para que serve a Alcachofra?

São anti-inflamatórios, diuréticos, antiespasmódicos, melhoram o fluxo coronariano além de serem hepatoprotetores, ainda apresenta atividade hipoglicemiante semelhante aos medicamentos. Fortalece vasos capilares e estabiliza o endotélio vascular. 

Extratos de alcachofra também podem aumentar a excreção do colesterol biliar como resultado da influência colerética, ambos os mecanismos podem contribuir para a redução dos níveis de colesterol no sangue.

A cinarina é relatada como princípio ativo da planta e atua como hepatoprotetor. É a cinarina que confere sabor amargo à alcachofra. Devido aos seus constituintes, a C. scolymus possui qualidades nutracêuticas (100 gramas de alcachofra se encontram vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, sódio e ferro), podendo ser indicada como suplemento nutricional devido à grande quantidade de sais minerais. As folhas são ricas em ferro, com possibilidade de atuar na anemia, e manganês que possui ação antioxidante.