COMO TER UMA BOA NOITE DE SONO?

Data: 18/05/2021 | Ansiedade Antidepressivos

Como é difícil ter um dia produtivo depois de uma noite mal dormida. É um tal de vira para cá, vira para lá, ajeita o travesseiro, se cobre e descobre, muda de posição na cama e nada de dormir. No outro dia… fica complicado, não é? Irritado, mal humorado, tipo ‘tolerância zero’. Saiba mais aqui!

COMO TER UMA BOA NOITE DE SONO?

Vamos conhecer um pouco sobre o sono, a quantidade de sono diária suficiente e aspectos que envolvem esta atividade fisiológica fundamental para nossa restauração de energia e vigor.



O que é Sono? 

O sono é uma necessidade básica para a manutenção da vida. É um estado em que o organismo humano permanece temporariamente e parcialmente sem qualquer comunicação com os estressores do ambiente, reorganizando o ritmo circadiano e os ciclos rítmicos orgânicos.


Fique sabendo: o ser humano gasta um terço da sua vida dormindo. Ao contrário do que pensam, o sono não se configura como tempo gasto, mas como tempo adicionado de vida, necessário para o prolongamento da vida de uma pessoa e para a restauração orgânica e psíquica.



 E, O QUE É UM SONO SUFICIENTE?

Os seres humanos buscam se organizar e adaptar em um período composto por 24 diárias que obedece determinado ritmo, denominado de ritmo circadiano.

A configuração do ritmo circadiano dependerá das atividades executadas pelo indivíduo, como por exemplo, os horários e sistemas de trabalho por turnos, horários das refeições, alternância luz-obscuridade, temperatura entre outros (MORGENTHALER et al. (2007); BARION, (2011).

O ser humano necessita de uma quantidade mínima de seis horas diárias de sono com característica NREM (representa aproximadamente 75% do sono de uma pessoa e é considerado um sono fisiologicamente tranquilo, com baixa frequência cardíaca e respiratória), para que, minimamente, ocorram os benefícios fisiológicos e psicológicos proporcionados pelo sono.

As pessoas que apresentam redução diária de duas horas de sono, predomínio do sono de característica REM (muito semelhante à vigília, este sono representa 25% do total do sono de um indivíduo e é a fase em que ocorrem os sonhos), constantes despertar durante o sono NREM ou privação do sono realizado no período noturno, estão sujeitos distúrbios de caráter fisiológico e comportamental.

Ou seja, a qualidade do sono é relacionada ao período noturno por questões fisiológicas da natureza humana, e deve acontecer preferencialmente das 23:00h às 07:00h. O sono diurno se opõe a função fisiológica do corpo, e por mais que a pessoa o faça por um longo período diurno a qualidade não se compara ao sono noturno.



O QUE ACONTECE QUANDO O CICLO CIRCADIANO ESTÁ DESAJUSTADO?

Quando ocorre desajustes do ritmo circadiano devido estímulo exógeno, acarreta desarmonia circadiana, causando prejuízos no bem-estar geral e principalmente na qualidade do sono, como insônia.