COMO SE TORNAR MAIS ATIVO, MELHORAR DESEMPENHO EM ESPORTES?

Data: 13/01/2022 - Metabolismo - Massa Muscular - Emagrecimento - Energia

Quem já não apresentou ao acordar ou em algum momento do dia cansaço excessivo, sonolência, sem energia, irritado, com perda de rendimento? Nos últimos tempos estes sintomas estão mais evidentes, devido à vida que levamos e às adequações que tivemos que fazer. Alguns, conseguem motivação e criatividade para estarem ativos, buscando mudanças de hábitos alimentares e atividade física dentro de casa. Mas, não é a realidade da maioria.

COMO SE TORNAR MAIS ATIVO, MELHORAR DESEMPENHO EM ESPORTES?

Você sabia que uma boa noite de sono, alimentação saudável, hidratação e saúde mental impactam na energia e motivação para nosso desempenho diário para tarefas cotidianas e para aquelas que exigem muito mais como no desempenho em esportes.


São hábitos saudáveis como estes que fornecem energia de qualidade, promovendo um bom desempenho em esportes e performance nas atividades do dia a dia. Estas condições devem estar em pleno equilíbrio, ou seja o consumo que vem através da alimentação equilibrada e saudável e o gasto energético que acontece tanto para manutenção das funções vitais (dormir, respirar, andar, etc.) e atividades físicas. 



COMO SE TORNAR MAIS ATIVO? 


É fundamental ter orientação de uma nutricionista que auxiliará nos cuidados com um plano alimentar individualizado pré e pós-treino, visto que, cada pessoa tem necessidades calóricas e nutricionais específicas. 


De modo geral, algumas dicas podem beneficiar seu desempenho em esportes, tornando mais ativos.


Pré-treino

No período pré-treino a alimentação deve ser rica em carboidratos (arroz ou purê de batata) e com uma proteína (frango grelhado, ovo) de boa digestão. Evite comidas gordurosas. A ingestão deve acontecer de 40 a 60 minutos antes do treino. Dê preferência aos carboidratos de baixo a médio índice glicêmico (banana, pêra, morango, sucos de frutas; alguns pães, torradas). 


Pós-treino 

No período pós-treino, alimente-se logo após o exercício, para evitar perdas de massa magra. Você deve consumir carboidratos de alto índice glicêmico (pão branco, mel, batata, arroz) associados às fontes de proteína — carnes magras e queijos, por exemplo. 

Uma dica é verificar seu peso antes e depois do treino, além de consumir pelo menos 1 litro de água para cada quilo perdido durante a atividade.


VOCÊ SABIA QUE: 

A partir de 45 a 60 minutos de atividade física como corrida, a reserva de carboidrato vai diminuindo no organismo. Por isso, opte por carboidrato de absorção rápida. 


Recuperação é fundamental 

Outro aspecto fundamental pré e pós-treino é o repouso. O descanso e recuperação após o treino, são importantes na prevenção de lesões.

Você já percebeu esta relação entre estar mais ativo e o desempenho físico e esportivo? Para isso é muito importante hábitos de vida saudável, pois estes impactam diretamente na energia que você precisa para manter sua performance física e esportiva.




Alimentação equilibrada 

A alimentação é fundamental para manter uma boa saúde e ter melhor qualidade de vida. Assim, antes da atividade, é indicado o consumo de alimentos mais leves e que contenham grandes porcentagens de energia, e que seja absorvida lentamente. Exemplos de alimentos pré-treino: Banana, aveia, ovo e batata-doce. 

Alimentos pós-treino: consumo de carboidratos com alto índice glicêmico e com proteínas de rápida digestão são ótimas alternativas como: peito de frango, legumes, torradas e queijo branco, além da ingestão de muito líquido

Evite alimentos industrializados e calóricos substituindo por alimentos ricos em vitaminas. 


Evite ingestão de bebidas alcoólicas 

A bebida alcoólica em excesso, pode interferir no bom funcionamento das funções metabólicas e fisiológicas, o que impacta no desempenho.


Faça exercícios de forma progressiva 

A prática de exercícios e treinos deve iniciar de forma leve e aumentar a intensidade ou o ritmo conforme o tempo, para que os resultados apareçam progressivamente. 


Respeite os seus limites e os períodos de descanso 

É importante que o corpo tenha o repouso adequado, até mesmo, como estratégia de aumentar a energia para a prática de atividades e exercícios. Acompanhe a sua evolução e respeite a adaptação do seu corpo para atingir bons resultados.


Durma bem 

Seguindo as mesmas razões dos períodos de descanso e dos limites, respeitar as horas de sono que o seu corpo precisa para descansar é fundamental.


Hidrate-se

A água é extremamente importante para o bom funcionamento do organismo de forma geral. A hidratação é muito importante para o rendimento nos treinos e para a recuperação do corpo.




QUAIS OS SUPLEMENTOS AJUDAM A TORNAR MAIS ATIVO?


A suplementação de aminoácidos ajuda a tornar mais ativo e, eles podem aumentar a recuperação muscular, melhorar a resistência e construir massa muscular de forma mais eficiente quando tomados em combinação com outros aminoácidos, carboidratos ou proteína de soro de leite. 


Isso porque durante exercícios intensos ou prolongados, o corpo fica sem energia e começa a quebrar as proteínas musculares e converter seus aminoácidos essenciais em energia. Além disso, diminui a produção de proteína muscular. Essa perda líquida de proteína leva à fraqueza muscular e diminuição do desempenho nos exercícios. 


Desta forma, os aminoácidos essenciais são necessários para produzir proteína muscular e sua absorção é mais rápida quando comparados aqueles consumidos através dos alimentos.


ONDE COMPRAR? 


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A manipulação suplementação esportiva é uma excelente alternativa para quem deseja melhorar a performance na prática de esportes ou na academia. Esses produtos contribuem para manter a forma e a saúde, além de aumentar a energia e a força, contribuir para a formação de massa magra e até auxiliar no processo de emagrecimento.


Já o L-Glutamina é uma ótima solução para quem faz treinos intensivos, pois ele repõe a glutamina, promove o reforço muscular e aumenta a imunidade. Para os corredores, temos o Peak O2 para você ter mais fôlego e resistência, menos exaustão e garantir o aproveitamento máximo de oxigênio.


Em nosso e-commerce, há uma grande variedade de produtos que contribuem para o seu desempenho esportivo, como CartiMax-II, indicado para manter a saúde das articulações. Outra alternativa é o Citrus Aurantium, que potencializa a sua performance, além de contribuir para a perda de peso



Categoria - Esportes


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Sandra Bonfanti

Farmacêutica