História da Farmácia de Manipulação

Data: 04/10/2019 | Farmácia de Manipulação Sobre a Biofase

A Farmácia de Manipulação se desenvolveu para atender a necessidade da população por remédios para os mais diversos males. Esse desenvolvimento acompanhou a evolução da medicina tradicional e nos dias de hoje a atividade é restrita aos profissionais farmacêuticos.

História da Farmácia de Manipulação

A MANIPULAÇÃO NA PRÉ HISTÓRIA


Você sabia que no passado, já na Pré-História o homem explorava recursos minerais, vegetais e animais da natureza para através do processo da moa obter a cura de seus males. Assim, quando alguém precisava de uma consulta, solicitava o serviço do boticário que ia até a casa do paciente, fazia o diagnóstico e receitava o medicamento. É o início da farmácia de manipulação como conhecemos hoje.


A chegada da Família Real Portuguesa no Brasil, foi um marco na história da farmácia, pois Dom João VI instigou o ensino da medicina e da farmácia e com isso as boticas que eram os estabelecimentos que vendiam estes remédios foram se transformando em Phamacias.



A história da farmácia de manipulação e a medicina tradicional


A farmácia de manipulação e a medicina tradicional possuem um passado conjunto, ambas realizadas a partir da observação e teste. Em meados do século XVIII curandeiros e boticários preparavam em suas boticas, fórmulas à base de ervas medicinais nativas. Esse é inclusive um dos motivos pelos quais costuma-se dizer que a medicina e a farmácia eram uma só profissão que depois se dividiram devido à especialização necessária para cada uma.


No Brasil, as primeiras farmácias e boticários foram construídos em colégios pelos padres jesuítas que eram responsáveis por cuidar dos pacientes e preparar os remédios. Os padres criavam os remédios com ajuda do conhecimento dos Pajés. As primeiras farmácias de manipulação no Brasil, surgiram pela iniciativa dos padres e do conhecimento dos indígenas.


Pode-se dizer que ao longo dos séculos as farmácias de manipulação evoluíram muito, contudo, conservaram suas características primordiais, e continuaram a ter seu papel essencial para a saúde humana. Então na década de 70, as farmácias de manipulação apareceram como atividade restrita do profissional farmacêutico, como é até hoje, com medicamentos específicos e personalizados e, assim o paciente tem uma medicação eficiente que atende as particularidades de seu tratamento. 


Sandra Bonfanti - Farmacêutica


Avie sua receita com a Biofase.

WhatsApp - 4799712-1061