DICAS PARA MELHORAR A DISPOSIÇÃO PELA MANHÃ

Data: 26/09/2021

Como você se sente quando acorda? O que tem influenciado seu padrão de sono e com isso a disposição pela manhã? Com sua rotina super agitada, vivendo contra o relógio parece que dorme pouco e mal e fica cansado durante todo o seu dia.

Isto é uma constante em sua vida? Está na hora de parar e refletir. É o momento de gerenciar melhor seu tempo, para que se torne mais produtivo, tenha mais energia e disposição pela manhã.


Acordar com mais disposição pela manhã é essencial para garantir qualidade nas atividades que irá realizar e manter o bom humor.


Além de assegurar atenção e concentração no trabalho, sem prejudicar sua produtividade e até mesmo suas relações pessoais.






COMO DESPERTAR COM DISPOSIÇÃO PELA MANHÃ?


Evite apertar o botão ‘soneca’


O botão “soneca” pode tornar o ato de sair da cama ainda mais difícil, pois você prejudica a liberação do neurotransmissor ligado ao despertar e que nos deixa mais ativos, chamado dopamina.


Tome um copo de água assim que acordar


Deixe um copo de água ao lado da cama e beba tudo assim que você despertar. Lembre-se de que seu corpo está há horas sem receber nenhuma gota de água, e ela é fundamental para que o organismo possa realizar todas as suas funções.


Invista em um café da manhã adequado


Uma xícara de café pequena é a dose ideal para aquele período em que nosso cérebro precisa despertar logo depois de levantar.

Além disso, este café deve estar acompanhado por alimentos ricos em carboidratos, fibras e proteínas, como pão integral, cereais, frutas, iogurte desnatado e queijo branco para fornecer ao organismo todos os nutrientes necessários para cumprir suas atividades. 


Pratique exercícios físicos pela manhã 


Praticar exercícios físicos antes de ir trabalhar promove maior disposição, estimulando a liberação de endorfinas, substâncias relacionadas ao bem-estar e ao relaxamento. 


Evite refeições pesadas e bebidas alcoólicas antes de ir para a cama 


Consumir alimentos muito gordurosos ou em grande quantidade perto da hora de dormir vai sobrecarregar seu estômago, fígado e intestino, atrapalhando sua noite de sono.

Para pessoas que têm dificuldade para levantar cedo devem evitar as bebidas alcoólicas, pois o álcool prejudica o ciclo natural do sono, fazendo com que você acorde cansado. 


Não leve o celular para a cama 


Aparelhos como celular, tablet e notebook emitem um tipo de luz que funciona como estimulante cerebral, o que aumenta o tempo que levamos para adormecer, podendo causar insônia, e prejudica a qualidade do sono durante a noite.


Aparelhos como celular, tablet e notebook emitem um tipo de luz que funciona como estimulante cerebral, o que aumenta o tempo que levamos para adormecer, podendo causar insônia, e prejudica a qualidade do sono durante a noite.


Programe-se para dormir mais cedo 


Estabeleça um horário para se deitar. Além disso, seu quarto deve estar silencioso e escuro.


Exposição ao sol pela manhã. 


O nosso relógio biológico interno, é diretamente influenciado pela variação da luz. Por isso, quanto mais exposição ao sol durante o dia, mais cedo dormiremos. É preciso organizar nossa hora de dormir e levantar. 


Aproveite as dicas e tenha mais disposição pela manhã. Comece mudando seu estilo de vida e gerenciando melhor seu tempo.


Sandra Bonfanti

Farmacêutica