COMO MELHORAR A SAÚDE DOS RINS?

Data: 28/09/2021 - Saúde - Diuréticos

Vamos falar sobre a saúde dos rins. O que você conhece sobre os rins? Sabe qual sua função? E, quando os rins falham no seu funcionamento? O que pode acontecer no nosso corpo? Como manter a saúde dos nossos rins?

COMO MELHORAR A SAÚDE DOS RINS?

Você sabia que os rins – porque temos dois, são um par de estruturas vermelho-acastanhadas em formato de feijão, localizadas na parede posterior do abdome, desde a décima segunda vértebra torácica até a terceira vértebra lombar no adulto (atrás das últimas costelas) e, pesa aproximadamente 113 a 170 g e tem 10 a 12 cm de comprimento.


Externamente, os rins são bem protegidos pelas costelas e pelos músculos do abdome e das costas, enquanto que internamente, os depósitos de gordura circundam cada rim, fornecendo a proteção contra os impactos.


Os rins são responsáveis por funções vitais no organismo. E, quando esses órgãos vitais falham, problemas podem se manifestar através de sintomas que muitas vezes negligenciamos. 


Ou seja, o rim é um órgão de grande importância, qualquer alteração presente na fisiologia renal pode comprometer a sua função, levando a várias complicações, dentre elas a insuficiência renal.


Estima-se que 10% da população tenha algum grau de doença renal. O número chega a duplicar em pessoas entre 65 e 75 anos. 


Por isso, devemos saber como melhorar a saúde dos rins, para manter este órgão vital em pleno funcionamento, garantindo nossa saúde e qualidade de vida.



QUAIS AS FUNÇÕES DOS RINS? 


★ Eliminar as toxinas ou dejetos resultantes do metabolismo corporal: uréia, creatinina, ácido úrico, etc.;

★ Manter um constante equilíbrio hídrico do organismo, eliminando o excesso de água, sais e eletrólitos, evitando, assim, o aparecimento de edemas (inchaços) e aumento da pressão arterial;

★ Atuar como órgãos produtores de hormônios: eritropoietina, que participa na formação de glóbulos vermelhos; a vitamina D, que ajuda a absorver o cálcio para fortalecer os ossos; e a renina, que intervém na regulação de pressão arterial. 


FIQUE ATENTO!! A doença renal pode ser silenciosa, mas há casos em que o indivíduo sente alguns sintomas.



QUAIS OS PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS DE PROBLEMAS NOS RINS? 


Os sinais e sintomas mais conhecidos são:


➔ Hipertensão arterial;

➔ Urina com sangue, urina com espuma (presença de proteínas na urina), eliminação de urina muito clara (como água);

➔ Edemas;

➔ Anemia (palidez, cansaço, dor no peito e sonolência).


Em casos mais avançados, pode ser observado: perda do apetite, náuseas, vômitos, cãibras, prurido (coceira), perda de memória, falta de concentração, tremores, insônia ou sonolência.



O QUE FAZER NA PRESENÇA DE ALGUM SINTOMA? 


Procurar um nefrologista para avaliação e indicação do melhor tratamento. Pois, para avaliar a função dos rins é necessário fazer alguns exames de sangue e o exame de urina. 



COMO MELHORAR A SAÚDE DOS RINS? 


Alguns hábitos saudáveis podem impactar na saúde dos seus rins.


➔ Diminua o consumo de sal nos alimentos. O máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia.

➔ Hidrate-se (Beba água ao longo do dia). Os rins chegam a ter mais de 80% de água, ele depende dessa quantidade de água para que seu funcionamento ocorra de forma regular;