O QUE A FALTA DE VITAMINA A PODE FAZER?

Data: 20/09/2021 - Saúde

Quais alimentos são ricos em vitamina A? Só através da alimentação consigo repor a quantidade diária necessária ou preciso suplementar? Se o assunto te chamou atenção, continue lendo o post até o final e fique sabendo tudo sobre a Vitamina A.

O QUE A FALTA DE VITAMINA A PODE FAZER?

As vitaminas são compostos orgânicos solicitados em pequenas quantidades e essenciais para o adequado funcionamento do corpo humano. Esses compostos possuem importantes funções fisiológicas e bioquímicas, e estão distribuídos nos

alimentos.

O termo vitamina A se refere a um grupo de retinóides, é um micronutriente considerado essencial, ou seja, não pode ser sintetizado pelo corpo humano e deve ser obtido por meio da dieta.



Pensando nisso, o que a falta de vitamina A pode fazer? Qual sua importância no organismo? 



QUAIS OS BENEFÍCIOS DA VITAMINA A PARA O CORPO? 


A Vitamina A é essencial ao crescimento e desenvolvimento do ser humano. Atua também na manutenção da visão, no funcionamento adequado do sistema imunológico (defesa do organismo contra doenças, em especial as infecciosas), mantém saudáveis as mucosas (cobertura interna do corpo que recobre alguns órgãos como nariz, garganta, boca, olhos, estômago) que também atuam como barreiras de proteção contra infecções. 


A Vitamina A age como antioxidante (combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento e estão associados a algumas doenças). Porém, recomenda-se cautela no uso de vitamina A, uma vez que, em excesso, ela também é prejudicial ao organismo



QUAIS OS SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA DE VITAMINA A? 


➢ Cegueira noturna onde não consegue boa adaptação visual em ambientes pouco iluminados;

➢ Os olhos, a pele e outros tecidos ficam secos e lesionados, e infecções se desenvolvem com mais frequência.

➢ Infecções frequentes podem indicar carência, pois a falta de Vitamina A reduz a capacidade do organismo de se defender das doenças.

➢ A pele fica seca e escamosa, e o revestimento dos pulmões, do intestino e do trato urinário engrossa e endurece.

➢ O sistema imunológico não funciona normalmente, aumentando a probabilidade de infecções, especialmente em bebês e crianças.

➢ O crescimento e o desenvolvimento das crianças podem ser mais lentos. 



QUAIS AS CAUSAS DA CARÊNCIA DE VITAMINA A? 


➢ Consumo insuficiente de alimentos ricos em vitamina A;

➢ Consumo insuficiente de alimentos que contêm gordura: o organismo necessita de uma quantidade de gordura proveniente dos alimentos para manter diversas funções essenciais ao seu bom funcionamento. Uma delas é permitir a absorção de algumas vitaminas, chamadas lipossolúveis (Vitaminas A, D, E e K);

➢ infecções frequentes: as infecções que acometem as crianças levam a uma diminuição do apetite: a criança passa a ingerir menos alimentos podendo surgir uma deficiência de Vitamina A. Além disso, a infecção faz com que as necessidades orgânicas de Vitamina A sejam mais altas, levando a redução dos estoques no organismo e desencadeando ou agravando o estado nutricional. 



QUAIS AS PRINCIPAIS FONTES ALIMENTARES DE VITAMINA A? 


A vitamina A é encontrada em alimentos de origem animal: vísceras (principalmente fígado), gemas de ovos e leite integral e seus derivados (manteiga e queijo).


Os vegetais são fontes de vitamina A sob a forma de carotenóides (precursores de vitamina) os quais, no organismo, se converterão em vitamina A. Em geral, frutas e legumes amarelos e alaranjados e vegetais verde-escuros são ricos em carotenóides: manga, mamão, cajá, caju maduro, goiaba vermelha, abóbora/jerimum, cenoura, acelga, espinafre, chicória, couve, salsa etc.

Óleos: dendê, buriti, pequi, pupunha, tucumã. 



COMO IDENTIFICAR A DEFICIÊNCIA DE VITAMINA A? 


➢ O diagnóstico é feito pelo médico através de avaliação clínica e laboratorial (exames de sangue)

➢ Melhora dos sintomas quando são administrados suplementos de vitamina A



QUAL TRATAMENTO O ALTERNATIVO?