QUAL A IMPORTÂNCIA DA FARMACOTÉCNICA?

Data: 05/12/2019 | Farmácia de Manipulação Sobre a Biofase

A farmacotécnica é o estudo da manipulação de princípios ativos e demais substâncias envolvidas na produção dos medicamentos. Envolve a seleção da forma farmacêutica ideal através do estudo dos processos de fabricação, da posologia, conservação e eficácia do medicamento.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA FARMACOTÉCNICA?

FARMACOTÉCNICA


FARMACOTÉCNICA é a área de responsabilidade dos farmacêuticos, que envolve a manipulação dos princípios ativos e outras substâncias necessárias para a fabricação de medicamentos. A seleção da forma farmacêutica ideal é de grande relevância para a qualidade farmacotécnica de um medicamento, pois, assegura uma perfeita eficácia terapêutica e conservação.







E, o que são FORMAS FARMACÊUTICAS?


Também conhecidas como formas medicamentosas é a forma final em que se apresenta o medicamento ao paciente, são: pós, comprimidos, xaropes, pomadas, colírios, supositórios, cápsulas, drágeas, comprimidos, grânulos, pastas, sprays, etc.


Na verdade é o resultado de vários processos a que se submetem as substâncias medicamentosas a fim de facilitarem a sua posologia, administração, e assegurar a ação desejada.


Por esses motivos, as formas farmacêuticas são selecionadas com base na via de administração requerida, bem como em critérios como estabilidade físico-química do princípio ativo, entre outros.


A FARMACOTÉCNICA estuda a forma farmacêutica mais adequada e o melhor meio de se conservar os medicamentos, de modo a prolongar, na medida do possível, o seu período de utilização.


As farmacêuticas da BIOFASE avaliam as receitas médicas recebidas na farmácia e quando necessário sugerem alterações da forma farmacêutica ao profissionais da saúde.


Sandra Bonfanti

Farmacêutica