COMO TER UMA BOA NOITE DE SONO?

Data: 18/05/2021

Como é difícil ter um dia produtivo depois de uma noite mal dormida. É um tal de vira para cá, vira para lá, ajeita o travesseiro, se cobre e descobre, muda de posição na cama e nada de dormir. No outro dia… fica complicado, não é? Irritado, mal humorado, tipo ‘tolerância zero’. Saiba mais aqui!

Vamos conhecer um pouco sobre o sono, a quantidade de sono diária suficiente e aspectos que envolvem esta atividade fisiológica fundamental para nossa restauração de energia e vigor.





O que é Sono? 

O sono é uma necessidade básica para a manutenção da vida. É um estado em que o organismo humano permanece temporariamente e parcialmente sem qualquer comunicação com os estressores do ambiente, reorganizando o ritmo circadiano e os ciclos rítmicos orgânicos.


Fique sabendo: o ser humano gasta um terço da sua vida dormindo. Ao contrário do que pensam, o sono não se configura como tempo gasto, mas como tempo adicionado de vida, necessário para o prolongamento da vida de uma pessoa e para a restauração orgânica e psíquica.





 E, O QUE É UM SONO SUFICIENTE?

Os seres humanos buscam se organizar e adaptar em um período composto por 24 diárias que obedece determinado ritmo, denominado de ritmo circadiano.

A configuração do ritmo circadiano dependerá das atividades executadas pelo indivíduo, como por exemplo, os horários e sistemas de trabalho por turnos, horários das refeições, alternância luz-obscuridade, temperatura entre outros (MORGENTHALER et al. (2007); BARION, (2011).

O ser humano necessita de uma quantidade mínima de seis horas diárias de sono com característica NREM (representa aproximadamente 75% do sono de uma pessoa e é considerado um sono fisiologicamente tranquilo, com baixa frequência cardíaca e respiratória), para que, minimamente, ocorram os benefícios fisiológicos e psicológicos proporcionados pelo sono.

As pessoas que apresentam redução diária de duas horas de sono, predomínio do sono de característica REM (muito semelhante à vigília, este sono representa 25% do total do sono de um indivíduo e é a fase em que ocorrem os sonhos), constantes despertar durante o sono NREM ou privação do sono realizado no período noturno, estão sujeitos distúrbios de caráter fisiológico e comportamental.

Ou seja, a qualidade do sono é relacionada ao período noturno por questões fisiológicas da natureza humana, e deve acontecer preferencialmente das 23:00h às 07:00h. O sono diurno se opõe a função fisiológica do corpo, e por mais que a pessoa o faça por um longo período diurno a qualidade não se compara ao sono noturno.





O QUE ACONTECE QUANDO O CICLO CIRCADIANO ESTÁ DESAJUSTADO?

Quando ocorre desajustes do ritmo circadiano devido estímulo exógeno, acarreta desarmonia circadiana, causando prejuízos no bem-estar geral e principalmente na qualidade do sono, como insônia.


Os fatores exógenos (horários de trabalho, lazer e atividades familiares (domésticas) que comprometem o ritmo circadiano do sono afetam especificamente a glândula pineal que participa na organização dos chamados relógios biológicos, atuando no ciclo ambiental dia/noite e na regulação dos ciclos de repouso e sono-vigília (MORGENTHALER et al. (2007) apud Pereira 2014)). 

A glândula pineal é responsável por transformar informação luminosa em produção de melatonina. 




O QUE É A MELATONINA?  

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo organismo pela glândula pineal. Sua produção é ativada quando não há estímulos luminosos, ou seja, ocorre somente à noite. 

Sabendo disso, na hora de dormir, é essencial evitar a luminosidade, estímulos sonoros, aromáticos que possam estimular o metabolismo através dos sentidos e diminuir a produção de melatonina.





QUAL É A FUNÇÃO DA MELATONINA?

A função da melatonina é de regular o sono, controla diversos ritmos fisiológicos no período da noite (tornar a digestão mais lenta, baixar a temperatura corporal, diminuir a pressão sanguínea e estimular o sistema imunológico) (SACK et al. (2007) apud Pereira (2014)). A melatonina é a peça chave no controle do relógio biológico e no alinhamento e ajustamento do ritmo circadiano.


É fundamental procurar uma avaliação médica se o problema com o sono persistir. Caso o médico observe que você pode se beneficiar da melatonina, o suplemento de melatonina pode ser uma alternativa e pode comprar formulações preparadas pelas farmácias de manipulação, desde que com receita médica.





ONDE COMPRAR A MELATONINA?

Na BIOFASE você encontra melatonina manipulada que pode ajudar a melhorar a qualidade do seu sono. A Melatonina é vendida somente com receita médica. Compre Melatonina aqui.

A Melatonina é um hormônio que sinaliza ao cérebro o momento para dormir. É produzido naturalmente: à noite a concentração aumenta, de manhã diminui. Se você está apresentando dificuldades para dormir, uma dose extra de suplemento de melatonina se torna útil, pois ela ajuda a encurtar o tempo que leva para adormecer e aumentar a quantidade geral do sono. 


Referência


OLIVEIRA, Jessie Thais Cruvinel de. Uso da internet, qualidade do sono e sonolência diurna em acadêmicos de fisioterapia em diferentes momentos da graduação (2020).


PEREIRA, Dante Luís. Qualidade do sono e qualidade de vida no trabalho em trabalhadores industriais de turnos fixos (2014).


Sandra Bonfanti

Farmacêutica