Dicas para regular o intestino

Data: 20/08/2021 - Digestão

Seu intestino funciona bem? Como está a regulação do seu intestino? Qual a importância de ter um intestino regulado?

Dicas para regular o intestino


O papo de hoje é sobre a saúde intestinal. Em tempos de isolamento social, muitos em home office acabam comendo mais e uma alimentação muitas vezes nada saudável que irão impactar diretamente no funcionamento intestinal.


O nosso aparelho digestório é formado pela por boca, faringe, esôfago, estômago e intestino. A absorção de alguns nutrientes – carboidratos, proteínas e gorduras, ocorre durante a passagem do alimento digerido pelo intestino delgado.





Flora Intestinal


O intestino tem uma população saudável de bactérias normais constituindo nossa flora intestinal, que tem como função principal o controle do processo de digestão e excreção, ajudando a reduzir infecções e riscos de doenças.


Essas bactérias ajudam na formação do bolo fecal permitindo um trânsito intestinal mais rápido e a um menor risco de constipação, prisão de ventre, diarreia, doença inflamatória intestinal entre outras complicações mais importantes, que contribuem para doenças como obesidade e alergia.


Assim para ter um intestino saudável é fundamental algumas atitudes:

·        Alimentação variada (fontes de nutrientes - carboidratos, proteínas e gorduras);

·        Ingestão frequente de água e líquidos (1,5 a 2 litros por dia);

·        Atenção aos estímulos intestinais, ou seja, responder à vontade de evacuar. Ingestão de uma quantidade diária de 25g a 30g de fibras variadas deve ser adaptada à dieta.

·        Evitar alimentos industrializados, embutidos e conservas (são irritantes da mucosa intestinal).

·        Prática de atividade física regular;

·        Não usar laxantes indiscriminadamente e sem orientação médica.

·        Consumir probióticos (lactobacilos e bifidobactérias)





Remédios para regular o Intestino


 Na Biofase encontra-se produtos que ajudaram na regulação intestinal, contribuindo para uma flora intestinal saudável, veja abaixo: