MULTIVITAMINICOS REALMENTE FUNCIONAM?

Data: 21/06/2021 - Antioxidantes - Imunidade - Cabelo, Pele e Unhas - Metabolismo - Memória - Colesterol - Energia - Envelhecimento

A suplementação de algumas vitaminas atualmente tem sido necessária para o devido funcionamento do organismo. A carência ou a quantidade insatisfatória das vitaminas essenciais na alimentação em grande parte da população pode acarretar prejuízos funcionais de curto e longo prazo.

MULTIVITAMINICOS REALMENTE FUNCIONAM?

Os suplementos alimentares foram elaborados para complementar a alimentação e assim promover uma reposição de nutrientes que muitas vezes se encontram em déficit no organismo.


Em qualquer fase da vida, devido a vários fatores, tanto biológicos como sociais, o organismo não recebe as quantidades necessárias dos compostos que lhe são essenciais. Daí ser importante uma suplementação alimentar de multivitamínicos para suprir essa falha e permitir que o organismo mantenha as suas funções normais.


Vale destacar que o nosso corpo possui uma quantidade limite diária de nutrientes que são absorvidos e utilizados de maneira correta. Consumir uma quantidade diária acima do valor máximo, sem que a pessoa tenha uma doença que leve à deficiência vitamínica, pode causar problemas.

Por tratar-se de uma forma suplementar, ou seja, auxiliar a alimentação, entende-se que o corpo não está conseguindo atingir as necessidades diárias de nutrientes.


Mas, como vou saber disso? Apenas com avaliação médica ou nutricional. Ou quando você sabe que tem uma alimentação inadequada, ingerindo alimentos processados, fast food diariamente. 


Atenção!! Os suplementos alimentares são aliados para fornecer nutrientes e complementar uma alimentação saudável. Por isso, é fundamental maior consciência e segurança no uso. Estes produtos, além de variadíssimos, existem para os mais diversos fins.

São formulações de venda livre, e, não se pode deduzir que são produtos livres de complicações.


Por isso, não há dúvida que a melhor forma de obter quantidades adequadas destas substâncias é através da dieta e de bons hábitos. Mas, quando isso não é possível, em caso de carências, o profissional de saúde pode prescrever exames e suplementos para corrigi-la.



O QUE É MULTIVITAMÍNICO?


O Multivitamínico é um suplemento alimentar composto por diversas vitaminas e minerais, que podem fornecer a nutrição diária exigida pelo corpo humano, quando for constatada carência de algum nutriente.

Os suplementos multivitamínicos são componentes de alimentos que são utilizados por via oral com o objetivo de complementar uma determinada deficiência dietética. Eles podem ser compostos de vitaminas, minerais, produtos herbais, extratos de tecidos, proteínas e aminoácidos, ou combinações de qualquer destes elementos.

Consulte o seu médico ou nutricionista para encontrar o multivitamínico que melhor se adapta à sua vida e necessidades.