MINOXIDIL, COMO ELE FUNCIONA? TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ESSE MEDICAMENTO.

Data: 04/12/2021

O cabelo possui fundamental importância na imagem das pessoas. Porém, existem algumas disfunções que acometem o embelezamento e a saúde deste, como a queda capilar.

O Minoxidil é um medicamento conhecido por quem sofre com a queda de cabelo. Porém, o Minoxidil inicialmente era destinado para tratar a hipertensão, já que atua no organismo dilatando os vasos sanguíneos e fazendo com que a quantidade de sangue que chega ao coração seja maior. Assim, diminuindo os riscos de infarto.


Mas, aqui vamos falar sobre o Minoxidil usado para promover o crescimento capilar. Isso mesmo. E, como um medicamento usado para hipertensão promove o crescimento capilar? Este é o efeito ocasionado pelo Minoxidil com sua ação de vasodilatação dos vasos sanguíneos e melhora da circulação sanguínea, levando ao aumento do folículo capilar e consequentemente crescimento dos cabelos.





O QUE É MINOXIDIL?


O Minoxidil é um medicamento de uso tópico ou oral que propicia o crescimento capilar, deixando os cabelos mais fortes, grossos e uniformes. 





COMO É FEITO O TRATAMENTO COM MINOXIDIL?


O tratamento com Minoxidil depende do histórico de queda capilar de cada pessoa, pois isso irá influenciar na concentração do Minoxidil, que pode ser de 2 a 5%. É fundamental a consulta com um dermatologista para uma análise capilar.

A aplicação é feita no couro cabeludo por meio de gotas ou spray, e o medicamento deve ser usado pelo menos 2 vezes ao dia.

Alguns especialistas recomendam o Minoxidil oral em quadros específicos.





QUEM PODE USAR MINOXIDIL?


Ainda que seja mais comum o uso do medicamento em homens no Brasil, ele também pode ser usado por mulheres.


No caso dos homens, o medicamento se mostra eficiente nos casos de calvície, alopecia areata, eflúvio telógeno, tricotilomania, para acelerar o crescimento natural dos cabelos e para evitar ou ajudar no tratamento de queda de cabelo.

Atenção: recomenda-se o tratamento com Minoxidil em homens mais jovens (em geral com menos de 40 anos de idade) e apresentando os primeiros sinais de calvície. Em homens completamente carecas o tratamento não tem efeito.





O QUE O MINOXIDIL FAZ?


O Minoxidil como um vasodilatador, aumenta o tamanho dos folículos capilares e a circulação sanguínea no local onde é aplicado, assegurando que os folículos capilares fiquem mais ricos em nutrição e tenham também um aumento de oxigênio, estimulando e prolongando a fase do crescimento do cabelo.





COMO USAR O MINOXIDIL?


Como aplicar minoxidil no couro cabeludo? Aqui estão algumas dicas que você pode seguir:


Assegure-se de que seu cabelo e couro cabeludo estejam secos.

Se usar o conta-gotas, preencha o conta-gotas até a marca indicada na bula, e em seguida aplique a dose na região afetada de seu couro cabeludo.

Se usar o spray, divida seu cabelo para mostrar a área afetada de seu couro cabeludo, segure o spray a uma distância de 1 a 2 mm do couro cabeludo e pulverize 1ml da solução duas vezes.

Evite molhar seu cabelo por pelo menos quatro horas após a aplicação.

Aplique duas vezes ao dia. O tratamento geralmente leva de 2 a 3 meses para mostrar resultados.





MINOXIDIL TEM CONTRAINDICAÇÃO?


Minoxidil pode ser contraindicado para algumas pessoas como:


●     Não tem um histórico familiar de queda de cabelo;

●     Queda de cabelo aparece de repente e cai em manchas.

●     Tem menos de 18 anos de idade.

●     Couro cabeludo vermelho, comichão, infectado ou doloroso de tocar.

●     Queda de cabelo causada por produtos para o cabelo, produtos químicos ou métodos de tratamento do cabelo, como o cultivo de milho.

●     Queda de cabelo é causada por doença da tireóide ou alopecia areata, deficiências nutricionais, cicatrizes no couro cabeludo ou medicamentos e tratamentos (como a quimioterapia).


Se você tem doença cardíaca, consulte seu médico antes de começar o tratamento.





QUAIS OS EFEITOS COLATERAIS DE MINOXIDIL?


Os efeitos colaterais do Minoxidil dependem da pele de cada pessoa, dosagem e absorção do medicamento. Assim, alguns dos possíveis efeitos observados são:


●     Coceira ou irritação cutânea;

●     Acne no local de aplicação;

●     Queimadura do couro cabeludo;

●     Aumento da queda do cabelo;

●     Inflamação ou dor na raiz do cabelo

●     Inchaço da face





QUAIS OS FORMATOS DE MINOXIDIL?


É possível encontrá-lo em diversos formatos e concentrações, sendo as mais comuns, as de 2%, 5% e 10%, de forma que estudos já mostraram um resultado mais efetivo da fórmula de 5% se comparada à de 2%, além deste ser considerado a ideal.


Você pode encontrar o minoxidil: loção capilar, gel e espuma. Além destas, a prescrição do medicamento em comprimido, mas ele só pode ser comprado com receita médica, sendo necessário acompanhamento médico.




ONDE COMPRAR MINOXIDIL?


A Biofase manipula com perfeição a dose certa da Solução Capilar Minoxidil, exclusivamente para você. Trabalhamos com respeito, qualidade, comprometimento, ética, transparência e responsabilidade. Se você tiver qualquer dúvida, estaremos à disposição para atendê-lo.


Na Biofase, você encontra as melhores opções de Minoxidil para cabelos, barbas e sobrancelhas, CLIQUE AQUI e saiba mais



Referência

RIBEIRO, Gabriella Nayanne; ALMEIDA, Juliane Silva de. Abordagem do tratamento da alopecia areata através do microagulhamento isolado associado ao minoxidil (2020).


Sandra Bonfanti

Farmacêutica