O QUE A FALTA DE VITAMINA B PODE FAZER?

Data: 18/09/2021 - Saúde - Farmácia de Manipulação - Imunidade

Cada vitamina desempenha uma função no organismo assim como sua carência causa um problema relativo a esta função. Aqui, vamos apresentar os principais aspectos relacionados às vitaminas do complexo B, que são responsáveis por desempenhar uma importante função no organismo humano, auxiliando na manutenção da saúde como um todo.

O QUE A FALTA DE VITAMINA B PODE FAZER?

A população, nos últimos tempos, tem-se preocupado com a qualidade dos alimentos consumidos, tanto em relação ao seu aspecto nutricional quanto aos possíveis efeitos maléficos que possam afetar diretamente a qualidade de vida. 


Um dos fatores mais importante em alimentos se refere ao aspecto relacionado a vitaminas. As vitaminas são elementos essenciais necessários em pequenas quantidades pelo organismo, pois o mesmo não consegue produzir, sendo necessária uma fonte externa para suprir as necessidades do organismo. Estas fontes podem ser produtos de origem animal ou vegetal. 


Cada vitamina desempenha uma função no organismo assim como sua carência causa um problema relativo a esta função

Aqui, vamos apresentar os principais aspectos relacionados às vitaminas do complexo B, que são responsáveis por desempenhar uma importante função no organismo humano, auxiliando na manutenção da saúde como um todo. 


Essas vitaminas são essenciais no processo de transformação dos alimentos que ingerimos em energia, pois auxiliam no metabolismo dos nutrientes presentes neles. 


As vitaminas do complexo B são um grupo de vitaminas hidrossolúveis (solúveis em água), que, geralmente, atuam como coenzimas (substância necessária ao funcionamento de certas enzimas).


Essas vitaminas, devem ser incluídas em nossa dieta, e sua carência pode causar problemas de saúde.

As vitaminas do complexo B são compostas por 8 tipos e apresentam uma numeração e um nome específico.

 

São elas: vitamina B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina).



QUAIS OS BENEFÍCIOS E ALIMENTOS FONTES DE CADA VITAMINA B?


As vitaminas do complexo B são adquiridas através da ingestão de alimentos pela dieta, considerando que o organismo não pode produzi-la sozinha. 


As vitaminas do complexo B no organismo defendem de doenças e problemas como: cansaço, irritabilidade, inflamação na boca e na língua, formigamento nos pés, dor de cabeça, anemia, alergias de pele, diarreia, gases, demência e depressão.


Vamos conhecer os 8 tipos que fazem parte do complexo B. Os alimentos ricos em vitamina devem ser consumidos de forma equilibrada e com auxílio de profissional de nutrição. 


Vitamina B1 (Tiamina): encontrada no amendoim, laranja, carne suína e gérmen do trigo. A absorção da vitamina B1 é diminuída pelo consumo de álcool, oxidação, radiação, calor, moagem e refinamento no caso dos grãos. Tal vitamina pode ter sua absorção prejudicada ao consumirem-se alimentos como açúcar, bebida alcoólica, ingestão de cafeína e também com a baixa ingestão de ácido fólico 


Vitamina B2 (Riboflavina): encontrada em laticínios, vísceras (principalmente fígado e rins), cereais, carnes magras, peixes, ovos, brócolis e folhas verdes. É fundamental para as reações químicas do metabolismo, formação de células vermelhas do sangue e está envolvida na ativação da vitamina B6 e produção de glicose pelo organismo. A ingestão de álcool interfere em sua absorção. A falta de vitamina B2 geralmente está relacionada à desnutrição, além de possuir fatores relacionados a problemas com as bactérias do intestino e hipotireoidismo. 


Vitamina B3 (Niacina): encontrada em carnes vermelhas, aves, peixes, amendoim, fígado, leveduras, sementes e cereais. Sua principal função é de produção de energia a partir de radicais livres produzidos a todo momento por fatores internos e externos, como o estresse.


Vitamina B5 (Ácido pantotênico): encontrada principalmente no fígado, coração, cogumelos, abacate, brócolis, gema de ovo, leveduras, cereais integrais e legumes. A deficiência dessa vitamina é rara, geralmente associada à desnutrição grave. 


Vitamina B6 (Piridoxina): encontrada no amendoim, gema de ovo, banana, abacate, carnes, fígado, nozes, cereais integrais. O metabolismo da B6 depende da presença de B2. 


Vitamina B7 (Biotina): encontrada no amendoim, avelã, amêndoa, farelo de aveia, ovo, pão integral e leite integral. É fundamental para o metabolismo do ácido fólico, vitamina B5 (ácido pantotênico) e B12.


Vitamina B9 (Ácido fólico): encontrada em vegetais verdes, carnes, peixes, legumes, cereais fortificados, nozes, leguminosas e grãos. Elas não se mantêm quando expostas a altas temperaturas e devido a este fato a cocção reduz sua quantidade no alimento. 


Vitamina B12 (cobalamina): encontrada em proteínas de origem animal como leite, carnes e ovos (menor absorção. Tem como principal função o funcionamento normal do metabolismo de todas as células. A cobalamina atua em conjunto com outras vitaminas do complexo B garantindo a produção dos glóbulos vermelhos e proporcionando auxílio juntamente com o ferro na produção da proteína transportadora de O2 (hemoglobina). A carência nutricional da vitamina B12 (cobalamina) ocorre muitas vezes na população de idosos.



QUAIS OS SINAIS E SINTOMAS DA FALTA DE VITAMINA B?


O complexo B é essencial para manter a saúde do sistema imunológico e neurológico. Por isso, fique atento alguns sintomas que podem sinalizar falta de vitamina do complexo B:


➢ Dor abdominal

➢ Diarreia

➢ Gases

➢ Perda de peso

➢ Sonolência

➢ Cansaço fácil (sintoma mais comum)

➢ Dor de cabeça

➢ Alergia na pele

➢ Perda de apetite

➢ Alteração do sono

➢ Dormência nas pernas e pés

➢ Tremores



QUAIS AS ALTERNATIVAS DE REPOSIÇÃO DESSAS VITAMINAS?