Manipulação de medicamentos onde fazer?

Data: 09/09/2020 - Sobre a Biofase - Farmácia de Manipulação

Algumas pessoas não dão importância no momento de escolher uma farmácia de manipulação, por achar que sempre a opção mais barata é a melhor alternativa. Contudo, se você pensa dessa maneira, você está se equivocando e deixando a sua saúde de lado.

Manipulação de medicamentos onde fazer?

Escolher uma farmácia de manipulação vai ainda mais além de olhar somente preços, afinal, quem vai se beneficiar dos remédios manipulados é a sua saúde e esta deve ser prioridade para você.

Hoje separamos algumas dicas para ajudar você a decidir qual o lugar que seria mais benéfico para você realizar a manipulação dos medicamentos necessários para sua saúde.

As nossas recomendações, inclusive, podem servir para serem aplicadas em outros âmbitos quanto ao comércio, como por exemplo a decisão de qual mercado é mais vantajoso para você.

Além de preços, existem outros fatores que serão decisivos para a escolha da farmácia de manipulação que oferte produtos para suprir as suas necessidades como um todo.

Vamos listar então alguns desses requisitos e esperamos que isso te ajude.




O preço realmente é importante? 

O preço dos remédios manipulados é importante para sua escolha, porém o preço mais baixo que você encontrar deve se referir a uma qualidade no mínimo razoável.

O que queremos dizer é que você deve fazer uma pesquisa rápida, pois isso não toma muito do seu tempo, acerca dos medicamentos manipulados que são ofertados nas farmácias de manipulação que você conhece e confia.

Depois dessa busca, você vai ter uma noção básica do que realmente é barato, tomando como base a qualidade de determinado medicamento. Não basta ser um remédio manipulado barato, é necessário que ele possua uma qualidade superior em relação aos outros.

Entendemos que tem pessoas que não possuem condições financeiras suficientes para comprar os remédios em sua forma original, e precisam recorrer para a modalidade genérica e quanto a isso não é o problema. Os remédios genéricos também são confiáveis, na maioria das vezes. 

O que não pode ocorrer é a troca da fórmula do medicamento porque isso impede a comparação.

O que você está realizando com essas farmácias de manipulação é justamente uma comparação entre preços, só que agora a diferença é que você deve verificar a qualidade que o lugar te oferece. 




A farmácia precisa ser “bonita”? 

Muitas pessoas escolhem a farmácia de manipulação preferida com base na beleza do local, e sim a estrutura física de uma loja deve ser considerada, só que não nesse sentido da análise se ela é bonita. 

Por ser uma farmácia de manipulação, é necessário que se estabelecimento cumpra com o esperado, que é oferecer um lugar dotado de organização e limpeza.

Quando pensamos em remédios manipulados, a primeira coisa que nos vem em mente é a higienização que deve estar presente nesses produtos comercializados para nós, clientes. Por esse motivo, é necessário que isso tenha uma certa harmonia com o estabelecimento.

O que você deve verificar é apresentação de elementos que sejam condizentes com a realidade, ou seja, um local devidamente organizado de maneira que se acha facilmente o que se procura, até mesmo sem ajuda de um atendente. 

Da mesma maneira, isso pode ser verificado em plataformas digitais referentes às farmácias de manipulação. Porém, em sites da internet a análise é outra.

Ao acessar o link vai te direcionar para uma plataforma digital de farmácia de manipulação, você deve analisar se esse site é realmente acessível e verificar as categorias utilizadas por medicamento, além do próprio design.




Cadê o farmacêutico? 

Hoje em dia, todas as farmácias de manipulação funcionam, em seus horários comerciais, com um farmacêutico para supervisionar este local. Ocorre que isso é uma obrigatoriedade, prevista em lei, portanto, deve ser um dos requisitos presentes. 

Ao adentrar uma farmácia de manipulação, perceba qual o farmacêutico que está ali de “plantão”, afinal, a presença deste profissional é imprescindível até para os casos em que o cliente está com alguma dúvida em relação aos remédios que estão ali expostos para a venda. 

O atendente do local não é obrigado a saber sobre os remédios manipulados em si. Ele pode te ajudar a encontrar determinado produto que você queria ou coisa parecida, mas deter um conhecimento profundo sobre aqueles medicamentos da farmácia, não necessariamente. Ele não tem essa alçada, e por isso é importante o farmacêutico. 

Você só deve aceitar ser atendido em uma farmácia que apresente esse requisito, e isso serve para a sua segurança, então preste atenção nesse detalhe. 




Opiniões são relevantes para a escolha? 

Opiniões costumam ser carregadas de cunho pessoal, isto é, aquele comentário não foi feito com base em conhecimento técnico ou profissional, e sim considerando as suas experiências pessoais naquele atendimento na farmácia de manipulação. 

Para decidir qual farmácia é mais benéfica para você, é necessário procurar recomendações feitas por pessoas que realmente entendem sobre o assunto. Não necessariamente profissionais da área, mas comentários advindos de pessoas que já tem noção do tema é válido. 

Pensando nisso, hoje trouxemos uma indicação para que possa te auxiliar nos momentos em que precisa de remédios manipulados com urgência, além da qualidade garantida.

Estamos falando da Biofase, que você encontrar acessando o link https://www.biofase.com.br/. O site indicado te leva para uma plataforma digital referente a uma farmácia de manipulação que cumpre com todos os requisitos que comentamos acima, incluindo preços acessíveis e qualidade garantida. Então não perca tempo!


Sandra Bonfanti - Farmacêutica