COMO MELHORAR O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Data: 08/04/2021 - Imunidade

Você sabia que o sistema imunológico enfraquecido afeta órgãos específicos do corpo humano, o que pode comprometer sua saúde em geral? A queda de defesa imunológica pode estar associada a diferentes eventos estressantes. Estes eventos podem ser de origem psicológica, emocional, orgânica e física, gerando prejuízos no sistema imunológico.

COMO MELHORAR O SISTEMA IMUNOLÓGICO

O nosso sistema imunológico é formado por uma rede de células e moléculas espalhadas por todo o organismo, reconhecendo determinadas estruturas moleculares ou antígenos e na produção de anticorpos, oferecendo uma resposta eficaz diante destes estímulos, destruindo ou inativando.

 

Podemos dizer que o sistema imunológico é um sistema eficaz de defesa contra microrganismos que penetram no organismo ou contra a transformação maligna de células (contra o desenvolvimento de infecções e tumores).

 

Contudo, o ser humano desenvolve mecanismos de defesa complexos, como a capacidade de ao longo do tempo se adaptar para reconhecer de forma eficiente agentes patogênicos, conhecida como resposta imune adquirida.

 

Porém, são vários os fatores capazes de modificar o comportamento do sistema imunológico, como a idade, os fatores genéticos, metabólicos, ambientais, anatômicos, fisiológicos, nutricionais e microbiológicos.

 

O envelhecimento provoca modificações estruturais e funcionais no sistema imunológico. Mas, os fatores genéticos são importantes na eficácia da resposta imunológica e estão relacionados em determinados níveis de suscetibilidade a certas infecções na população.

 

Os fatores nutricionais também estão relacionados com reduções da capacidade imunológica. Os déficits dietéticos específicos de minerais, aminoácidos e vitaminas do complexo B, podem causar efeitos prejudiciais no desenvolvimento da imunidade. A deficiência de ferro está associada a um aumento da prevalência de infecções, e o déficit de zinco e magnésio estão relacionados com quedas de imunidade.

 

Outro aspecto importante que deve ser mencionado para fortalecer o sistema imune e fazê-lo responder contra os microrganismos invasores é por meio da vacinação, principalmente quando criança, para estimular a produção de anticorpos e evitar desenvolver doenças.

 


Como melhorar o sistema imunológico?

O que fazer para melhorar o sistema imunológico, contribuindo para seu funcionamento adequado e, assim nos proteja de doenças como: alergias, asma, gripes, herpes, entre outras. Veja as dicas abaixo:

 


Exercícios físicos regulares

O exercício físico induz alterações temporárias no sistema imunológico, as quais dependem da intensidade, da duração e do tipo de exercício e que determinam as mudanças ocorridas sobre o sistema imune durante e após o exercício físico.

 

O exercício físico está associado às variações do comportamento fisiológico, psicológico e do sistema neuroendócrino. Assim, a prática desportiva regular produz diversos benefícios para a saúde, entre eles, melhorar os mecanismos de defesa do organismo.

 


Alimentação saudável