O FARMACÊUTICO MAGISTRAL

Data: 18/11/2019 |

O que é um farmacêutico magistral? Quais as funções de um farmacêutico magistral? veja as respostas a estas perguntas e muito mais neste post especial da Farmácia Biofase! Clique e confira!

O FARMACÊUTICO MAGISTRAL

Farmacêutico de farmácia de manipulação


É o farmacêutico especializado em preparação de fórmulas individualizadas na farmácia e o seu papel, pelo meio do conhecimento das doenças, dos recursos farmacotécnicos (técnica de preparo de fórmulas), dos fármacos, da garantia da qualidade, principalmente, deve estar apto a elaborar e propor soluções em medicamentos ajustados às necessidades individuais dos pacientes, oferecendo tratamentos personalizados.



Funções do Farmacêutico Magistral


Cabe ao farmacêutico magistral à responsabilidade em garantir tecnicamente, tanto ao cliente como ao médico, a preparação dos produtos farmacêuticos personalizados, priorizando que sejam manipulados com total qualidade e segurança.

Isto garante ao médico que seus pacientes, terão sempre um atendimento adequado ao diagnóstico.


Além disso, o FARMACÊUTICO MAGISTRAL, respeitando as normas de Boas Práticas de Manipulação (publicada por autoridades sanitárias – Anvisa), produz medicamentos que têm o diferencial de oferecer um produto de forma individualizada, na dose, na forma farmacêutica, preparando a quantidade necessária ao tratamento do paciente, evitando assim sobras de medicamentos.

O farmacêutico magistral também atua no controle de qualidade das matérias-primas e realiza assistência farmacêutica, repassando informações técnicas aos usuários de medicamentos e prescritores, como o modo de usar, reações adversas possíveis durante o uso e cuidados especiais com o medicamento.


Sandra Bonfanti

Farmacêutica