HIDROXITRIPTOFANO, SAIBA PARA QUEM SE DESTINA E PARA QUE SERVE?

Data: 18/05/2021

O que é hidroxitripitofano (5-HTP)? Para quem se destina? Para que serve? Convido você a continuar a leitura e conhecer o Hidroxitriptofano, também conhecido como 5- HTP.

HIDROXITRIPTOFANO, SAIBA PARA QUEM SE DESTINA E PARA QUE SERVE?

A busca por métodos complementares de tratamento para ansiedade se destaca devido à alta prevalência e a capacidade de evolução da doença para quadros mais graves. Nesse sentido, o Hidroxitriptofano ou 5- HTP é uma alternativa eficaz para o controle da ansiedade.

 

O hidroxitriptofano é um precursor de serotonina e melatonina, neurotransmissores que apresentam expressiva importância no tratamento neuroquímico da ansiedade e outras funções do organismo.

 

Assim, o 5-HTP se torna um excelente auxiliador no tratamento da ansiedade, devido à síntese de serotonina e melatonina, auxiliando na regulação de fome, sede e sono, além da sistematização comportamental.



O QUE É HIDROXITRIPTOFANO?

O Hidroxitriptofano ou 5-HTP é extraído da Griffonia simplicifolia, uma planta nativa da África Central e Ocidental, pertencente à família das leguminosas.

 

A Griffonia simplicifolia, pertence à família das Fabaceae/Leguminosae, as propriedades medicinais encontram-se nas sementes, o 5-Hidroxitriptofano (5- HTP) é o principal componente ativo, sendo considerada fonte natural deste aminoácido.

 

É possível encontrar o Hidroxitriptofano em alimentos ricos em proteínas, como carnes, peixes, ovos, peru e laticínios.

 


A QUEM SE DESTINA E PARA QUE SERVE O HIDROXITRIPTOFANO?

Pela elevada concentração do 5-HTP, que é precursor da serotonina (5-HT), melatonina e outros mediadores químicos no Sistema Nervoso Central (SNC), as aplicações do Hidroxitriptofano apresentam um tratamento alternativo para a ansiedade, depressão, distúrbios do sono e humor, supressão do apetite, além de contribuir para a perda de peso.

 


COMO TOMAR O HIDROXITRIPTOFANO?

A sua administração é realizada por via oral, com dosagem de cerca de 50 a 300mg/dia. O 5-HTP é aproximadamente 70% absorvido no intestino delgado, e apresenta picos de atividade 30 minutos após sua administração, com duração de 1h a 2h. A eliminação do fármaco ocorre 25% na primeira passagem no fígado e apresenta tempo de meia vida de excreção de 4h.

 

COMO FUNCIONA O HIDROXITRIPTOFANO?

A administração oral de 5-HTP provoca um aumento significativo da 5-HT cerebral. A absorção intestinal de 5-HTP não requer a presença de transportador e não é afetada pela presença de outros aminoácidos, o que permite que este composto seja ingerido juntamente com as refeições.

 

Cerca de 70% da dose oral de 5-HTP vai para a corrente sanguínea e atravessa facilmente a barreira hemato-encefálica, aumentando efetivamente a síntese de 5-HT no SNC.

 

 A produção de efeitos ansiolíticos é desencadeada tanto pelo bloqueio dos receptores serotoninérgicos, quanto pelo bloqueio da síntese de serotonina. Além disso, a serotonina permite o bloqueio de escape de cortisol através das suprarrenais, o que promove sensação de bem-estar e reduz o estado de estresse.


QUAIS OS BENEFÍCIOS DO HIDROXITRIPTOFANO?

O 5-HTP tem a vantagem de ser um produto de origem natural e baixos efeitos adversos. A inibição da ansiedade é promovida com o uso da serotonina sintetizada após a administração do 5-HTP, promovendo tranquilidade, satisfação e conforto e qualidade de sono

 

QUAIS OS EFEITOS ADVERSOS DO HIDROXITRIPTOFANO?

É possível observar efeitos gastrointestinais como diarreia, vômitos e náusea, no entanto, quando é atingida a estabilidade da dose, estes sintomas diminuem ou desaparecem.

 

CONTRAINDICAÇÃO DO HIDROXITRIPTOFANO

Pessoas com hipertensão arterial, diabetes ou que estejam em tratamento com alguma medicação devem fazer uso do 5-HTP apenas com orientação médica.

 

Pacientes em tratamento com fluoxetina e sertralina, não devem fazer o uso do Hidroxitriptofano.

 

Não deve ser ingerido com antidepressivos, fármacos modificadores de serotonina ou substâncias que causam danos hepáticos, pois nesses casos, o Hidroxitriptofano pode ter efeitos exacerbados.

 

ONDE COMPRAR HIDROXITRIPTOFANO?

A BIOFASE manipula com perfeição a dose certa do Hidroxitriptofano, exclusivamente para você. Em nosso e-commerce, você encontra uma variedade de produtos elaborados com as soluções mais eficazes para ansiedade, como por exemplo o 5-HTP de 100mg.

VEJA O QUE ESTÃO FALANDO SOBRE O 5HTP


Utilize o cupom abaixo para efetuar suas compras na nossa loja! 10% de desconto, pagamento em até 12x sem juros e frete grátis, só mesmo na Biofase!

COMPRE AGORA!



Referência

VALADARES, Mariana Dias; VIEIRA, Vânia Márcia; SOARES, André Luiz Faleiro; FREITA, Lorran Miranda Andrade de. O uso do 5-HTP no tratamento do transtorno de ansiedade generalizada (2020).

 

SILVA, Cintia Costa; SILVA, Lais Santos; CARVALHO, Rosa Virginia Oliveira. O uso de Griffonia Simplicifolia e Rhodiola Rosea I. em mulheres obesas com compulsão alimentar. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, São Paulo, v.12. p. 265-274, 2018.


Sandra Bonfanti - Farmacêutica