Importância do desenvolvimento dos serviços farmacêuticos

Data: 09/05/2021 | Farmácia de Manipulação

Atualmente, imersos em um debate sobre a evolução do modelo de consultório farmacêutico, devemos considerar a importância da diferenciação e do posicionamento como recurso essencial para a farmácia. Essa nova necessidade se deve em grande parte ao aumento da competição tanto física quanto, nos últimos anos, online.

Importância do desenvolvimento dos serviços farmacêuticos

Por este motivo, a farmácia vê-se obrigada a abandonar o modelo tradicional centrado na dispensação, para se deslocar para uma farmácia orientada para o cliente / paciente, em que a venda e dispensação são complementadas com informação e aconselhamento especializado, além de oferecer o maior número de serviços que proporcionam o valor agregado demandado pelo cliente.




A farmácia de serviço


As novas farmácias orientadas para o serviço assentam num novo tipo de cliente interessado na procura do bem-estar e em conhecer a sua saúde.


Este tipo de cliente, dominante no mercado, está em constante busca de novas experiências, serviços e ofertas voltadas para a sua saúde. Eles são buscadores de informações, tanto offline quanto online e, além disso, ótimos prescritores, por isso podem ser muito interessantes para a farmácia.


Ao lançar os serviços mais interessantes, os seguintes fatores devem ser levados em consideração para garantir seu sucesso.




A Concorrência

Um dos elementos mais importantes a ter em consideração ao estabelecer os serviços ideais para a nossa farmácia são as ações dos nossos concorrentes, bem como o tipo de cliente que nos procura ou que queremos atrair.


Se tivermos esse conhecimento, faremos questão de atender às necessidades e expectativas desses clientes, além de estabelecer diferenças com as ações da concorrência.


Por exemplo, se temos um grande número de famílias jovens nos arredores, os serviços ou oficinas sobre alimentação infantil ou cuidados na gravidez podem ser muito populares, mas é muito importante ter certeza de que não realizaremos um workshop com um tema muito semelhante ao feito por uma farmácia próxima.


Quanto à concorrência no setor, temos também de estar atentos ao ambiente online, que se torna crescente e preocupante em partes iguais. A verdade é que as vendas online levaram muitas farmácias a uma "guerra de preços", na qual parece que as ofertas são o fator mais importante para manter os clientes. A única forma de competir com essa nova forma de vender é oferecer o que não se consegue online: atenção e serviços.




Equipe

Se queremos oferecer a melhor qualidade possível nos nossos serviços, é imprescindível contar com bons profissionais, especialistas na sua área, que proporcionem a especialização necessária para orientar e aconselhar os clientes. Caso desejemos implantar um serviço de nutrição, é aconselhável que tenhamos uma nutricionista credenciada.

Um dos elementos mais importantes a ter em consideração ao estabelecer os serviços ideais para a nossa farmácia são as ações dos nossos concorrentes, bem como o tipo de cliente que nos procura ou que queremos atrair.



Recursos Farmacêuticos

Na criação dos serviços, deve-se levar em consideração que é exigido um desembolso inicial por parte da farmácia, uma vez que estes tendem a ter uma aceitação maior se forem gratuitos para o cliente, além de dedicarem espaço e tempo para realizá-los.

No entanto, isso não significa que os serviços não gerem benefícios para a farmácia, já que costumam ser acompanhados de aumento no número de operações, unidades por operação e clientes fiéis, e se os combinarmos com a promoção de produtos de uma campanha específica da empresa, também vamos agilizar a rotação de estoque.

Portanto, os custos dos serviços devem ser sempre considerados um investimento necessário e positivo para a farmácia.


A oferta de serviços

Antes de decidir sobre a oferta de serviços para a nossa farmácia, devemos garantir que a legalidade da comunidade autônoma em que residimos autoriza a implementação de todos os serviços.

A partir dos serviços autorizados, podemos partir dos mais básicos, as receitas farmacêuticas (dispensação, indicação farmacêutica e acompanhamento farmacoterapêutico), que constituem a missão dos farmacêuticos. Portanto, toda a equipe deve estar atenta à importância de questionar o cliente sobre seus sintomas ou necessidades, além de estar motivada para aconselhá-lo e orientá-lo na melhor escolha de acordo com o seu caso.

Os serviços associados exclusivamente a uma receita que uma farmácia pode oferecer podem ser:

  • Controle de glicose e colesterol
  • Acompanhamento farmacoterapêutico
  • Medição de pulso, pressão arterial e monitoramento ambulatorial da pressão arterial (MAPA)
  • Rastreios de doenças ocultas
  • Formulação magistral