MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS

Data: 10/01/2022

A homeopatia é uma prática de saúde secular, que se apresenta fundamentada em quatro pilares singulares: princípio da similitude, experimentação no homem sadio, doses mínimas e medicamento único.

Nenhuma outra prática médica, que se tem conhecimento até os dias atuais, apresenta um ou mais destes princípios como fundamentação, sendo estes os pontos que diferenciam a homeopatia das demais práticas de saúde.


Vale mencionar que o conceito homeopático de doença afirma o adoecer como um desequilíbrio da força vital - eixo psico-neuro-endócrinoimunitário, que se manifesta através de uma série de sinais e sintomas, observados por nossos sentidos. Eliminar esse conjunto de sinais e sintomas seria equilibrar novamente o organismo levando-o, portanto, à cura.


A Homeopatia é um sistema terapêutico que visa o indivíduo como um sistema integrado e harmônico, portanto, para restabelecimento do estado de saúde, é necessário que o indivíduo seja visto como um todo (estado físico, emocional e mental).


No método homeopático de tratamento o protagonista é o doente e não a doença. 







QUAIS AS SOLUÇÕES ENCONTRADAS DOS MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS? 


Os medicamentos homeopáticos são mais comumente utilizados em uso interno, como soluções hidroalcoólicas dinamizadas, glóbulos de sacarose, pastilhas, comprimidos ou pós.


As soluções homeopáticas podem também ser incorporadas em veículos apropriados para uso externo, como pomadas, géis, cremes, óvulos, supositórios, etc.






COMO É APRESENTADO ESTE MEDICAMENTO?





O medicamento é identificado pelo seu nome em latim, pela notação binária, seguindo a nomenclatura oficial, fazendo com que seja reconhecido pelo mesmo em qualquer lugar do mundo.


O nome do medicamento é seguido por um número que indica quantas vezes ele sofreu o processo de dinamização e por letras que identificam por qual método ele foi preparado, por exemplo: para a Arnica montana 12CH, foi empregada a Arnica montana L., dinamizada doze vezes, pelo método centesimal hahnemanniano ou CH. 







COMO ATUAM OS MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS? 


Os medicamentos homeopáticos efetuam a cura mediante sua capacidade dinâmica de atuar sobre a vitalidade. Contudo, o medicamento homeopático deve ser compreendido por suas características energéticas, já que não atuam diretamente no organismo por meio de átomos ou moléculas.


O medicamento homeopático atua prevenindo ou curando por meio de sua capacidade de ativar todo um complexo reativo natural.

Para isso, deve ser diluído e potencializado mediante uma farmacotécnica especial e empregado de acordo com a lei dos semelhantes. Ou seja, não basta que as substâncias originais e as preparações básicas sejam diluídas e potencializadas pelos métodos da dinamização.


Elas precisam ter sido previamente testadas no homem sadio, de acordo com os protocolos de experimentação patogenética, e utilizadas em conformidade com a lei dos semelhantes.







ONDE ORIGINAM OS MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS? 


Os medicamentos homeopáticos provém dos reinos:


Vegetal (planta inteira, suas partes, seus produtos extrativos ou de transformação (sarcódios), bem como seus produtos patológicos (nosódios);


Mineral (em seu estado natural, bem como aqueles produzidos em laboratórios químico-farmacêuticos - reino mineral é o segundo que produz mais substâncias para a produção de medicamentos homeopáticos a exemplo do: Sulfur, Phosphorus e causticume);


Animal (animal inteiro, suas partes, seus produtos extrativos ou de transformação (sarcódios) ou ainda seus produtos patológicos (nosódios).


E, Produtos de origem química, farmacêutica e biológica, bem como, dos preparados especiais desenvolvidos por Hahnemann.

Alguns compêndios incluem, ainda, medicamentos cuja origem não se enquadra em nenhuma das fontes citadas, sendo pouco utilizados.







COMO SE DÁ O TRATAMENTO COM MEDICAMENTO HOMEOPÁTICO?


O tratamento homeopático é individualista, daí a necessidade de avaliação do paciente que vai ser tratado sendo de extrema importância o acompanhamento médico e farmacêutico personalizado.


Neste caso, o farmacêutico especialista em homeopatia deve ser responsabilizado pela manipulação de medicamentos, bem como, auxiliar o estado clínico do paciente ao orientar sobre possíveis dúvidas no tratamento, quantidade de dosagem e recuperação desejada pelo tratamento.







ONDE COMPRAR? 


Na BIOFASE você encontra os produtos manipulados na categoria Florais e Homeopatia que você precisa. Visita nossa loja virtual e faça seu pedido.



Referência:

COELHO, Tayná Rodrigues. Desafios para a consolidação do sistema de tratamento homeopático no SUS. (2017).


Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Departamento de Apoio Técnico e Educação Permanente. Comissão Assessora de Homeopatia. Homeopatia.



Sandra Bonfanti

Farmacêutica