História da Farmácia de Manipulação | Biofase
26/05/2022

História da Farmácia de Manipulação

A MANIPULAÇÃO NA PRÉ HISTÓRIA

 

Você sabia que no passado, já na Pré-História o homem explorava recursos minerais, vegetais e animais da natureza para através do processo da moa obter a cura de seus males. Assim, quando alguém precisava de uma consulta, solicitava o serviço do boticário que ia até a casa do paciente, fazia o diagnóstico e receitava o medicamento. É o início da farmácia de manipulação como conhecemos hoje.

 

A chegada da Família Real Portuguesa no Brasil, foi um marco na história da farmácia, pois Dom João VI instigou o ensino da medicina e da farmácia e com isso as boticas que eram os estabelecimentos que vendiam estes remédios foram se transformando em Phamacias.

 

A história da farmácia de manipulação e a medicina tradicional

 

A farmácia de manipulação e a medicina tradicional possuem um passado conjunto, ambas realizadas a partir da observação e teste. Em meados do século XVIII curandeiros e boticários preparavam em suas boticas, fórmulas à base de ervas medicinais nativas. Esse é inclusive um dos motivos pelos quais costuma-se dizer que a medicina e a farmácia eram uma só profissão que depois se dividiram devido à especialização necessária para cada uma.

 

No Brasil, as primeiras farmácias e boticários foram construídos em colégios pelos padres jesuítas que eram responsáveis por cuidar dos pacientes e preparar os remédios. Os padres criavam os remédios com ajuda do conhecimento dos Pajés. As primeiras farmácias de manipulação no Brasil, surgiram pela iniciativa dos padres e do conhecimento dos indígenas.

 

Pode-se dizer que ao longo dos séculos as farmácias de manipulação evoluíram muito, contudo, conservaram suas características primordiais, e continuaram a ter seu papel essencial para a saúde humana. Então na década de 70, as farmácias de manipulação apareceram como atividade restrita do profissional farmacêutico, como é até hoje, com medicamentos específicos e personalizados e, assim o paciente tem uma medicação eficiente que atende as particularidades de seu tratamento. 

 

Sandra Bonfanti - Farmacêutica

 

Avie sua receita com a Biofase.

Razões para amar

100% Feminina Todo cuidado , zelo e amor das mulheres aplicado na fabricação do seu medicamento. A Biofase é composta apenas por mulheres.
Preço Justo Produtos para o seu dia-a-dia que cabem no seu bolso com descontos reais e qualidade superior.
Boas intenções Cada ação nossa nos bastidores é carregada de boas intenções, interferindo positivamente na manipulação dos nossos produtos. Nosso intuito, vai além da cura física, é a cura da alma.
Excelência no Atendimento Nossas farmacêuticas são incansáveis na busca pela melhor solução para os clientes

Biofase Farmácia de Manipulação Eireli | CNPJ: 09.593.387/0001-01 | Rua Wolfgang Ammon, 87 - Sala 2 - Centro São Bento do Sul/SC - 89280-169 Farmacêutica responsável: Sandra Bonfanti Blaskovski CRF/SC 9414.
Autorização Especial - AE: 1.39.232-0
Autorização de Funcionamento - AFE: 0.57.168-3

CERTIFICADOS