COMO MELHORAR A SAÚDE DOS RINS?
Você sabia que os rins – porque temos dois, são um par de estruturas vermelho-acastanhadas em formato de feijão, localizadas na parede posterior do abdome, desde a décima segunda vértebra torácica até a terceira vértebra lombar no adulto (atrás das últimas costelas) e, pesa aproximadamente 113 a 170 g e tem 10 a 12 cm de comprimento.
Externamente, os rins são bem protegidos pelas costelas e pelos músculos do abdome e das costas, enquanto que internamente, os depósitos de gordura circundam cada rim, fornecendo a proteção contra os impactos.
Os rins são responsáveis por funções vitais no organismo. E, quando esses órgãos vitais falham, problemas podem se manifestar através de sintomas que muitas vezes negligenciamos.
Ou seja, o rim é um órgão de grande importância, qualquer alteração presente na fisiologia renal pode comprometer a sua função, levando a várias complicações, dentre elas a insuficiência renal.
Estima-se que 10% da população tenha algum grau de doença renal. O número chega a duplicar em pessoas entre 65 e 75 anos.
Por isso, devemos saber como melhorar a saúde dos rins, para manter este órgão vital em pleno funcionamento, garantindo nossa saúde e qualidade de vida.
QUAIS AS FUNÇÕES DOS RINS?
★ Eliminar as toxinas ou dejetos resultantes do metabolismo corporal: uréia, creatinina, ácido úrico, etc.;
★ Manter um constante equilíbrio hídrico do organismo, eliminando o excesso de água, sais e eletrólitos, evitando, assim, o aparecimento de edemas (inchaços) e aumento da pressão arterial;
★ Atuar como órgãos produtores de hormônios: eritropoietina, que participa na formação de glóbulos vermelhos; a vitamina D, que ajuda a absorver o cálcio para fortalecer os ossos; e a renina, que intervém na regulação de pressão arterial.
FIQUE ATENTO!! A doença renal pode ser silenciosa, mas há casos em que o indivíduo sente alguns sintomas.
QUAIS OS PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS DE PROBLEMAS NOS RINS?
Os sinais e sintomas mais conhecidos são:
➔ Hipertensão arterial;
➔ Urina com sangue, urina com espuma (presença de proteínas na urina), eliminação de urina muito clara (como água);
➔ Edemas;
➔ Anemia (palidez, cansaço, dor no peito e sonolência).
Em casos mais avançados, pode ser observado: perda do apetite, náuseas, vômitos, cãibras, prurido (coceira), perda de memória, falta de concentração, tremores, insônia ou sonolência.
O QUE FAZER NA PRESENÇA DE ALGUM SINTOMA?
Procurar um nefrologista para avaliação e indicação do melhor tratamento. Pois, para avaliar a função dos rins é necessário fazer alguns exames de sangue e o exame de urina.
COMO MELHORAR A SAÚDE DOS RINS?
Alguns hábitos saudáveis podem impactar na saúde dos seus rins.
➔ Diminua o consumo de sal nos alimentos. O máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia.
➔ Hidrate-se (Beba água ao longo do dia). Os rins chegam a ter mais de 80% de água, ele depende dessa quantidade de água para que seu funcionamento ocorra de forma regular;
➔ Alimentação saudável - evite consumir alimentos congelados ou industrializados, que são ricos em sódio e açúcares, e sempre adicione frutas e vegetais.
➔ Pratique exercícios físicos com regularidade.
➔ Evite fumar e consumir bebida alcoólica em excesso.
➔ Mantenha um peso adequado.
➔ Faça controle da sua pressão arterial e diabetes – essas doenças podem causar sérias complicações renais e são fatores de risco para o desenvolvimento da Doença Renal Crônica (DRC) e outros danos permanentes nos rins.
➔ Evite automedicação. Remédios só com a indicação do médico (especialmente anti-inflamatórios, analgésicos e antiácidos, pode prejudicar o funcionamento dos rins, pois substâncias presentes na sua composição podem diminuir a função de filtração).
➔ Conheça o histórico de doenças renais na sua família – se existem casos de doença renal na família pode correr mais risco de desenvolver problemas nos rins.
Você sabe a quantidade ideal de água que você precisa tomar por dia?
Então, vamos ao cálculo. A quantidade de água por dia para um adulto saudável é calculada, multiplicando cerca de 35 ml de água por quilo de peso. Calcule seu peso X 35.
O resultado é de quantos ml de água você precisa por dia. Vamos lá...cuidar dos nossos rins e prolongar nossa vida com muita energia, saúde e bem-estar.
Faça seu check-up anualmente para saber como está sua saúde e viva bem.
Acesse o site da BIOFASE e conheça os produtos diuréticos naturais manipulados
Sandra Bonfanti - Farmacêutica
-
Alcachofra 250mg - 60 Cápsulas
A alcachofra é uma flor exótica e comestível, a parte usada da planta são as suas folhas em forma de capsulas. Tem como benefícios a redução das afecções hepatobiliares.
-
Kit Actigym 5% + Morosil 500mg - Emagrecedores
Kit Actigym 5% loção corporal e Morosil 500mg, combinação perfeita para reduzir medidas, melhorar o tônus muscular e redefinir a silhueta.
-
Chlorella 500mg - 60 Cápsulas
A Chlorella possui 8 aminoa?cidos essenciais: isoleucina, lisina, fenilalanina, metionina, treonina, triptofano, valina, histidina.
-
Chá Verde 150mg + Alcachofra 300mg - 90 Cápsulas
Chá verde e alcachofra juntos formam um completo desintoxicante que aumenta o metabolismo e auxilia na perda de peso.