É NORMAL NÃO TER UMA MEMÓRIA BOA?

Data: 07/03/2021 | Memória

O que eu ia pegar, mesmo? Esquecer das coisas corriqueiras, acontece com todo mundo, independentemente da idade. É normal não ter uma boa memória? Quando eu devo me preocupar? Se você ficou interessado pelo tema...continue a ler até o final.

Vamos analisar algumas situações: esquecer de comprar açúcar no mercado, pagar uma conta devido às inúmeras atividades do dia-a-dia, é normal! A falha da memória se torna um problema quando prejudica tarefas que antes eram realizadas sem problemas.


A memória não transmite a informação de forma precisa e confiável, pois o cérebro armazena o que é relevante e descarta o irrelevante, ajudando nas tomadas de decisões práticas de vida diária, porque ela se baseia na percepção.


Se a falha de memória se tornar algo constante, impactando negativamente na sua rotina, é hora de buscar ajuda especializada.


É preciso entender o que está acontecendo para sua memória não estar tão boa como antes, investigando possíveis causas que podem estar comprometendo a memória.


Sabemos que muita gente tem problemas para lembrar coisas e isso acontece de vários jeitos diferentes: esquece de comprar coisas no mercado, onde guardou aquele documento, até vivências da infância. Isso não quer dizer que sua memória não seja ruim.


Quais os motivos de sua memória ser ruim e como você pode mudar essa situação?


COMO AJUDAR SUA MEMÓRIA?

Veja alguns hábitos que podem melhorar sua memória e contribuir para que não ocorra aqueles esquecimentos na realização das tarefas diárias.

  • Criar rotinas 
  • Cuidar com o estresse e cansaço
  • Dormir bem
  • Praticar atividades físicas regulares
  • Ter uma alimentação saudável e equilibrada (consuma abacate, brócolis, espinafre, peixes como sardinha, salmão, atum, castanha, nozes e ovos)
  • Hidratação
  • Prestar atenção nas tarefas do dia a dia
  • Evite álcool
  • Evite automedicação
  • Treine a memória: faça associações, repetições, treino de memorização
  • Realize uma tarefa de cada vez. Mantenha o foco até concluir.


PRODUTOS NATURAIS QUE AUXILIAM NA MANUTENÇÃO DA MEMÓRIA

Você pode encontrar suplementos que são estimulantes e que melhoram a circulação sanguínea cerebral, contribuindo para a manutenção da memória. 


Mas, para começar a fazer uso é necessário verificar se há carência de algum nutriente, pois os suplementos orais são recomendados para melhorar mediadores nutricionais, não para corrigir danos. 

 

ONDE COMPRAR OS PRODUTOS NATURAIS PARA MEMÓRIA?

Você pode encontrar produtos naturais para turbinar sua memória na Biofase. Na loja física ou na loja virtual da Biofase, você encontra diversas opções para melhorar a memória, aumentar a capacidade de concentração e diminuir a fadiga.


Dentre as opções que você encontra na Biofase, está o Ginkgo Biloba, o 5-HTP+ Ginseng, Ômega 3, vitamina D, coenzima Q10, produtos que combate o estresse e a fadiga, ajudam a relaxar, melhorando a capacidade de concentração e, consequentemente a memória.


Referência

GOMES, Juliana Oliveira. A memória e suas repercussões no envelhecimento saudável (2007). Disponível em: http://newpsi.bvs-psi.org.br/tcc/145.pdf. Acesso em 28 fev. 2021.


Sandra Bonfanti

Farmacêutica