Como queimar gordura abdominal? Os 6 melhores truques de acordo com a ciência

Data: 17/05/2021 - Emagrecimento

Você quer queimar aquela gordura abdominal desagradável que vem tentando remover há anos? Então experimente estes 6 truques, todos com base científica e muito simples de realizar sem muito esforço.

Perder gordura de forma localizada está provado ser impossível, mas existem certos truques para promover a perda de gordura abdominal e dizer adeus àquelas gordurinhas indesejadas. Experimente essas dicas para definir melhor seu abdômen e chegar ao verão de bem com sua barriguinha.


Em primeiro lugar, você deve saber que, para definir seu abdômen, você precisa ter um índice de gordura corporal muito baixo, fazer uma dieta adequada e fazer exercícios de força e cardio na academia ou em casa.



Os 6 melhores truques para queimar sua gordura abdominal



1- Ganhe músculo

Músculo é o oposto de gordura. O músculo ajuda a combater a gordura e o fígado a processar os ácidos graxos. E se você construir músculos na parte inferior do corpo, melhor ainda, pois você dará ao seu corpo mais equilíbrio e alcançará um metabolismo mais saudável.


Portanto, aposte em exercícios de força e, além de ganhar músculos, você vai queimar gordura, também no abdômen. Um estudo da Universidade de Harvard descobriu que homens que treinaram com pesos por no mínimo 20 minutos por dia perderam mais gordura abdominal do que aqueles que fizeram 20 minutos de cardio. Agachamentos,, pull-ups ... e cardio, essa é a fórmula perfeita.



2- Encontre uma dieta adequada para o seu estilo de vida

Uma barriga flácida se deve tanto ao que está acontecendo em sua cabeça quanto em seus intestinos. Se controlar o apetite na cabeça e conseguir manter um estilo de vida saudável graças a uma boa alimentação, será mais fácil queimar a gordura abdominal. Além disso, existe uma parte genética e evolutiva do ser humano, que vem de nossos ancestrais; não tendo garantia de alimentação quando eram caçadores, seu corpo se acostumou a armazenar gordura como medida de proteção.


"A maioria das pessoas com sobrepeso não ganha mais do que 3 quilos por ano, mas é claro, se você adicionar isso ano após ano, faça as contas ...", diz Michael Schwartz, codiretor do Instituto de Diabetes da Universidade da Washington.


O jejum intermitente de 16 horas ajuda a consumir menos calorias, por exemplo, restaura o nosso metabolismo e acostuma o corpo a controlar a sensação de fome.



3- Cuide do seu microbioma

A microbiota intestinal faz parte do ser humano desde o nascimento e afeta o funcionamento de todo o organismo. Ele consiste em uma ampla variedade de bactérias, vírus, fungos e outros animais unicelulares que vivem no corpo. O microbioma é o nome dado a todos os genes dentro dessas células microbianas.


E uma microbiota saudável deve ser como uma floresta tropical, com muitos 'micróbios' em nosso intestino. "Esses micróbios são como uma fábrica que produz milhares de compostos, bons e ruins", diz Dan Knights, professor do Instituto de Biotecnologia da Universidade de Minnesota.


Para restaurar e cuidar do seu intestino, coma muitas verduras, frutas, legumes e, enfim, muita fibra. Um estudo recente mostrou que um aumento de 10 gramas na ingestão diária de fibras resultou em uma queda de 3,7% na gordura visceral.



4- Minimize o seu estresse

Gerenciar o estresse é importante para reduzir a pressão arterial e manter um sistema imunológico saudável. E o estresse de longo prazo aumenta a quantidade de glicocorticoides, hormônios que aumentam a fome, de acordo com um estudo de 2014 publicado na Frontiers in Psychology. Mais estresse significa mais fome e, a longo prazo, mais gordura na barriga.


Portanto, aprenda a relaxar e relativizar as coisas; pratique a respiração profunda, por exemplo. O Dr. Andrew Weil, fundador e diretor do Arizona Center for Integrative Medicine, recomenda tentar o exercício de respiração 4-7-8: feche a boca e respire pelo nariz e conte até 4; em seguida, prenda a respiração por 7 segundos e expire bem devagar contando até 8. Repita esse processo 4 vezes e você nos dirá ...



5- Mude sua gordura

Nem toda gordura corporal é prejudicial. A gordura visceral é a gordura branca, um tipo associado a um metabolismo prejudicial à saúde. Mas a gordura marrom queima calorias e ajuda o corpo a gerar calor. “Não temos muita gordura marrom e a perdemos com a idade”, diz o Dr. Cohen. E à medida que engordamos, a gordura branca ganha espaço sobre a marrom.


Os pesquisadores também descobriram um terceiro tipo de gordura, bege, que pode ser ativada para queimar a gordura branca e transformá-la em marrom.



6- Reduza seus desejos

Controlar os desejos e a fome é difícil para quem está decidido a perder peso. Portanto, elimine da sua dieta as calorias vazias de produtos como biscoitos, salgadinhos ou refrigerantes e aposte em comer mais vegetais, frutas e proteínas. Guarde os desejos para a sua refeição de trapaça semanal, por exemplo.


Vários estudos afirmam que comer muita proteína ajuda a controlar nossos desejos e nos causa uma sensação de satisfação. E a fibra sacia, o que reduz nossa sensação de fome.



Os melhores exercícios para queimar gordura abdominal

Supondo que a melhor combinação para queimar gordura seja o treinamento de força com algum cardio e uma dieta adequada, se você está procurando exercícios abdominais, estes três são essenciais para o seu tanquinho:



1-Prancha isométrica

Nosso exercício favorito devido ao seu baixo risco de lesões nas costas e a ativação que causa em toda a nossa parede abdominal. Você não precisa aguentar um ou dois minutos, o que importa é que, quando você faz isso, seus abdominais ficam tensos do início ao fim. Conjuntos de 30 a 45 segundos é o ideal.



2- Roda abdominal

Outro básico, desta vez para hipertrofiar bem os músculos abdominais. Dica: não tenha pressa em subir ou descer com a roda, e diminua ao máximo cada repetição sem arquear as costas. Conjuntos de 10 a 12 repetições, máximo 20.



3- Abdominal inferior

Deitados de costas, com as mãos apoiadas no chão, levantando e abaixando as pernas sem tocar o chão, ficamos mais ou menos separados um do outro. Conjuntos de 10 a 12 repetições também.


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