Complexo vitamínico o que é? Tudo o que você precisa saber

Data: 30/11/2020 | Imunidade Cabelo, Pele e Unhas Ossos

A imunidade nem sempre é constante, ela pode enfraquecer por vários motivos e então, o corpo se tornará um alvo fácil para várias doenças, para ajudar a nos proteger existem os complexos vitamínicos.

A imunidade é a capacidade de um organismo de resistir a influências externas hostis, como os vírus e bactérias, desenvolvidos durante a evolução. Sem imunidade, uma pessoa não poderia existir. A imunidade é fornecida por vários componentes. 


Em primeiro lugar, são linfócitos e leucócitos, bem como fagócitos que absorvem microorganismos estranhos. Além disso, a pele humana e as membranas mucosas desempenham um papel significativo na imunidade, produzindo substâncias que matam os micróbios.


Sinais de baixo nível de imunidade:

  • a pessoa está frequentemente doente e se recupera lentamente
  • fadiga, fraqueza constante
  • cicatrização de feridas a longo prazo
  • mau estado da pele e membranas mucosas, erupções cutâneas
  • várias dores de natureza desconhecida
  • A imunidade fraca atinge quase qualquer sistema do corpo e pode até levar à morte se você não a fortalecer.

A falta de imunidade pode ser devida a vários motivos:

  • estresse crônico
  • fatores hereditários
  • falta de vitaminas e minerais
  • idade avançada
  • doenças que causam falta de imunidade, como AIDS
  • muitas outras doenças crônicas graves

Existem também situações em que o corpo humano precisa mobilizar todas as defesas do organismo. Nesses casos, a imunidade deve ser muito maior do que em situações normais, e é aí que o complexo vitamínico pode ajudar.



Quem pode se beneficiar do complexo vitamínico?


  • Pessoas que precisam aumentar sua imunidade:
  • mães grávidas e lactantes
  • pessoas que sofrem de várias doenças infecciosas
  • atletas
  • pessoas que trabalham em condições difíceis


Se o tratamento da imunidade associada a doenças é uma tarefa difícil e requer a intervenção de médicos qualificados, então cada um de nós pode melhorar a imunidade associada à falta de vitaminas através do complexo vitamínico.


Vale ressaltar que se você começar a tomar vitaminas para manter a imunidade, nem sempre isso dará o efeito desejado, principalmente se a falta de imunidade estiver associada a outros motivos. 


A presença de vitaminas essenciais no corpo não afeta diretamente a imunidade. Porém, indiretamente, como meio de manter o corpo em ótima forma e melhorar o metabolismo, o uso de vitaminas é muito benéfico.



Como determinar a falta de vitaminas e minerais?

Fadiga, falta de sono, melancolia são todos sinais de falta de vitaminas. Cada um deles possui uma determinada área de influência no corpo humano. 


A deficiência de vitaminas pode levar a problemas de saúde, letargia, incapacidade de se concentrar em algo importante, apatia, mau humor, e isso é o que não queremos, no entanto o complexo vitamínico está ao nosso favor.


As razões para a falta de vitaminas podem ser diferentes:

  • doenças recentes
  • dieta inadequada e desequilibrada
  • falta de sol
  • período de gravidez e lactação
  • distúrbios no funcionamento do trato gastrointestinal, que impedem a absorção eficaz das vitaminas dos alimentos


Encontrar deficiências de vitaminas nem sempre é fácil. Podem ser vários distúrbios do trato digestivo, sistema nervoso e cardiovascular. 


A deterioração do estado dos cabelos, unhas e pele nem sempre estão associados à falta de vitaminas. Portanto, se você suspeita que a causa de todos os problemas com seu corpo é justamente a falta de vitaminas, é melhor esclarecer esse diagnóstico com seu médico. 



Os sintomas mais comuns de deficiência de vitaminas são:


Perda de cabelo. 

Erupção cutânea ou pele muito seca. Com tais sintomas, vitaminas A, P, C devem ser tomadas.

Sangramento nas gengivas. Reposição da falta de vitaminas B e C.


Em caso de falta de vitaminas, atenção especial deve ser dada à nutrição. Ou seja, comece a monitorar o que você come e não se esqueça de tomar um complexo vitamínico.



Onde as vitaminas são encontradas?


Vitaminas e microelementos necessários para o metabolismo e a imunidade são encontrados principalmente nos alimentos. Não são apenas vegetais e frutas, mas também carne, peixe e laticínios. 


No entanto, a maior quantidade de vitaminas é encontrada em frutas e vegetais frescos. É por isso que os sinais de deficiência de vitaminas são mais frequentemente encontrados no inverno e na primavera, quando não há produtos vegetais suficientes nos alimentos. Porém essa falta pode ser compensada através do complexo vitamínico.



Vitamina A


Fortalece os cabelos, promove o bom estado da pele, cicatrização rápida de feridas e arranhões, crescimento de unhas e cabelos. A vitamina A é especialmente benéfica para os olhos e melhora a visão. 



Vitaminas B


Este grupo inclui todo um complexo de vitaminas. As vitaminas, ingeridas em quantidades suficientes, fortalecem o sistema nervoso e ajudam a evitar o estresse. 


Muitas vitaminas B são encontradas em batatas, couve-flor, nozes, tomates, pão de centeio, trigo sarraceno, aveia, queijo cottage, leite. Se uma pessoa tem estresse, melancolia, tristeza, sono insuficiente, tontura, ela deve tomar vitaminas B.



Vitamina C


A principal função da vitamina C é manter o sistema imunológico do corpo em ordem. Portanto, é usado na prevenção de resfriados. 



Vitamina D


Essencial para o crescimento e resistência óssea. Pode ser encontrada em grandes quantidades no fígado, peixes, carnes, ovos, queijo cottage, queijo. Além disso, a vitamina D é produzida na pele quando uma pessoa está ao sol. 



Vitamina E


É fonte de juventude, ajuda a retardar o envelhecimento do corpo humano. Tem um efeito particularmente benéfico na capacidade reprodutiva da mulher.


Complexos de vitaminas

Para evitar a deficiência crônica de vitaminas, é recomendado tomar complexos vitamínicos especiais. 

Certamente não substituem os alimentos naturais, as melhores fontes de vitaminas. Mas às vezes o corpo, por exemplo, durante uma doença, requer uma dose maior de vitaminas. 


E, neste caso, o complexo vitamínico é insubstituível. Via de regra, ele contém a maior parte das vitaminas necessárias ao corpo humano. 


Ao tomar vitaminas, deve-se ter em mente que o excesso de uma ou outra vitamina pode trazer prejuízos, não benefícios. E às vezes até maior do que sua falta, até o mais grave, envenenamento. 


Os complexos de vitaminas são divididos em várias categorias:

universal

vitaminas para crianças

vitaminas para mulheres grávidas e lactantes

vitaminas para desportistas.


Sandra Bonfanti

Farmacêutica