MEDICAMENTOS NATURAIS PARA DIMINUIR O COLESTEROL

Data: 07/03/2021 | Saúde Cardiovascular Colesterol

Na consulta ao médico, você escuta: Tem que controlar o colesterol! Daí, já deduzimos que teremos que tirar alguns alimentos – geralmente aqueles que mais apreciamos, introduzir outros e buscar uma alimentação equilibrada. Não é? Se este tema lhe chamou atenção... continue lendo até o final. Fica atento às dicas que serão apresentadas.

Vamos lá. O tratamento para baixar o colesterol ruim (LDL) no sangue, acontece através do consumo de alimentos ricos em fibras, ômega-3 e antioxidantes, prática de atividade física regular e evitar o consumo de alimentos industrializados, ricos em gordura e açúcar.


Você sabia que cerca de 30% do colesterol no corpo humano vem da dieta, o restante é produzido pelo próprio organismo.


Mas, o que é o colesterol?

O colesterol é uma substância gordurosa, que pode alojar-se nas veias e artérias do corpo, impedindo o devido fluxo sanguíneo e contribuindo para o estreitamento das artérias, pois, não se dissolve no sangue. O colesterol elevado no sangue pode provocar pressão alta, ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais.


O HDL é considerado o 'bom colesterol' porque ajuda na eliminação do colesterol LDL, ou 'colesterol mau' do sangue. Já o LDL ajuda a gordura a entrar nas células e a acumular-se nas artérias.


Mesmo o colesterol sendo importante para o nosso organismo, o excesso pode ser muito prejudicial, pois é fator de risco para diversas doenças cardiovasculares como o desenvolvimento da aterosclerose, que atinge principalmente artérias do coração e cérebro causando infarto e derrame.


Quando é necessário um controle mais rápido devido à dificuldade de equilibrar o colesterol LDL, o médico prescreve medicação convencional e orienta a mudança do estilo de vida.


Como saber se estou com o colesterol elevado?

Para saber como está seu colesterol é necessária uma visita ao médico. O profissional solicitará um exame de sangue que pode detectar os níveis de colesterol total no sangue, colesterol de alta intensidade (HDL) e os de baixa intensidade (LDL).


O que posso fazer para baixar o colesterol ruim (LDL) e melhorar o colesterol bom (HDL)?

Você pode começar implementando bons hábitos e mudança no estilo de vida que ajudarão a manter as taxas de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL) em perfeito equilíbrio, atenuando riscos para a saúde como infarto, derrame cerebral e doenças cardiovasculares.


  • Alimentação saudável - diminuir o consumo de gorduras saturadas presentes na carne vermelha, ovos, produtos lácteos e alguns óleos vegetais, como o de coco, palma e manteiga de cacau e evitar gorduras trans – sem valor nutritivo (biscoitos, margarina, salgadinhos, batata frita, sorvetes).
  • Prática regular de exercícios físicos, pois adultos fisicamente ativos apresentam maior concentração plasmática de HDL colesterol, menor concentração de LDL colesterol e triglicérides quando comparados àqueles sedentários;
  •  Faça seu check-up periodicamente;
  •  Evite fumar, ele lesa a parede dos vasos sanguíneos;
  •  Hidratação
  • Sono reparador.


Tem produtos naturais que auxiliam no controle do colesterol LDL?

Existem produtos naturais que auxiliam no combate da absorção de substâncias gordurosas, reduzindo o colesterol LDL (colesterol ruim). Alguns produtos como: alcachofra, Ômega 3, fosfolipídeos do Caviar podem auxiliar no controle do colesterol.


Onde comprar os produtos naturais para controle do colesterol LDL?

Você pode encontrar produtos naturais que auxiliam no controle do Colesterol LDL na Biofase, que é uma das mais conceituadas Farmácias de Manipulação no Estado de Santa Catarina, e, também na loja virtual.

Se você tiver qualquer dúvida, estaremos à disposição para atendê-lo.


Referência

GUERRA, Reinaldo Rafael Santana. Prevalência de Níveis Elevados de Colesterol Total e Triglicérides em Paciente com Hipertensão Arterial na Área de abrangência da equipe de saúde da família Capim Roxo no município de Caparaó-Minas Gerais (2016). Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/reinaldo-rafael-santana-guerra.pdf. Acesso em 27 fev.2021.

 

 Sandra Bonfanti

 Farmacêutica