MUITO SOL PODE CAUSAR PROBLEMAS?

Data: 07/03/2021 - Cabelo, Pele e Unhas - Saúde da Pele

Todos curtem tomar sol no verão, seja na praia, na piscina e nas cachoeiras para alcançar aquele bronzeado. Embora tomar sol seja indispensável para o nosso corpo sintetizar vitamina D, a exposição excessiva pode acarretar problemas indesejáveis e nocivos à pele, desde acne até câncer de pele.

MUITO SOL PODE CAUSAR PROBLEMAS?

Os efeitos do sol sobre o ser humano irão depender das características individuais da pele exposta, intensidade, frequência e tempo de exposição, período do dia, condições climáticas, estação do ano e localização geográfica.


A pele é o maior órgão do corpo humano e a que mais sofre com a exposição ao sol em excesso, exigindo cuidados básicos que vão desde a proteção física por meio do uso de roupas, bonés, óculos de sol e chapéus, até o uso de formulações cosméticas contendo filtro solar.


O sol emite a radiação ultravioleta UVA e UVB que em excesso causam danos à pele, sendo a responsável pela ocorrência das reações fotoquímicas que estimulam a produção de melanina, podendo causar fotoenvelhecimento, inflamações e queimaduras.



QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PROBLEMAS NA PELE QUE O SOL PODE CAUSAR?