Ginkgo biloba: O que é, para quem é indicado e onde comprar?
Hoje em dia, há procura por produtos à base de plantas, incluindo o Ginkgo biloba, que pode ser explicada pelo crescente interesse por parte da população nas plantas medicinais como uma alternativa aos medicamentos convencionais.
Os produtos à base desta planta no mercado mundial, mais conhecida na composição de fitoterápicos, são amplamente utilizados na atualidade.
O Ginkgo biloba, é uma planta originária da China, Japão e Coréia, faz parte da milenar Medicina Tradicional Chinesa, que a utiliza há centenas de anos, mas também existe em praticamente todos os continentes e na cultura medicinal brasileira.
O Ginkgo biloba é uma planta medicinal que interessa, desde a Antiguidade até os dias atuais, diversas áreas das Ciências.
Ginkgo biloba, o que é?
O extrato de Ginkgo biloba (GB), denominado EGb761, contém porcentagens específicas de glicosídeos de ginkgoflavonas (24%) e terpenóides (6%), entre estes os bilobalídeos e os ginkgolídeos A, B, C, M e J.
Como este medicamento funciona?
Estudos apontam que a ação combinada dos diferentes princípios ativos presentes no extrato promove o incremento do suprimento sanguíneo cerebral pela vasodilatação e redução da viscosidade do sangue, além de reduzir a densidade de radicais livres de oxigênio nos tecidos nervosos.
Quais suas aplicações terapêuticas?
O Ginkgo biloba tem ação anti-inflamatória; atua no SNC evitando a perda de memória e a declínio das funções cognitivas, em particular em pessoas idosas; aumenta o fluxo vascular; vasodilatadora periférica (reduzindo a fragilidade capilar e proporcionando um aumento do fluxo sanguíneo cerebral, com consequente melhor oxigenação deste tecido); contribui para a sua atividade antioxidante; complementar ao tratamento da doença glaucomatosa; zumbido e vertigem.
Contraindicações e reações adversas
Pacientes com histórico de hipersensibilidade e alergia a qualquer um dos componentes da fórmula não devem fazer uso do produto.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas e em amamentação sem orientação médica. Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico.
O extrato de ginkgo é, de um modo geral, bem tolerado. Casos de hemorragias e queda de pressão associadas ao uso do G. biloba são relatados em estudos.
Os efeitos secundários foram raros e de intensidade moderada e incluíram náuseas, vómitos, diarreia, cefaleias, palpitações, astenia e reações alérgicas cutâneas.
Qual a Dose recomendada?
Ingerir 1 cápsula 2 a 3 vezes ao dia conforme critério médico.
As cápsulas devem ser ingeridas inteiras e sem mastigar com quantidade suficiente de água para que sejam deglutidas.
Formato de Ginkgo biloba
Medicamento à base do extrato seco padronizado de 24% ginkgo flavona-glicosídeos e 6% de terpeno lactonas, na forma de cápsulas.
Onde posso comprar o Ginkgo biloba?
Você pode encontrar Ginkgo biloba na Biofase que é uma das mais conceituadas Farmácias de Manipulação no Estado de Santa Catarina, e, também na loja virtual. Se você tiver qualquer dúvida, estaremos à disposição para atendê-lo.
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário
Referências
PEREIRA, Joana Raquel Paiva Lourenço. Ginkgo biloba: Aplicações Terapêuticas e Produtos no Mercado (2013).
FILHO, Aureo do Carmo; FAKOURY, Max Kopti FERRY, Fernando Raphael de Almeida. Ginkgo biloba e memória - revisão sistemática (2010).
FORLENZA, Orestes V. Ginkgo biloba e memória: mito ou realidade? (2003).
Sandra Bonfanti - Farmacêutica
-
Ginkgo Biloba Concentrado 120mg - 120 Cápsulas
Nativo da China, Ginkgo biloba é uma das espécies mais antigas de árvores e tem sido usada por milhares de anos pelos herboristas chineses tradicionais para ajudar a melhorar as funções cognitivas.